Aqui é o lugar certo para você encontrar todas as informações sobre cultura de Itapetininga e Região. São agendas de shows, teatro e cinema, além de apresentações com grupos locais de música e dança. Confira:
O espetáculo traz canções que marcaram época do cenário da música de raiz, repaginadas em arranjos modernos. Durante a apresentação, a plateia poderá apreciar músicas como “Chalana“, “Triste Berrante”, “Lamento Sertanejo”, “Cuitelinho”, “Cio da Terra”, “A Saudade Mata a Gente” e “Índia”.
Confira o cronograma de apresentações:
3 e 4 de novembro
Praça da Vila Belo Horizonte
Dia 3: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 4: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
=====================================
10 e 11 de Novembro
CESIM - Centro Social Irmã Madalena - Taboãozinho
Dia 10: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 11: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
=======================================
17 e 18 de Novembro
Escola Municipal Profa. Selma Neli Pranches de Oliveira. Bairro: Bela Vista
Dia 17: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 18: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
========================================
24 e 25 de Novembro
CEC Juliana Maria Casagrande vl Sonia – Futura Escola Circo/Associação Criança Sorriso
Dia 24 UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 25: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
--------------------------------------------
'Semana de Música de Câmara' começa em Tatuí,
Além das apresentações dos alunos, o evento terá ainda concertos com grupos profissionais. Na terça-feira (25), às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, o Conservatório receberá o grupo convidado Quarteto Sorocaba. O grupo é formado músicos sorocabanos que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí.
Já na sexta-feira (28), às 20h30, os convidados são Rafaele Trevisane e o Quarteto de Cordas de Praga. O grupo europeu, formado pelo flautista Rafaele Trevisane, o violinista Martin Kos, o violista Karel Untermuller e o violoncelista David Habelik, irá executar as obras "Quarteto Ré Maior Op. 208" e "Quarteto Fá Maior, Op. 370", de Wolfgang Mozart, "Quarteto nº4 Ré Maior", de Gioachino Rossini, e "Quarteto Lá Menor", de Saverio Mercadante.
A Orquestra de Performance Histórica da USP também fará uma participação especial na III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, no dia 29 de setembro, às 20h30, no teatro. Sob a direção artística de Judy Tarling, o grupo executará "Welcome, welcome ye every guest", de John Blow, "Suíte ‘The Tempest", de Matthew Lock, "Fairest Isle" e "Chacony em sol menor", de Henry Purcell, "Sonata II em Sol Menor", de Georg Muffat, e "Concerto Grosso Op. 6/1", de George Frederic Händel.
Além da programação especial de concertos, haverá também a palestra da professora Margarida Tamaki Fukuda, no dia 28 de setembro, às 12h30, no Salão Villa-Lobos. Após a palestra haverá uma masterclass sobre o estudo de fraseados musicais em repertório camerístico. O conteúdo é baseado no método Denken und spielen (pensado e tocado) desenvolvido pelo pianista alemão Jürgen Uhde em parceria com a filósofa Renate Wieland.
Programação
Do dia 24 a 30 de setembro, a partir das 9h, no Salão Villa-Lobos, iniciam-se as apresentações dos alunos do Conservatório de Tatuí. No Teatro Procópio Ferreira, no dia 24, às 20h30, será o concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. No dia 26, às 19h, o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí fará concerto e, às 20h30, será a vez da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí se apresentar. No dia 27, às 20h30, assumirá o palco a Camerata Jovem e Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí. Às 14h do dia 28, será a vez do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí. Dia 30, às 11h, o Coral Infantil e Jovem da instituição fazem concerto e, às 18h, será a Orquestra Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí.
A retirada de ingressos deve ser feita na bilheteria do Conservatório das 18h às 19h, de terça a sexta. Nos dias de eventos, das 18h às 21h. (TT)
-------------------------------------------------------------------
Projeto Sustentável de universitário de Itapetininga está na Rio+20
A partir desta segunda-feira (18) Tatuí (SP), conhecida como a capital nacional da música, receberá a II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto. O encontro é promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, instituição ligado ao Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.
O evento segue até o próximo domingo (24) com apresentações no Teatro Procópio Ferreira e no Salão Villa-Lobos. Ao todo 150 grupos formados por alunos da instituição participam do evento, além de artistas convidados, reunindo aproximadamente mais de 600 estudantes de música.
Este é o quarto ano seguido que as provas dos alunos das disciplinas de música de câmara e prática de conjunto transformam-se em apresentações, sempre com entrada franca. Uma das novidades para esta edição é a realização da palestra “Noções de Interpretação do Barroco na Flauta Doce”, com a coordenadora da área de performance histórica do Conservatório de Tatuí, Débora Ribeiro.
Programação artística
A edição 2012 da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá três concertos especiais: no dia 21, com o Quinteto Sopro Novo da Yamaha, no dia 22, quando a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí receberá o maestro Gregory Fritze e no dia 24, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí executando a 9ª Sinfonia de Beethoven. Todos esses concertos serão às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com os ingressos a R$ 10 e R$ 5 meia entrada.
A Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto começa no dia 18, às 9h, no Salão Villa-Lobos, com diversas atrações musicais até às 18h. Essa programação se repetirá até o dia 24 de junho, sempre com entrada franca. No Salão Villa-Lobos, no mesmo dia, haverá o recital do Sax Brasil. Às 19h, do dia 18, no Teatro Procópio Ferreira, acontece o concerto do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. Às 20h30, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.
Dia 19, às 20h, a Camerata Juvenil e Jovem do Conservatório de Tatuí se apresenta no Teatro Procópio Ferreira. Às 21h, entra no palco o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí. Dia 20, às 20h30, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí faz o único concerto no Teatro Procópio Ferreira.
Dia 22, às 14h, no Teatro Procópio Ferreira, será a apresentação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí e dia 23, às 10h30, a da Orquestra Infantil e Infanto Juvenil do Conservatório de Tatuí. No último dia da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá, além do concerto da Orquestra Sinfônica, acontece o concerto do Coro Infantil e Grupo de Performance Jovem do Conservatório de Tatuí, às 11h, do dia 24.
----------------------------------------------------------------
Itapevense deixa Flamenco com sotaque brasileiro
É como se um espanhol fosse virtuose do samba no Brasil; só que ao contrário. Fernando De La Rua, brasileiro, natural de Itapeva e há 12 anos radicado em Madrid, é referência do violão flamenco. O diferencial é que mescla harmonia de elementos musicais brasileiros com gêneros flamencos. E o resultado do trabalho e da pesquisa de mais de 20 anos do músico, o álbum "Nuances" (com oito composições próprias), será lançado no próximo domingo, dia 27, às 20h na Sala Tablado Flamenco, que também inaugura um novo espaço para shows e apresentações da cultura espanhola. No show que realizará em Sorocaba, De La Rua será acompanhado pela dança da bailarina de flamenco Yara Castro, que ministrará, durante a tarde do domingo, workshops de dança flamenca.
"Nuances" foi gravado na Espanha e no Brasil e traz exatamente a vivência do artista brasileiro em meio às diferenças e semelhanças desses dois povos. Ainda há vagas para o workshop e ingressos para o show.
"Tento colocar elementos brasileiros, trabalho harmonia brasileira, dentro desses gêneros flamencos. Mas foi algo que provei bastante, vivenciei nesses anos de estrada. Acredito que no disco é possível sentir isso de forma bem clara e natural", explica o músico, que desde a infância transita entre as culturas dos dois países. Filho de um espanhol que veio para o Brasil ainda jovem, De La Rua conta que mesmo vivendo entre esses dois mundos, foi apenas na juventude que começou a se interessar pela cultura e linguagem flamenca. "Comecei a entender o que é a cultura espanhola e me interessou a linguagem flamenca. Foi aí que comecei a pesquisa. Foi em 1988 que me defini no mundo flamenco", conta ele. Mas a paixão pela cultura espanhola em nenhum momento superou as referências culturais da sua própria nacionalidade. Mesmo seu trabalho tendo como foco específico o violão flamenco. "Desenvolvi uma linguagem musical flamenca com muito caráter brasileiro. Meu trabalho é flamenco, minha atitude é flamenco, mas antes toquei música brasileira, então a fusão é natural, é o encontro dessas linguagens", defende ele.
Gravou com grandes nomes Antes da decisão de mudar para a Espanha, com a intenção de vivenciar melhor a língua e a cultura, De La Rua morava e trabalhava em São Paulo. Neste tempo, participou em gravações com importantes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, a dupla Chitãozinho e Xororó, Edson Cordeiro, Fábio Jr., entre outros. No flamenco, compôs temas para montagens coreográficas e, já na Espanha, atua nos famosos "tablados", junto a renomados bailarinos da arte da dança espanhola.
Pelo trabalho, De La Rua já foi premiado como melhor música para dança no "Certámen de Coreografía, Danza Española y Flamenco" em 2004, no Teatro Albeniz, em Madrid. Também foi eleito, em 2011, "Autor Revelación" pela "Academia de La Música" de Madrid. A decisão de mudar-se de vez para Espanha, conta ele, foi acertada. Entre os anos de 1991 e 2000, ele e a mulher viajavam anualmente para o País, a fim de realizarem cursos. "Hoje, a Yara dá aulas numa escola de danças em Madrid e eu toco em vários tablados típicos de Madrid, dentro desse circuito e também de forma independente, com meu trabalho solo", conta ele sobre a vida na Espanha. Serviço Os ingressos para o show do CD "Nuances" custam R$ 20 e já estão à venda na nova sede da Sala Tablado Flamenco, que fica na rua Mário Campolim, 699/701, Campolim. A secretaria da escola funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. No local também é possível realizar as inscrições para os workshops de Yara Castro, voltados a iniciantes e alunos de nível avançado que já iniciaram no aprendizado na dança flamenca (das 14h às 15h - iniciantes - R$ 100; das 15h às 16h30 - intermediário - R$ 120; das 16h30 às 18h - avançado -R$ 120). Mais informações podem ser obtidas no site www.salatabladoflamenco.com.br ou pelos telefones (15) 4141-1838 / 9788-8898.
------------------------------------------------------------------------------
Itapetininga sedia Seminário Regional do Sistema Nacional de Cultura
A Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Itapetininga, realiza nesta quinta-feira, 3 de maio, às 15h, o Primeiro Seminário Regional do Sistema Nacional na região de Itapetininga.
O SNC (Sistema Nacional de Cultura) é um dos projetos mais importantes do Ministério da Cultura e seu avanço é também o avanço da cultura nacional. A criação do Sistema Nacional de Cultura permite uma estrutura que integre, articule e organize a gestão cultural, aproximando as três esferas de governo e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de estado, ou seja, que não seja afetada nas trocas de governo.
Entre as cidades convidadas para participarem do evento estão: Alambari, Angatuba, Sarapuí, Quadra, Tatuí, Capela do Alto, Pilar do Sul, Paranapanema, São Miguel Arcanjo, Campina do M. Alegre, Capão Bonito, Porangaba, Guarei, Buri, Cesário Lange, Pereiras, Laranjal Paulista, Itapetininga, Sorocaba, Araçoiaba, Piedade, Votorantim, Iperó, Boituva, Alumínio, Cerquilho, Porto Feliz.
O Seminário acontecerá no Teatro do SESI, localizado a Avenida Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco,em Itapetininga. Maiores informações no site: www.itapetininga.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------------------
Sorocaba integra circuito da Virada Cultural Paulista 2012
Confira aaixo a agenda completa:
Dia 19
20h - Renato Borghetti (música)
Ginásio do Objetivo Portal da Colina (Rua Romeu do Nascimento, 777 - Portal da Colina
Palco externo do Parque das Águas (Av. Dom Aguirre, Jd. Abaeté)
Dia 2018h30 | DJ Zé do Rock
19h30 | banda Vivendo do Ócio
20h30 | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
21h | banda Maria Madame
22h | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
22h30 | bandaFarufyno
23h30 | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
0h | Moraes Moreira
15h | Batuntã - percussão e metais
16h | Cia. Circa Intervenção - Infantil
16h30 | banda Autoramas
17h30 | Cia. Circa Intervenção - Infantil
18h | Móveis Coloniais de Acaju
Palco interno - Teatro Municipal
Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, s/n - Alto da Boa Vista
18h | abertura oficial
18h30 | Cristian Duarte (dança)
19h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
20h30| Felipe Absalão (stand-up)
21h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
22h30| Passoca - Marco Antonio Vilalba, Thomas Howard e Renato Anesi (música)
23h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
0h30| Cibelle - part. Especial de Arto Lindsay (música)
2h| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
2h30| Ângela Dip (stand Up)
10h30| Circo Caramba - Caramba Quanta Bobagem (teatro infantil)
13h| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
13h30| Saltimbembe Mambembancos (intervenção circense)
14h30| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
15h| Carlinhos Vergueiro (música)
16h| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
16h30 | Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Calendário da Campanha Fique Sabendo:
DATA
|
HORÁRIO
|
LOCAL
|
29/11
|
08h às 16h
|
Praça Peixoto Gomide
|
30/11
|
09h às 13h
|
CESIN Taboãozinho
|
01/12
|
14h às 16h
|
Vigilância Epidemiológica (Embelleze)
|
01/12
|
17:30 às 21:30
|
CEC Vila Sônia
|
02/12
|
18h às 20h
|
P.A. Rio Branco
|
03/12
|
18h às 21h
|
Em frente à Rodoviária
|
04/12
|
18h às 21h
|
Em frente ao Fórum Velho
|
05/12
|
18h às 21h
|
Em frente Escola Maria de Lourdes
|
---------------------------------------------------------------------------------------
Beatles, Elvis e o Rei do Baião estarão em Tatuí
O espetáculo traz canções que marcaram época do cenário da música de raiz, repaginadas em arranjos modernos. Durante a apresentação, a plateia poderá apreciar músicas como “Chalana“, “Triste Berrante”, “Lamento Sertanejo”, “Cuitelinho”, “Cio da Terra”, “A Saudade Mata a Gente” e “Índia”.
De acordo com o programa, o formato da apresentação prevê a participação do público. Toninho Nascimento já excursionou em cinco turnês pela Suíça, França e Itália. O artista multiplataforma também assinou contrato com a prestigiada gravadora TCB Music e teve seu trabalho lançado em mais de 22 países.
“Cantarolando” tem duração de 90 minutos e participação de Evaldo Correa Andrade (bateria e percussão), Phelippe Costa (guitarra e viola) e Luiz Fernando Pimenta Nogueira (saxofone e flauta). Nascimento faz voz e violão.
A música erudita dá sequência às apresentações no dia 18 com “Bravoz – Os Tenores do Brasil”. O espetáculo “celebra e reafirma o fato de haver no Brasil um grupo de tenores de nível internacional, mas que nem por isso se esquece de suas raízes brasileiras”, cita-se no material de divulgação da apresentação.
Com classificação livre, “Bravoz” leva ao público a “rica produção musical que costuma ficar restrita aos teatros”. A proposta é que a apresentação seja realizada com “roupagem diferente”, sendo acessível “fora do seu habitat”. “De forma inusitada, (o recital) mostra que o povo aprecia a qualidade e consegue absorver a ópera de maneira fluente e natural”, destaca o texto de divulgação.
A apresentação de ópera reúne os tenores Ângelo Varella, Thiago Neves e Rafael Arkanjo. Eles serão acompanhados ao piano por Oscar Aldama (Paraguai). O espetáculo “Bravoz” tem 60 minutos de duração e direção de A. Varella.
“Elvis Persley em Novas Versões” é o nome do espetáculo agendado para o dia 19 deste mês e que convida o público a imaginar o ídolo do rock&roll de volta aos palcos. A apresentação musical retrata os diversos momentos – e os mais marcantes – da carreira do ídolo mundial, nascido em 1935 e falecido em 1977.
Tendo 90 minutos de duração, o show ficará a cargo da Elvis Rock Band. O grupo é formado por Rodrigo Alves Emke (voz), Rafael Augusto Tavares (guitarra), Adriano Alves Carneiro (bateria), Paulo José da Rocha Carandina (saxofone), Benedito Luis Fugagnolli (contrabaixo) e Tiago Luis Girotto (trombone).
A proposta do show é reviver os grandes hits do “Rei do Rock”, ao som dos clássicos do gênero em novas versões. A Elvis Rock Band obteve destaque no interior de São Paulo, principalmente, pela “forma irreverente de criar situações inusitadas e improvisações que resultam em execuções impagáveis de Wando, Sidney Magal e Roberto Carlos, todas ao estilo Elvis”.
O Sesi recebe, no dia 23, repertório de MPB (música popular brasileira), com apresentação do compositor e intérprete Dani Black. Ele executará canções autorais do primeiro álbum, homônimo, lançado em 2011. Também mostrará ao público obras inéditas de seu segundo trabalho, em fase de produção.
Dani Black também interpreta canções de Chico Buarque, Marina Lima, Chico César e de outros nomes consagrados que são referências em seu trabalho musical. O artista tem marcado presença em ações que resultam em inovação e qualidade e que “enaltecem a nova safra da música brasileira”.
Considerado exímio violonista e guitarrista, Dani Black é apontado como dono de uma sonoridade personalista e única. No show, ele é acompanhado no acordeom por Adriano Magoo. O espetáculo homônimo tem 70 minutos de duração.
No dia 24 deste mês, o Sesi de Tatuí receberá o show “45 Anos de Abbey Road”. A cargo da banda Rubber Soul Beatles, o espetáculo é uma “celebração ao lançamento, em 1969, do álbum ‘Abbey Road’, dos Beatles”. O trabalho é considerado pela crítica e público como um dos maiores de todos os tempos.
Durante a apresentação, a Rubber Soul Beatles recria o clima britânico dos chamados “four fabulous” (os quatro fabulosos, na tradução para o português). A sonoridade completa o “revival”, com utilização de “samplers”, instrumentos, figurinos, cenários, entre outros recursos musicais e cênicos.
Todos os detalhes são observados de modo a reproduzir a magia do álbum singular. Da mesma maneira, o show visa a oferecer uma sensação de reviver o passado.
Formada em 2005, em Campinas, a Rubber Soul Beatles iniciou suas atividades com o intuito de não ser simplesmente mais um “cover”. Por meio de um trabalho intenso, o grupo criou um espetáculo musical que conta toda a carreira dos Beatles, um dos maiores fenômenos musicais do mundo.
Com apresentações em todo o Brasil, a banda conta com currículo respeitável, tendo sido convidada para se apresentar na “Beatle Week”, em Liverpool.
A banda é formada por Newton Junior (John Lennon) e Gustavo Gazana (George Harrison), ambos na guitarra; Maurício Gomes (Paul McCartney), no contrabaixo; e Angelo Giacomini (Ringo Starr), na bateria. Também trabalham no show: Ralf Marasca, Henrique Bortolotti, Elis Romualdo e Leandro Kruger.
Homenagem a outro rei encerra a série de shows musicais. No dia 26, será a vez do espetáculo “O Baião na MPB”, com repertório que exalta a figura do brasileiríssimo Luiz Gonzaga, de apelido também conhecido como “Rei do Baião”.
A marca do artista será relembrada pelo Trio Sinhá Flor. Compõem o grupo, Carolina Bahiense (voz, triângulo, sanfona e percussão), Cimara Fróis (voz, sanfona e percussão) e Talita del Collado (voz, zabumba, violão, flauta e percussão). O show gratuito acontece em Tatuí com a colaboração de Zé Modesto (operador de som) e de Lucas Lentini (operador de luz).
-----------------------------------------------------------
Dança na Pedreira chega à 3ª edição
O evento este ano conta com a co-realização do Sesc Sorocaba, apoio do Instituto Itaú Cultural e Águas de Votorantim, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, Turismo e Lazer, e do apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Apoio a Cultura).
Programação
Terça-feira, dia 11 - 9h às 12h30: Workshop Corpo Autônomo no Sesc Sorocaba (para inscritos)
Terça-feira, dia 11 - 20h às 22h: Canja Criativa no Parque Ecológico do Matão (80 lugares)
Quarta-feira, dia 12 - 19h: Sarau artístico: Dança e canção no espaço convivência do Sesc Sorocaba
Quinta-feira, dia 13 -15h às 20h: Atividades com artistas residentes no Parque Ecológico do Matão
Sexta-feira, dia 14 - 9h: Game Cênico - Experiência para plateias ativas, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 16h: Conversa pública: Rumos da Pedreira, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 20h: Exibição do vídeo-dança Quanto se dependem as partes, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 20h30: Espetáculo Vis-à-Vis , com Andréia Nhur e Janice Vieira, na Pedreira do Jardim Icatu
Sábado, dia 15 -15h - Guia Improvável para Corpos Mutantes, com Airton Tomazzoni, no teatro do Sesc Sorocaba
Sábado, dia 15 - 20h: Danças passageiras, com Zelia Monteiro, na Pedreira do Jardim Icatu
Domingo, dia 16 - Espetáculo Delírio, com Ângelo Madureira, na Pedreira do Jardim Icatu
Serviço
A Pedreira desativada do Jardim Icatu fica na rua Humberto Della Pache, Jardim Icatu; e o Parque Ecológico do Matão fica na rua Ângelo Delapasi, Parque Bela Vista, ambas em Votorantim. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba. Para espetáculos no Sesc, retirar ingressos com uma hora de antecedência.Em caso de chuva, eventos previstos para a Pedreira serão transferidos para o Auditório Municipal "Francisco Beranger", que fica na avenida Newton Vieira Soares, Votorantim. Toda a programação é gratuita para o público.
Terça-feira, dia 11 - 9h às 12h30: Workshop Corpo Autônomo no Sesc Sorocaba (para inscritos)
Terça-feira, dia 11 - 20h às 22h: Canja Criativa no Parque Ecológico do Matão (80 lugares)
Quarta-feira, dia 12 - 19h: Sarau artístico: Dança e canção no espaço convivência do Sesc Sorocaba
Quinta-feira, dia 13 -15h às 20h: Atividades com artistas residentes no Parque Ecológico do Matão
Sexta-feira, dia 14 - 9h: Game Cênico - Experiência para plateias ativas, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 16h: Conversa pública: Rumos da Pedreira, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 20h: Exibição do vídeo-dança Quanto se dependem as partes, na Pedreira do Jardim Icatu
Sexta-feira, dia 14 - 20h30: Espetáculo Vis-à-Vis , com Andréia Nhur e Janice Vieira, na Pedreira do Jardim Icatu
Sábado, dia 15 -15h - Guia Improvável para Corpos Mutantes, com Airton Tomazzoni, no teatro do Sesc Sorocaba
Sábado, dia 15 - 20h: Danças passageiras, com Zelia Monteiro, na Pedreira do Jardim Icatu
Domingo, dia 16 - Espetáculo Delírio, com Ângelo Madureira, na Pedreira do Jardim Icatu
Serviço
A Pedreira desativada do Jardim Icatu fica na rua Humberto Della Pache, Jardim Icatu; e o Parque Ecológico do Matão fica na rua Ângelo Delapasi, Parque Bela Vista, ambas em Votorantim. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba. Para espetáculos no Sesc, retirar ingressos com uma hora de antecedência.Em caso de chuva, eventos previstos para a Pedreira serão transferidos para o Auditório Municipal "Francisco Beranger", que fica na avenida Newton Vieira Soares, Votorantim. Toda a programação é gratuita para o público.
-----------------------------------------------------------
Projeto Cine Boa Praça será exibido em Itapetininga
Confira o cronograma de apresentações:
3 e 4 de novembro
Praça da Vila Belo Horizonte
Dia 3: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 4: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
=====================================
10 e 11 de Novembro
CESIM - Centro Social Irmã Madalena - Taboãozinho
Dia 10: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 11: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
=======================================
17 e 18 de Novembro
Escola Municipal Profa. Selma Neli Pranches de Oliveira. Bairro: Bela Vista
Dia 17: UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 18: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
========================================
24 e 25 de Novembro
CEC Juliana Maria Casagrande vl Sonia – Futura Escola Circo/Associação Criança Sorriso
Dia 24 UP - ALTAS AVENTURAS as 19:30h
EU E MEU GUARDA CHUVA as 22:00h
Dia 25: RIO as 19:00h
LISBELA E O PRISIONEIRO as 21:30h
--------------------------------------------
'Semana de Música de Câmara' começa em Tatuí,
Além das apresentações dos alunos, o evento terá ainda concertos com grupos profissionais. Na terça-feira (25), às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, o Conservatório receberá o grupo convidado Quarteto Sorocaba. O grupo é formado músicos sorocabanos que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí.
Já na sexta-feira (28), às 20h30, os convidados são Rafaele Trevisane e o Quarteto de Cordas de Praga. O grupo europeu, formado pelo flautista Rafaele Trevisane, o violinista Martin Kos, o violista Karel Untermuller e o violoncelista David Habelik, irá executar as obras "Quarteto Ré Maior Op. 208" e "Quarteto Fá Maior, Op. 370", de Wolfgang Mozart, "Quarteto nº4 Ré Maior", de Gioachino Rossini, e "Quarteto Lá Menor", de Saverio Mercadante.
A Orquestra de Performance Histórica da USP também fará uma participação especial na III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, no dia 29 de setembro, às 20h30, no teatro. Sob a direção artística de Judy Tarling, o grupo executará "Welcome, welcome ye every guest", de John Blow, "Suíte ‘The Tempest", de Matthew Lock, "Fairest Isle" e "Chacony em sol menor", de Henry Purcell, "Sonata II em Sol Menor", de Georg Muffat, e "Concerto Grosso Op. 6/1", de George Frederic Händel.
Além da programação especial de concertos, haverá também a palestra da professora Margarida Tamaki Fukuda, no dia 28 de setembro, às 12h30, no Salão Villa-Lobos. Após a palestra haverá uma masterclass sobre o estudo de fraseados musicais em repertório camerístico. O conteúdo é baseado no método Denken und spielen (pensado e tocado) desenvolvido pelo pianista alemão Jürgen Uhde em parceria com a filósofa Renate Wieland.
Programação
Do dia 24 a 30 de setembro, a partir das 9h, no Salão Villa-Lobos, iniciam-se as apresentações dos alunos do Conservatório de Tatuí. No Teatro Procópio Ferreira, no dia 24, às 20h30, será o concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. No dia 26, às 19h, o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí fará concerto e, às 20h30, será a vez da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí se apresentar. No dia 27, às 20h30, assumirá o palco a Camerata Jovem e Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí. Às 14h do dia 28, será a vez do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí. Dia 30, às 11h, o Coral Infantil e Jovem da instituição fazem concerto e, às 18h, será a Orquestra Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí.
A retirada de ingressos deve ser feita na bilheteria do Conservatório das 18h às 19h, de terça a sexta. Nos dias de eventos, das 18h às 21h. (TT)
-------------------------------------------------------------------
Projeto Sustentável de universitário de Itapetininga está na Rio+20
O estudante de Comércio Exterior da Fatec de Itapetininga (SP), Jorge Saito, 64 anos, já está no Rio de Janeiro participando da conferência "Rio +20". Ele foi escolhido para apresentar o seu projeto, chamado de "Novo Modal de Transporte de Contêineres por Gravidade pelo Teleférico", por ser uma opção para desafogar o trânsito pesado de caminhões que transportam contêineres pelas rodovias paulistas.
Além de diminuir o fluxo de veículos, o projeto também utiliza princípios da física e energia limpa, como solar e eólica, para funcionar um teleférico que transportaria a carga de contêineres da região de Itapetininga até a região de Sete Barras. O trabalho também aponta para a integração com a ferrovia, que transportaria a carga de Sete Barras até um porto, que seria construído, na região de Iguape.
Saito conta que está muito feliz com a oportunidade. "São apenas três estandes de faculdades por aqui. Além da Fatec Itapetininga, tem a USP (Universidade de São Paulo) e a UnB (Universidade de Brasília). Estamos entre as grandes do Brasil", diz orgulhoso.
O estudante relata que as pessoas que visitam o estande da Fatec estão adorando o projeto dele. "O pessoal da USP me elogiou dizendo que esse projeto é uma genialidade. Isso porque envolve o teleférico. É que as pessoas se esquecem dele como um meio de transporte, só se lembram como atração turística, e dos sistemas rodoviários e ferroviários".
Saito explica que o projeto acaba servindo como uma forma de conscientização para o uso de energia limpa e alternativa no sistema de transporte de cargas. Ele comenta que muitos empresários passaram para conferir o estande. "Um deles comentou que o projeto é altamente viável e que envolve a sustentabilidade". Um outro empresário confirmou a tese de Saito e até deu uma orientação. "Ele falou que um projeto dessa envergadura precisa mesmo de um porto e que isso precisaria ser apresentado para a Marinha. Tendo o aval deles, facilitaria o investimento internacional".
Além dos empresários, muitos estudantes de escolas da capital fluminense estão passando para conhecer a sua ideia. "Os alunos do colégio Dom Pedro II adoraram".
Jorge Saito comenta que até surpreendeu alguns moradores de Itapetininga. "Até um pessoal do Hospital Regional de Itapetininga passou por aqui para ver o nosso estande. Eles estão no Rio fazendo um curso de administração hospitalar e passaram para ver a 'Rio +20' e se surpreenderam ao ver a cidade representada nesse mega evento", ressalta.
Jorge Saito argumenta que esta é uma experiência única. Ele foi para o Rio de Janeiro na segunda-feira (11) e só deverá deixar o evento no domingo (24).
Sua esposa, Lurdes Saito, que ficou na cidade, comenta que "ele está adorando, mas já está com saudade de Itapetininga". Para não deixá-lo tão sozinho, Lurdes vai passar o fim de semana com o marido no RJ.
O projeto desenvolvido por Jorge Saito começou como uma proposta para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele confessa que não imaginava que um trabalho para a faculdade ganhasse essa proporção.
Apesar de ser estudante universitário, esta é a sua segunda graduação no ensino superior. Jorge Saito é aposentado como engenheiro civil, com pós-graduação na área ambiental. Ele conta que trabalhou por seis anos em Santos (SP), período em que percebeu que algo precisava ser feito para aliviar o trânsito de caminhões e contêineres no porto daquela cidade, o principal do país.
A 'Rio +20' começou na quarta-feira (13) e vai até a sexta-feira (22) e deve reunir diversos líderes mundiais que discutirão propostas sustentáveis para o desenvolvimento econômico mundial.
----------------------------------------------------------------------------------
'Semana de Música de Câmara' tem mais de 600 inscritos em TatuíA partir desta segunda-feira (18) Tatuí (SP), conhecida como a capital nacional da música, receberá a II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto. O encontro é promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, instituição ligado ao Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.
O evento segue até o próximo domingo (24) com apresentações no Teatro Procópio Ferreira e no Salão Villa-Lobos. Ao todo 150 grupos formados por alunos da instituição participam do evento, além de artistas convidados, reunindo aproximadamente mais de 600 estudantes de música.
Este é o quarto ano seguido que as provas dos alunos das disciplinas de música de câmara e prática de conjunto transformam-se em apresentações, sempre com entrada franca. Uma das novidades para esta edição é a realização da palestra “Noções de Interpretação do Barroco na Flauta Doce”, com a coordenadora da área de performance histórica do Conservatório de Tatuí, Débora Ribeiro.
Programação artística
A edição 2012 da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá três concertos especiais: no dia 21, com o Quinteto Sopro Novo da Yamaha, no dia 22, quando a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí receberá o maestro Gregory Fritze e no dia 24, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí executando a 9ª Sinfonia de Beethoven. Todos esses concertos serão às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com os ingressos a R$ 10 e R$ 5 meia entrada.
A Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto começa no dia 18, às 9h, no Salão Villa-Lobos, com diversas atrações musicais até às 18h. Essa programação se repetirá até o dia 24 de junho, sempre com entrada franca. No Salão Villa-Lobos, no mesmo dia, haverá o recital do Sax Brasil. Às 19h, do dia 18, no Teatro Procópio Ferreira, acontece o concerto do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. Às 20h30, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.
Dia 19, às 20h, a Camerata Juvenil e Jovem do Conservatório de Tatuí se apresenta no Teatro Procópio Ferreira. Às 21h, entra no palco o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí. Dia 20, às 20h30, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí faz o único concerto no Teatro Procópio Ferreira.
Dia 22, às 14h, no Teatro Procópio Ferreira, será a apresentação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí e dia 23, às 10h30, a da Orquestra Infantil e Infanto Juvenil do Conservatório de Tatuí. No último dia da II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá, além do concerto da Orquestra Sinfônica, acontece o concerto do Coro Infantil e Grupo de Performance Jovem do Conservatório de Tatuí, às 11h, do dia 24.
----------------------------------------------------------------
Itapevense deixa Flamenco com sotaque brasileiro
É como se um espanhol fosse virtuose do samba no Brasil; só que ao contrário. Fernando De La Rua, brasileiro, natural de Itapeva e há 12 anos radicado em Madrid, é referência do violão flamenco. O diferencial é que mescla harmonia de elementos musicais brasileiros com gêneros flamencos. E o resultado do trabalho e da pesquisa de mais de 20 anos do músico, o álbum "Nuances" (com oito composições próprias), será lançado no próximo domingo, dia 27, às 20h na Sala Tablado Flamenco, que também inaugura um novo espaço para shows e apresentações da cultura espanhola. No show que realizará em Sorocaba, De La Rua será acompanhado pela dança da bailarina de flamenco Yara Castro, que ministrará, durante a tarde do domingo, workshops de dança flamenca.
"Nuances" foi gravado na Espanha e no Brasil e traz exatamente a vivência do artista brasileiro em meio às diferenças e semelhanças desses dois povos. Ainda há vagas para o workshop e ingressos para o show.
"Tento colocar elementos brasileiros, trabalho harmonia brasileira, dentro desses gêneros flamencos. Mas foi algo que provei bastante, vivenciei nesses anos de estrada. Acredito que no disco é possível sentir isso de forma bem clara e natural", explica o músico, que desde a infância transita entre as culturas dos dois países. Filho de um espanhol que veio para o Brasil ainda jovem, De La Rua conta que mesmo vivendo entre esses dois mundos, foi apenas na juventude que começou a se interessar pela cultura e linguagem flamenca. "Comecei a entender o que é a cultura espanhola e me interessou a linguagem flamenca. Foi aí que comecei a pesquisa. Foi em 1988 que me defini no mundo flamenco", conta ele. Mas a paixão pela cultura espanhola em nenhum momento superou as referências culturais da sua própria nacionalidade. Mesmo seu trabalho tendo como foco específico o violão flamenco. "Desenvolvi uma linguagem musical flamenca com muito caráter brasileiro. Meu trabalho é flamenco, minha atitude é flamenco, mas antes toquei música brasileira, então a fusão é natural, é o encontro dessas linguagens", defende ele.
Gravou com grandes nomes Antes da decisão de mudar para a Espanha, com a intenção de vivenciar melhor a língua e a cultura, De La Rua morava e trabalhava em São Paulo. Neste tempo, participou em gravações com importantes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, a dupla Chitãozinho e Xororó, Edson Cordeiro, Fábio Jr., entre outros. No flamenco, compôs temas para montagens coreográficas e, já na Espanha, atua nos famosos "tablados", junto a renomados bailarinos da arte da dança espanhola.
Pelo trabalho, De La Rua já foi premiado como melhor música para dança no "Certámen de Coreografía, Danza Española y Flamenco" em 2004, no Teatro Albeniz, em Madrid. Também foi eleito, em 2011, "Autor Revelación" pela "Academia de La Música" de Madrid. A decisão de mudar-se de vez para Espanha, conta ele, foi acertada. Entre os anos de 1991 e 2000, ele e a mulher viajavam anualmente para o País, a fim de realizarem cursos. "Hoje, a Yara dá aulas numa escola de danças em Madrid e eu toco em vários tablados típicos de Madrid, dentro desse circuito e também de forma independente, com meu trabalho solo", conta ele sobre a vida na Espanha. Serviço Os ingressos para o show do CD "Nuances" custam R$ 20 e já estão à venda na nova sede da Sala Tablado Flamenco, que fica na rua Mário Campolim, 699/701, Campolim. A secretaria da escola funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. No local também é possível realizar as inscrições para os workshops de Yara Castro, voltados a iniciantes e alunos de nível avançado que já iniciaram no aprendizado na dança flamenca (das 14h às 15h - iniciantes - R$ 100; das 15h às 16h30 - intermediário - R$ 120; das 16h30 às 18h - avançado -R$ 120). Mais informações podem ser obtidas no site www.salatabladoflamenco.com.br ou pelos telefones (15) 4141-1838 / 9788-8898.
------------------------------------------------------------------------------
Itapetininga sedia Seminário Regional do Sistema Nacional de Cultura
A Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Itapetininga, realiza nesta quinta-feira, 3 de maio, às 15h, o Primeiro Seminário Regional do Sistema Nacional na região de Itapetininga.
O SNC (Sistema Nacional de Cultura) é um dos projetos mais importantes do Ministério da Cultura e seu avanço é também o avanço da cultura nacional. A criação do Sistema Nacional de Cultura permite uma estrutura que integre, articule e organize a gestão cultural, aproximando as três esferas de governo e a sociedade civil, no intuito de criar uma política de estado, ou seja, que não seja afetada nas trocas de governo.
Entre as cidades convidadas para participarem do evento estão: Alambari, Angatuba, Sarapuí, Quadra, Tatuí, Capela do Alto, Pilar do Sul, Paranapanema, São Miguel Arcanjo, Campina do M. Alegre, Capão Bonito, Porangaba, Guarei, Buri, Cesário Lange, Pereiras, Laranjal Paulista, Itapetininga, Sorocaba, Araçoiaba, Piedade, Votorantim, Iperó, Boituva, Alumínio, Cerquilho, Porto Feliz.
O Seminário acontecerá no Teatro do SESI, localizado a Avenida Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco,em Itapetininga. Maiores informações no site: www.itapetininga.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------------------
Sorocaba integra circuito da Virada Cultural Paulista 2012
Confira aaixo a agenda completa:
Dia 19
20h - Renato Borghetti (música)
Ginásio do Objetivo Portal da Colina (Rua Romeu do Nascimento, 777 - Portal da Colina
Palco externo do Parque das Águas (Av. Dom Aguirre, Jd. Abaeté)
Dia 2018h30 | DJ Zé do Rock
19h30 | banda Vivendo do Ócio
20h30 | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
21h | banda Maria Madame
22h | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
22h30 | bandaFarufyno
23h30 | Cia. Circo Delírio - Irmãos Zíngaros (intervenção circense)
0h | Moraes Moreira
15h | Batuntã - percussão e metais
16h | Cia. Circa Intervenção - Infantil
16h30 | banda Autoramas
17h30 | Cia. Circa Intervenção - Infantil
18h | Móveis Coloniais de Acaju
Palco interno - Teatro Municipal
Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, s/n - Alto da Boa Vista
18h | abertura oficial
18h30 | Cristian Duarte (dança)
19h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
20h30| Felipe Absalão (stand-up)
21h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
22h30| Passoca - Marco Antonio Vilalba, Thomas Howard e Renato Anesi (música)
23h30| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
0h30| Cibelle - part. Especial de Arto Lindsay (música)
2h| Los Circos Los - Circulando (intervenção circense)
2h30| Ângela Dip (stand Up)
10h30| Circo Caramba - Caramba Quanta Bobagem (teatro infantil)
13h| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
13h30| Saltimbembe Mambembancos (intervenção circense)
14h30| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
15h| Carlinhos Vergueiro (música)
16h| La Cascata Cia. Cômica (intervenção circense)
16h30 | Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Fotos de Michel Teló - 43a Expo Agro 2012
Debaixo de forte chuva, Michel Teló cantou e encantou a todos....
Ao lado, momento de entrevista a mim, Mônica Chirosa, da Rádio Transamérica de Itapetininga...
Abaixo, uma foto do show de Humberto e Ronaldo, na noite de sábado, na 43a Expo Agro.
Fotos de Gustavo Lima e Fernando e Sorocaba
Chico Anysio teve forte ligação com Sorocaba
Há quase um ano, então recuperado dos graves problemas de saúde que enfrentava, Chico Anysio voltou à cena interpretando a professora Salomé, personagem criado pelo sorocabano Ary Madureira. Durante pelo menos três meses, esteve à frente de um quadro no programa Zorra Total, da Rede Globo. O retorno ao vídeo foi comemorado por amigos locais, entre eles o cartunista Peron. "Ele é um leão, adora viver e ama a vida que tem. Tem muita fé e conseguiu sair bem disso tudo", disse Peron ao Mais Cruzeiro na ocasião.
Sexta-feira, abatido, e quase não contendo o choro, ele encontrou forças para falar novamente com a reportagem. "Você me desculpe; é muita tristeza. O mundo perdeu um gênio, o mestre. Chico é insubstituível naquilo que fez". Em meio à comoção do momento, Peron relembrou algumas passagens do humorista. Chico Anysio manteve estreita ligação com o roteirista e redator Ary Madureira, que adotava o pseudônimo de Marcos César.
Os dois se conheceram nos tempos da TV Record e, desde então, mantiveram um vínculo que transcendeu o campo profissional. Ary escrevia os textos que Chico Anysio interpretava aos domingos no "Fantástico". Testemunha dessa convivência, o advogado Marcos Alberto Morais, amigo da família do escritor, lembra que, todas as quintas-feiras, passava o material por telex da casa de Ary Madureira. "Tive esse privilégio durante um bom tempo. Lia antes e, depois, conferia na televisão o Chico falar."
Chico apresentou-se várias vezes na cidade. Numa delas, lotou o ginásio do Ipanema. Entre uma história e outra, contou a da "experiência pioneira" do Brasil quando do lançamento do primeiro foguete ao espaço. Na verdade, o texto, de Ary Madureira, consistia numa sátira, outra boa sacada, e projetava a imagem dos astronautas a caminho da aeronave usando uniformes com a logomarca de uma rede de lojas falida.
Assim que concluiu a apresentação, aplaudido em pé, Chico disse ao público que quase tudo o que falara tinha sido escrito por Marcos César. O repórter que assina esta matéria estava lá, e conversou, rapidamente, com Chico Anysio. A caminho do camarim, ele respondeu a duas ou três perguntas. Naquele dia, o então ministro do Planejamento do governo Figueiredo, Mário Henrique Simonsen, havia pedido exoneração. "Chico, o Simonsen caiu", disse o jornalista. "Não posso falar nada. Não sei quem vai assumir no lugar dele", respondeu.
Junto com Peron, o também autor de textos humorísticos Nilson Costa acompanhou a trajetória de Chico Anysio na cidade. Nos anos 70, então frequentadores da Peixaria Faculdade, tradicional ponto de encontro, assistiram Ary criar outro tipo que seria incorporado à galeria do comediante. O sujeito, chamado José Bonifácio, tinha um jeito peculiar de ser, falava num tom de voz rouco, grave. Ary não pensou duas vezes e criou, ali, o malandro Azambuja.
Chico Anysio, claro, lapidou o personagem e o transformou numa de suas mais bem sucedidas produções. Salomé de Passo Fundo, a professora que ligava para o presidente para lhe passar sermões, nasceu do gênio criativo de Ary como resposta ao contexto político da época. "Era bom demais ter alguém para puxar a orelha dos militares", recorda-se Peron. Já dele, Chico interpretou, numa campanha da Copa de 1986, Baiacú, o Bolada. Peron lembrou, ainda, do engajamento de Chico Anysio em causas sociais. Nos anos 90, esteve em Sorocaba para gravar um comercial do Banco de Olhos do Hospital Ofalmológico. Com ele veio parte do elenco da Escolinha do Professor Raimundo, entre os quais Lúcio Mauro e Rogério Cardoso. (JCS)
------------------------------------------------------------------------------------------Sorocaba terá Clube de Colecionadores de Fotografia
"A fotografia pode ser considerada arte quando é capaz de deter nosso olhar fazendo emergir desejos e questionamentos, construindo vínculos raros em nossas experiências midiáticas", explica a presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), Cristina Delanhesi. Para ela, a fotografia indicou novos rumos para a arte. Novos caminhos para a arte fotográfica em Sorocaba também estão nascendo com mais uma iniciativa do Macs: agora, a cidade passa a contar com o primeiro Clube de Colecionadores de Fotografias, uma iniciativa do próprio Macs, a exemplo do que já faz o MAM (Museu de Arte Moderna) e outros tantos museus espalhados pelo mundo.
O projeto já está com suas portas abertas para quem deseja entrar para o clube. Os fotógrafos Gui Urban, Paulo Ochandio e Beto Rocha serão os primeiros a ter suas imagens colocadas no acervo do museu e disponibilizadas para quem quiser colecioná-las. A partir da próxima sexta-feira, as três imagens, uma de cada profissional, que vão formar a pasta colecionável, estarão disponíveis no site do Macs (www.macs.org.br) para quem quiser conhecer cada uma delas. Para quem gosta de juntar arte e aprecia, especialmente, a sensibilidade da fotografia, eis uma oportunidade de ter em casa uma coleção produzida por sorocabanos.
Na prática, o clube de colecionador de fotografia funciona assim: paga-se o valor de R$ 740,00 à vista ou R$ 800,00 com pagamento facilitado (em 3 X no cartão ou no cheque) para ser membro do clube. Essa quantia dá o direito ao colecionador de receber então uma pasta com as três fotos, uma de cada artista, impressas em papel fotográfico em tamanho 45x70 (os organizadores ainda estão definindo o tamanho exato da impressão, porém será aproximado a essas medidas). Todas as obras terão certificado de autenticidade. Cada fotografia ficará também exposta no próprio Macs. Esse primeiro grupo será fechado com 25 integrantes e, segundo Cristina Delanhesi, provavelmente novos clubes com número diferente de integrantes serão formados (ainda sem data prevista).
O clube representa, observa Cristina, uma oportunidade de enriquecer o acervo do museu, além de ser uma ação que angaria recursos para o próprio Macs. Mais do que isso, porém, a ideia de fazer um clube de colecionador na cidade representa outras vantagens para a arte como um todo. "A iniciativa valoriza o trabalho dos artistas emergentes de Sorocaba e das cidades da região. Muitos são bem conceituados fora da cidade e terão o reconhecimento aqui na cidade também", frisa. Sem contar, avalia a presidente do museu, que será uma chance para novos artistas, que verão prestigiados seus trabalhos. "Para os colecionadores é uma oportunidade de comprar arte com a chancela do Macs. É uma coleção que tem muitas chances de um dia ser valorizada". Ela ainda comenta que a parceria entre o museu e os três artistas convidados compreende a doação de seus trabalhos, o que viabiliza o funcionamento do clube. "Esta será uma excelente oportunidade de iniciar uma coleção original do museu", destaca.Novo hábito
Como são muitas as pessoas com o hábito de comprar arte a título de coleção, Cristina está bem otimista em relação ao modo como será recebida essa proposta inovadora para a cidade. "Acredito que terá uma boa aceitação." O fotógrafo Gui Urban, um dos selecionados para essa primeira edição do projeto, também aguarda por respostas positivas. "Sorocaba está crescendo e tem muita gente de fora já acostumada com essa proposta de comprar fotografias para colecionar." Urban confessa a ansiedade e acredita que a ideia, que para ele estava mais do que na hora para acontecer, vai abrir novas possibilidades para esse tipo de linguagem.
Para Urban houve uma banalização da fotografia com o surgimento da câmera fotográfica digital, o que pode causar resistência quanto à compra de imagens como coleção de arte. "A câmera digital popularizou essa atividade, vamos dizer sim, quase todo mundo tem um celular que faz fotos. Isso é muito bom, claro, mas, ao mesmo tempo, há, a princípio, um estranhamento sobre comprar fotografia, o que para muitos foi feita apenas em um clique. As pessoas conseguem compreender a compra da arte quando alguém pinta um quadro, por exemplo", diz ele.
"Mas fotografia como arte tem outro conceito e acredito sim que o clube vai abrir um mercado em termos de arte em Sorocaba. A cidade tem muita gente boa e capaz de produzir coisas incríveis. Além do mais, está tudo sendo muito bem pensado pela Denise Galli, curadora do projeto, e pela Crisitina Delanhesi."
A fotógrafa e produtora cultural Denise Galli, curadora do projeto, declara: "a expectativa é que a cidade receba este projeto de braços abertos. O projeto já é reconhecido em outros Estados e o nosso objetivo é valorizar os artistas da cidade, por meio das imagens". Ela é uma das responsáveis pela seleção dos fotógrafos de acordo com a proposta do clube de mostrar a produção mais expressiva de profissionais/artistas locais. É junto com eles - Gui Urban, Paulo Ochandio e Beto Rocha - que Denise está selecionando as imagens, trabalho que deverá ser concluído até sexta-feira, quando as fotos estarão no site do museu.
Quem tiver interesse em ser membro desse clube de colecionadores deve entrar em contato com o Macs pelo e-mail macs@macs.org.br ou pelo telefone (15) 3233-1692. A sede provisória do museu fica no Chalé Francês, na Avenida Dr. Afonso Vergueiro s/nº, Jd. Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.
---------------------------------------------------------------------Na prática, o clube de colecionador de fotografia funciona assim: paga-se o valor de R$ 740,00 à vista ou R$ 800,00 com pagamento facilitado (em 3 X no cartão ou no cheque) para ser membro do clube. Essa quantia dá o direito ao colecionador de receber então uma pasta com as três fotos, uma de cada artista, impressas em papel fotográfico em tamanho 45x70 (os organizadores ainda estão definindo o tamanho exato da impressão, porém será aproximado a essas medidas). Todas as obras terão certificado de autenticidade. Cada fotografia ficará também exposta no próprio Macs. Esse primeiro grupo será fechado com 25 integrantes e, segundo Cristina Delanhesi, provavelmente novos clubes com número diferente de integrantes serão formados (ainda sem data prevista).
O clube representa, observa Cristina, uma oportunidade de enriquecer o acervo do museu, além de ser uma ação que angaria recursos para o próprio Macs. Mais do que isso, porém, a ideia de fazer um clube de colecionador na cidade representa outras vantagens para a arte como um todo. "A iniciativa valoriza o trabalho dos artistas emergentes de Sorocaba e das cidades da região. Muitos são bem conceituados fora da cidade e terão o reconhecimento aqui na cidade também", frisa. Sem contar, avalia a presidente do museu, que será uma chance para novos artistas, que verão prestigiados seus trabalhos. "Para os colecionadores é uma oportunidade de comprar arte com a chancela do Macs. É uma coleção que tem muitas chances de um dia ser valorizada". Ela ainda comenta que a parceria entre o museu e os três artistas convidados compreende a doação de seus trabalhos, o que viabiliza o funcionamento do clube. "Esta será uma excelente oportunidade de iniciar uma coleção original do museu", destaca.Novo hábito
Como são muitas as pessoas com o hábito de comprar arte a título de coleção, Cristina está bem otimista em relação ao modo como será recebida essa proposta inovadora para a cidade. "Acredito que terá uma boa aceitação." O fotógrafo Gui Urban, um dos selecionados para essa primeira edição do projeto, também aguarda por respostas positivas. "Sorocaba está crescendo e tem muita gente de fora já acostumada com essa proposta de comprar fotografias para colecionar." Urban confessa a ansiedade e acredita que a ideia, que para ele estava mais do que na hora para acontecer, vai abrir novas possibilidades para esse tipo de linguagem.
Para Urban houve uma banalização da fotografia com o surgimento da câmera fotográfica digital, o que pode causar resistência quanto à compra de imagens como coleção de arte. "A câmera digital popularizou essa atividade, vamos dizer sim, quase todo mundo tem um celular que faz fotos. Isso é muito bom, claro, mas, ao mesmo tempo, há, a princípio, um estranhamento sobre comprar fotografia, o que para muitos foi feita apenas em um clique. As pessoas conseguem compreender a compra da arte quando alguém pinta um quadro, por exemplo", diz ele.
"Mas fotografia como arte tem outro conceito e acredito sim que o clube vai abrir um mercado em termos de arte em Sorocaba. A cidade tem muita gente boa e capaz de produzir coisas incríveis. Além do mais, está tudo sendo muito bem pensado pela Denise Galli, curadora do projeto, e pela Crisitina Delanhesi."
A fotógrafa e produtora cultural Denise Galli, curadora do projeto, declara: "a expectativa é que a cidade receba este projeto de braços abertos. O projeto já é reconhecido em outros Estados e o nosso objetivo é valorizar os artistas da cidade, por meio das imagens". Ela é uma das responsáveis pela seleção dos fotógrafos de acordo com a proposta do clube de mostrar a produção mais expressiva de profissionais/artistas locais. É junto com eles - Gui Urban, Paulo Ochandio e Beto Rocha - que Denise está selecionando as imagens, trabalho que deverá ser concluído até sexta-feira, quando as fotos estarão no site do museu.
Quem tiver interesse em ser membro desse clube de colecionadores deve entrar em contato com o Macs pelo e-mail macs@macs.org.br ou pelo telefone (15) 3233-1692. A sede provisória do museu fica no Chalé Francês, na Avenida Dr. Afonso Vergueiro s/nº, Jd. Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.
Alunas do Sesi de Itapetininga se destacam em torneio de robótica
Uma equipe formada por cinco alunas do Sesi de Itapetininga, a Robotic Girls, teve destaque num dos principais torneios de robóticas do país. As alunas participaram da First Lego League (FLL), em São Paulo, e criaram um sistema de identificação e monitoração de excesso de agrotóxicos em alimentos. "Tivemos a ideia depois de uma reportagem que mostrava que o Brasil é o País que mais consome comida com agrotóxicos", explica Alice Galvão, de 12 anos. As alunas das cidades ficaram entre as cinco melhores do país.
Na competição, os times precisam desenvolver pesquisas científicas que colaborem para conservação e segurança dos alimentos. Têm ainda de programar robôs que cumpram 15 tarefas como, por exemplo, capturar um rato, em 2 minutos e meio. Apesar da complexidade da empreitada, todos os participantes da First Lego League (FLL) têm entre 9 e 15 anos.
A equipe foi orientada pelos professores e analistas de suporte em informática Aldo Lima Ricardo e Fábio Henrique Silva. De acordo com o professor Aldo, o projeto de robótica contribui para uma maior participação e integração dos alunos e para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento de ciência. Ele conta que os estudantes que tinham dificuldades de aprendizagem melhoraram o desempenho.
“Muitos alunos que participam desse estudo se interessam mais por ciências. Eles se identificam com áreas ligadas a computação ou engenharia, por exemplo. A idéia é capacitar desde cedo os alunos para serem profissionais da industria”, afirma. A equipe é formada pelas alunas Alice Galvão, Ana Laura Antunes, Bruna Carriel Nicoletti, Clara Plens Leonel, Kauany Rodrigues e Maria Gabriela Ortis Vieira.
Criada em 1989, a FLL é um maiores torneios de robótica do mundo. Convida estudantes a realizar pesquisas em torno de um tema de impacto mundial. Já se falou de clima e oceanos, e a proposta da vez são os alimentos. Os estudantes têm ainda de desenvolver e programar os robôs, com base em um manual e peças entregues pela Lego.
Um dos pilares do programa é o trabalho em equipe, o que não significa que alguém entre só para competir. Os alunos são avaliadas pelo projeto, os robôs e a demonstração de espírito de equipe. "É uma experiência transformadora para todos", defende Mirian Fávaro, diretora do Instituto Aprender Fazendo, responsável pela FLL no Brasil. Pesquisas sobre o impacto dos torneios no exterior mostraram que 69% dos participantes tiveram ganhos em habilidade de escrita e 63% relataram interesse em ser engenheiro.
------------------------------------------------------------------------------------Na competição, os times precisam desenvolver pesquisas científicas que colaborem para conservação e segurança dos alimentos. Têm ainda de programar robôs que cumpram 15 tarefas como, por exemplo, capturar um rato, em 2 minutos e meio. Apesar da complexidade da empreitada, todos os participantes da First Lego League (FLL) têm entre 9 e 15 anos.
A equipe foi orientada pelos professores e analistas de suporte em informática Aldo Lima Ricardo e Fábio Henrique Silva. De acordo com o professor Aldo, o projeto de robótica contribui para uma maior participação e integração dos alunos e para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento de ciência. Ele conta que os estudantes que tinham dificuldades de aprendizagem melhoraram o desempenho.
“Muitos alunos que participam desse estudo se interessam mais por ciências. Eles se identificam com áreas ligadas a computação ou engenharia, por exemplo. A idéia é capacitar desde cedo os alunos para serem profissionais da industria”, afirma. A equipe é formada pelas alunas Alice Galvão, Ana Laura Antunes, Bruna Carriel Nicoletti, Clara Plens Leonel, Kauany Rodrigues e Maria Gabriela Ortis Vieira.
Criada em 1989, a FLL é um maiores torneios de robótica do mundo. Convida estudantes a realizar pesquisas em torno de um tema de impacto mundial. Já se falou de clima e oceanos, e a proposta da vez são os alimentos. Os estudantes têm ainda de desenvolver e programar os robôs, com base em um manual e peças entregues pela Lego.
Um dos pilares do programa é o trabalho em equipe, o que não significa que alguém entre só para competir. Os alunos são avaliadas pelo projeto, os robôs e a demonstração de espírito de equipe. "É uma experiência transformadora para todos", defende Mirian Fávaro, diretora do Instituto Aprender Fazendo, responsável pela FLL no Brasil. Pesquisas sobre o impacto dos torneios no exterior mostraram que 69% dos participantes tiveram ganhos em habilidade de escrita e 63% relataram interesse em ser engenheiro.
Secretaria de Cultura e Turismo prepara programação especial para festejar o carnaval em Itapetininga
Com o tema “Itapetininga, desfilando alegria”, o carnaval 2012 promete agitar os foliões, trazendo várias opções de cultura e lazer para todos que vierem pular o carnaval no município. Para isso, a Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma programação especial para festejar a data em Itapetininga.
Dando o ponta pé inicial para folia, na próxima quinta-feira (dia16), a partir das 20horas,a Prefeitura de Itapetininga realiza o Festival do Boteco, na Praça Marechal Deodoro ( Praça dos Amores). No primeiro dia do evento, haverá o grito de carnaval com a participação de blocos carnavalescos, coroação da corte e apresentação da banda Bete Balanço. Durante todo o Festival, haverá apresentações musicais.
Também entre os dias 18 e 21, a partir das 22 horas, na Praça Peixoto Gomide, acontece o Baile de Carnaval, com uma programação artística composta pelo DJ Rodrigo Milanês, Banda Skaranova, Luma Guimarães e Banda Show Gaviões da Fiel.
Já do dia 19 a 21, na Avenida Virgílio de Rezende, a partir das 20:30 horas, haverá o tradicional desfile de carnaval, com a participação do Imperador do Samba, Aristocratas do Samba, Cobra Cega, Pé de Cana – Vila Máximo, Bloco Motumbo e Vila Nova. Neste ano, dia 21, a festa itapetiningana contará com a presença especial dos “Bonecões da Barra” da cidade de Salto. Tradição da cidade vizinha desde a década de 60.
Pensando na folia das crianças, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou do dia 19 a 21, das 15 às 18 horas, na Praça Peixoto Gomide, Matinê e também Concurso de Fantasias, com a participação de atrações artísticas, brinquedos e gincanas culturais. E para os pequenos que moram em Distritos e em bairros distantes, haverá Trenzinho da Alegria e também Matinê e o Concurso de Fantasias. A festa das crianças do Distrito do Tupi acontece no dia 19, das 10às 12 horas. No mesmo dia, no Distrito do Rechã, a brincadeira acontece das 14 às 17 horas. Já para a criançada do Distrito do Gramadinho, o carnaval será festejado no dia 20, das 14 às 17 horas. E no dia 21, das 14 às 17 horas, é a vez das crianças do Bairro Monte Santo e Chapada Grande pular o carnaval.
A Secretaria de Cultura e Turismo lembra que, durante o Baile de Carnaval haverá praça de alimentação, sanitários masculino, feminino e adaptado, apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e SAMU. Além disso, a Vigilância Epidemiológica durante todos os dias de festa estará distribuindo 20 mil preservativos aos foliões.
--------------------------------------------------------------------------------
Os shows vão acontecer nos palcos da avenida Fernando Costa, Secretaria de Cultura e Escola “Plínio Rodrigues de Moraes”. As apresentações terão início sempre às 20h e trarão ao público artistas de rock, gospel, sertanejo, hip hop, samba e pagode.
Dentre as 44 atrações, os destaques ficam por conta do lançamento do CD do cantor gospel Jessé Oliveira no dia 11 de fevereiro e do espetáculo inédito do circo de teatro Tubinho, no encerramento da programação.
As atrações são gratuitas (exceto apresentação do Tubinho no dia 15/02). Confira abaixo a programação completa:
Dia 20/01 - Beira Rio, às 20hBANDA LIMOSINE OVER DRIVE
BANDA SANCTUS
BANDA HELLBOUNDDia 21/01 – Beira Rio, às 20hGRUPO FASCINASAMBA 20h
DJ W
DJ MASKOTE
GRUPO DIFUSÃO DE RUA
GRUPO AUDÁCIA
DJ CHIP - EDUARDODia 22/01 - Beira Rio, às 20hTRIO ZIRIGUIDUM
GRUPO CEBOLA NOS ZOIO – CHORINHO
GRUPO YNOCENCIADia 25/01 - Beira Rio, às 20hSHOW DO TUBINHO
PAULO CESAR - VOZ E VIOLÃODia 26/01 - Secretaria de Cultura, às 20hENCONTRO DE MUSICOS - CONSELHO DOS MUSICOSDia 27/01 - Beira Rio, às 20hBANDA MR BULDOG
BANDA IN ROCKDia 28/01 - Beira Rio, às 20hBANDA KUADRHA 30
BANDA VODKAJOEDia 29/01 - Beira Rio, às 20hPATRIC E PROFETA
BRAZINHA TORRES
RICARDO E MORALES
TONY SOUTTO E RHUAN
MARCOS E CLAUDIODia 03/02 - Beira Rio, às 20hBANDA RUSH COVER
BANDA ROCKLANDDia 04/02 - Beira Rio, às 20hBANDA MIX 360º
BANDA CHIP 7
COREOGRAFIA DO CURSO DE DANÇA RITMICA DA OFICINA CULTURAL
CRISTIANO GUERREIRODia 05/02 - Beira Rio, às 20hGRUPO PERITOS DA RUA
GRUPO EMANUEL
COREOGRAFIA DO CURSO DE DANÇA RITMICA DA OFICINA CULTURAL
GRUPO CONSTELAÇÃODia 10/02 - Beira Rio, às 20hBANDA CREEDENCE COVER AND COMPANY
BANDA ROCK HISTÓRIADia 11/02 - Beira Rio, às 20hLILIAN LADISLAU
KEROLIN ARMELIN
GISELE RIBEIRO
JESSE OLIVEIRA - LANÇAMENTO DO CDDia 12/02 - Beira Rio, às 20hGRUPO VIRTUDE
GRUPO FISIONOMIA RAP
GRUPO MULEKE TRAVESSODia 15/02 - Escola Plínio, às 20hCIRCO DE TEATRO TUBINHO
ESPETACULO INEDITO
----------------------------------------------------------------------------------
"Priscilla" estreia em março com famoso ônibus colorido
Violinista sorocabano busca apoio para estudar na Inglaterra
Considerado um dos mais promissores talentos da cena erudita atual, o violonista sorocabano Marcus Vinícius Toscano, 26, foi aprovado para estudar mestrado em performance na Royal Academy of Music, em Londres. O músico conquistou uma das duas únicas vagas disponibilizadas pela escola, uma das mais concorridas e prestigiadas do mundo, e pode se tornar o segundo brasileiro a alcançar essa proeza (o primeiro foi Fábio Zanon, de quem Marcus foi aluno).
Marcus soube da aprovação em janeiro desse ano. O que seria uma boa notícia, no entanto, tem dado lugar a preocupações e desgastes. É que o violonista precisa, agora, obter os recursos necessários para bancar sua estada em Londres. Determinado, Toscano corre atrás de apoio financeiro e, por enquanto, não obteve respostas. Está disposto a oferecer contrapartida (como participar de masterclass, workshops, fazer apresentações, etc.) e espera despertar o interesse de organizações, ou empresas que queiram agregar sua marca ao projeto.
Marcus Toscano assume-se como ""cria"" de Pedro Cameron, por quem foi orientado durante o curso da Secretaria de Cultura do Município. Desde então, tem marcado presença e se sobressaído em audições por todo o país. Para se ter ideia do quanto sua agenda é movimentada, entre 2010 e 2011 fez 80 apresentações (tem, no total, 240 documentadas). Foi, ainda, bolsista das três últimas edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e participou do programa ""Prelúdio"", da TV Cultura.
Aconselhado por um de seus mestres, Fábio Zanon, referência maior do instrumento no Brasil, tentou (e conseguiu) ingressar na Royal Academy of Music. Para fazer as provas, Marcus Vinícius contou com a ajuda das avós, Diva e Leocádia, e de Shirley Marte, esta última mãe de seu amigo. Ele recebeu também o incentivo de outro ícone das cordas, Michael Lewin, a quem conheceu em Campos do Jordão. Toscano concorreu com 67 candidatos de 41 países. Não por acaso, o violonista está ansioso. Para se ter ideia do que representa, em importância, a Royal Academy, basta dizer que por lá já passaram expoentes como o astro pop Elton John e o regente da Filarmônica de Berlim, Simon Ratlle.
Entre os professores, a escola destaca, além de Michael Lewin, John Willians e David Russell. O encontro com Julian Bream, expoente maior das cordas eruditas, é, entretanto, o momento mais aguardado do curso. Com quase 90 anos, Bream é uma lenda viva, cultuado por instrumentistas que sonham com a oportunidade de conhecê-lo. No único dia em que aparece na Royal, ele aplica um teste, cujo prêmio, para quem se sair melhor, é o seu autógrafo.
Com a carta de aprovação em mãos, o violonista divide, agora, seu tempo entre estudar e conseguir recursos para a matrícula e mensalidades da Royal Academy. Ao site da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), ele declarou: "Toda a minha trajetória no violão me trouxe o que sei hoje. Comecei a estudar com Pedro Cameron em Sorocaba, depois com Edson Lopes e Geraldo Ribeiro em Tatuí. Vim, então, para São Paulo para ter aulas com Henrique Pinto, que foi meu professor até o seu falecimento, em outubro de 2010. Depois disso, tive aulas com Everton Gloeden, Marcus Siqueira (ambos professores da Emesp) e Celso Delneri (que me orientou na conclusão do curso de graduação na Unicsul). Aprendi muito com cada um deles, todos foram essenciais para o meu conhecimento sobre o violão hoje. Quero prosseguir nessa jornada."
Toscano prefere evitar o tom mais crítico quando fala da busca por apoio cultural. ""Não é fácil, mas estamos confiantes"", comentou. Ele conta, nessa empreitada, com a ajuda do produtor Marco de Almeida, da MDA International, que tem procurado parcerias para viabilizar a ida do violonista à Inglaterra. Quem se interessar em apoiar o empreendimento, pode manter contato pelo e-mail marcustoscanoviolao@gmail.com, ou pelos telefones (15) 3211.1360,ou 9614.5606.
-------------------------------------------------------------------------
Marcus soube da aprovação em janeiro desse ano. O que seria uma boa notícia, no entanto, tem dado lugar a preocupações e desgastes. É que o violonista precisa, agora, obter os recursos necessários para bancar sua estada em Londres. Determinado, Toscano corre atrás de apoio financeiro e, por enquanto, não obteve respostas. Está disposto a oferecer contrapartida (como participar de masterclass, workshops, fazer apresentações, etc.) e espera despertar o interesse de organizações, ou empresas que queiram agregar sua marca ao projeto.
Marcus Toscano assume-se como ""cria"" de Pedro Cameron, por quem foi orientado durante o curso da Secretaria de Cultura do Município. Desde então, tem marcado presença e se sobressaído em audições por todo o país. Para se ter ideia do quanto sua agenda é movimentada, entre 2010 e 2011 fez 80 apresentações (tem, no total, 240 documentadas). Foi, ainda, bolsista das três últimas edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e participou do programa ""Prelúdio"", da TV Cultura.
Aconselhado por um de seus mestres, Fábio Zanon, referência maior do instrumento no Brasil, tentou (e conseguiu) ingressar na Royal Academy of Music. Para fazer as provas, Marcus Vinícius contou com a ajuda das avós, Diva e Leocádia, e de Shirley Marte, esta última mãe de seu amigo. Ele recebeu também o incentivo de outro ícone das cordas, Michael Lewin, a quem conheceu em Campos do Jordão. Toscano concorreu com 67 candidatos de 41 países. Não por acaso, o violonista está ansioso. Para se ter ideia do que representa, em importância, a Royal Academy, basta dizer que por lá já passaram expoentes como o astro pop Elton John e o regente da Filarmônica de Berlim, Simon Ratlle.
Entre os professores, a escola destaca, além de Michael Lewin, John Willians e David Russell. O encontro com Julian Bream, expoente maior das cordas eruditas, é, entretanto, o momento mais aguardado do curso. Com quase 90 anos, Bream é uma lenda viva, cultuado por instrumentistas que sonham com a oportunidade de conhecê-lo. No único dia em que aparece na Royal, ele aplica um teste, cujo prêmio, para quem se sair melhor, é o seu autógrafo.
Com a carta de aprovação em mãos, o violonista divide, agora, seu tempo entre estudar e conseguir recursos para a matrícula e mensalidades da Royal Academy. Ao site da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), ele declarou: "Toda a minha trajetória no violão me trouxe o que sei hoje. Comecei a estudar com Pedro Cameron em Sorocaba, depois com Edson Lopes e Geraldo Ribeiro em Tatuí. Vim, então, para São Paulo para ter aulas com Henrique Pinto, que foi meu professor até o seu falecimento, em outubro de 2010. Depois disso, tive aulas com Everton Gloeden, Marcus Siqueira (ambos professores da Emesp) e Celso Delneri (que me orientou na conclusão do curso de graduação na Unicsul). Aprendi muito com cada um deles, todos foram essenciais para o meu conhecimento sobre o violão hoje. Quero prosseguir nessa jornada."
Toscano prefere evitar o tom mais crítico quando fala da busca por apoio cultural. ""Não é fácil, mas estamos confiantes"", comentou. Ele conta, nessa empreitada, com a ajuda do produtor Marco de Almeida, da MDA International, que tem procurado parcerias para viabilizar a ida do violonista à Inglaterra. Quem se interessar em apoiar o empreendimento, pode manter contato pelo e-mail marcustoscanoviolao@gmail.com, ou pelos telefones (15) 3211.1360,ou 9614.5606.
-------------------------------------------------------------------------
Festival de Verão de Tietê, SP, tem mais de 40 atrações musicais
A cidade de Tietê, no interior de São Paulo, realiza, a partir desta sexta-feira (20), o projeto “Verão Cultural 2012”, que vai trazer atrações musicais de diversos estilos para o município até o dia 15 de fevereiro.Os shows vão acontecer nos palcos da avenida Fernando Costa, Secretaria de Cultura e Escola “Plínio Rodrigues de Moraes”. As apresentações terão início sempre às 20h e trarão ao público artistas de rock, gospel, sertanejo, hip hop, samba e pagode.
Dentre as 44 atrações, os destaques ficam por conta do lançamento do CD do cantor gospel Jessé Oliveira no dia 11 de fevereiro e do espetáculo inédito do circo de teatro Tubinho, no encerramento da programação.
As atrações são gratuitas (exceto apresentação do Tubinho no dia 15/02). Confira abaixo a programação completa:
Dia 20/01 - Beira Rio, às 20hBANDA LIMOSINE OVER DRIVE
BANDA SANCTUS
BANDA HELLBOUNDDia 21/01 – Beira Rio, às 20hGRUPO FASCINASAMBA 20h
DJ W
DJ MASKOTE
GRUPO DIFUSÃO DE RUA
GRUPO AUDÁCIA
DJ CHIP - EDUARDODia 22/01 - Beira Rio, às 20hTRIO ZIRIGUIDUM
GRUPO CEBOLA NOS ZOIO – CHORINHO
GRUPO YNOCENCIADia 25/01 - Beira Rio, às 20hSHOW DO TUBINHO
PAULO CESAR - VOZ E VIOLÃODia 26/01 - Secretaria de Cultura, às 20hENCONTRO DE MUSICOS - CONSELHO DOS MUSICOSDia 27/01 - Beira Rio, às 20hBANDA MR BULDOG
BANDA IN ROCKDia 28/01 - Beira Rio, às 20hBANDA KUADRHA 30
BANDA VODKAJOEDia 29/01 - Beira Rio, às 20hPATRIC E PROFETA
BRAZINHA TORRES
RICARDO E MORALES
TONY SOUTTO E RHUAN
MARCOS E CLAUDIODia 03/02 - Beira Rio, às 20hBANDA RUSH COVER
BANDA ROCKLANDDia 04/02 - Beira Rio, às 20hBANDA MIX 360º
BANDA CHIP 7
COREOGRAFIA DO CURSO DE DANÇA RITMICA DA OFICINA CULTURAL
CRISTIANO GUERREIRODia 05/02 - Beira Rio, às 20hGRUPO PERITOS DA RUA
GRUPO EMANUEL
COREOGRAFIA DO CURSO DE DANÇA RITMICA DA OFICINA CULTURAL
GRUPO CONSTELAÇÃODia 10/02 - Beira Rio, às 20hBANDA CREEDENCE COVER AND COMPANY
BANDA ROCK HISTÓRIADia 11/02 - Beira Rio, às 20hLILIAN LADISLAU
KEROLIN ARMELIN
GISELE RIBEIRO
JESSE OLIVEIRA - LANÇAMENTO DO CDDia 12/02 - Beira Rio, às 20hGRUPO VIRTUDE
GRUPO FISIONOMIA RAP
GRUPO MULEKE TRAVESSODia 15/02 - Escola Plínio, às 20hCIRCO DE TEATRO TUBINHO
ESPETACULO INEDITO
----------------------------------------------------------------------------------
"Priscilla" estreia em março com famoso ônibus colorido
Um ônibus colorido, quase psicodélico, deve chegar a São Paulo em março do próximo ano. Mundialmente conhecido como "Priscilla", virá de navio, desde a Espanha. E seu porto final será o Teatro Bradesco, onde, no dia 16 daquele mês, estreia o musical "Priscilla, Rainha do Deserto". "Só essa transferência vai custar R$ 1,5 milhão", anunciou Leonardo Ganem, diretor-geral da GEO Eventos, empresa que, associada à Base Entertainment, será responsável pela produção brasileira. "É um investimento caro, mas justificável para trazer um espetáculo que estreou há pouco tempo na Broadway."
Essa é a meta da parceria das duas empresas, dispostas a investir em grandes eventos culturais - em abril, por exemplo, será a vez do Lollapalooza, que vai acontecer no Jockey Club. "Nosso objetivo é trazer musicais novos, que não tenham ainda iniciado carreira lá fora", emenda Ganem. E "Priscilla" é o abre-alas: na Broadway, o musical estreou em março deste ano, depois de grande sucesso de público na Austrália e em Londres. A estrutura que vem ao Brasil é a que está atualmente em cartaz na capital inglesa. Leonardo Ganem não revelou valores mas, a julgar pelo custo do transporte do ônibus, é de se esperar uma produção próxima dos R$ 10 milhões. Afinal, o elenco brasileiro já está escalado com 27 integrantes, dos quais dois atores mirins.
Alguns estão ainda em atividade, como o jovem e talentoso André Torquato, de apenas 18 anos - ele está em "As Bruxas de Eastwick". E também um veterano, Saulo Vasconcelos, grande estrela do teatro musical brasileiro, em cartaz com "Mamma Mia!" "O mercado está aquecido, a ponto de eu emendar um trabalho no outro", comemora Vasconcelos que, antes do "Mamma", esteve em "Cats". Ele também viverá um papel inédito no palco: o de um homem que se apaixona por outro. "Serei Bob, o mecânico que embarca no ônibus das drags e que vai ter um relacionamento com Bernadette."
Por conta do curto período entre a estreia mundial e a brasileira de "Priscilla", praticamente nenhum ator do elenco conseguiu assistir ainda ao musical. "Pretendo ver agora em dezembro, em Nova York", conta Torquato, que viverá Adam, conhecido como Felicia, a mais espevitada das drags. "No cinema, o papel foi interpretado por Guy Pearce, que deixou uma marca profunda", comenta. "Mesmo assim, já estou preparando a minha versão do papel."
"Priscilla" foi um grande sucesso no cinema, nos anos 1990. A ideia partiu do diretor australiano Stephan Elliott que, inicialmente, planejava um musical tradicional. Não encontrou produtores interessados no projeto. Fã de Carmen Miranda, ele mudou de planos e passou a pensar em drag queens. Imaginou duas drags e um transexual percorrendo o deserto australiano. Uma imagem não lhe saía da cabeça: uma das drags, de pé sobre um ônibus cor-de-rosa, desfralda o manto de lamê, como se fosse uma bandeira. Recriada na tela grande, tornou-se um símbolo.
A transexual Bernadette será vivida por Ruben Gabira, enquanto a outra drag, Mitzi, por Luciano Andrey. Uma das divas ganha interpretação da atriz Simone Gutierrez, que brilhou em "Hairspray". A experiente Tania Nardini assina a coreografia enquanto Miguel Briamonte comandará a orquestra. (Ubiratan Brasil - AE)
-----------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino no Sesi
O SESI-SP sediará a 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, de 2 de setembro a 29 de novembro, com exibição de 13 longas-metragens e 33 curtas-metragens em sessões gratuitas.
O SESI Cinema na contínua difusão do cinema nacional destaca a rica produção nordestina. Em sua 6ª edição, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino visa fomentar esse importante pólo de produção audiovisual e de organização de festivais cinematográficos, além de atrair o público retratado e de grande contingência em São Paulo, o próprio povo nordestino.
A seleção reuniu 46 títulos de diversos períodos e estados Nordestinos, dos quais destacam-se 13 longas-metragens: A Cidade das Mulheres; O Homem que Engarrafava Nuvens; Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife; A Filha do Advogado; A Valise foi Trocada; O Grão; Juazeiro a Nova Jerusalém; Deserto Feliz; Avenida Brasília Formosa; Corisco e Dada; Patativa do Assaré - Ave Poesia; Pan-Cinema Permanente e Areia dos Lençóis.
A intensa produção de animações e curtas-metragens estará reunida em 3 sessões especiais e duas sessão de curtas infantis.
Os filmes serão exibidos em formato DVD em sessões semanais e gratuitas nas seguintes cidades: Araraquara, Birigüi, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina e Vila das Mercês).
Para enriquecer a mostra será oferecido em cada unidade um debate sobre o a produção audiovisual do nordeste e sua importância na história do cinema nacional.
Promovido pelo SESI-SP, entidade do Sistema FIESP, a mostra dá continuidade ao projeto SESI Cinema, criado em 2005. O objetivo é democratizar o acesso às produções e oferecer, através de mostras temáticas, um panorama variado e rico da cinematografia mundial, em particular o nacional, no intuito de formar platéia para a arte cinematográfica.
SESI Cinema – 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Local: SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco.
Datas: de 2 de setembro a 29 de novembro.
Curtas-metragens Fora do eixo - 20/9 / terça-feira / 10h / 12 anos
Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife - 20/9 / terça-feira / 14h /livre
Curtas-metragens Diversidade - 27/9 / terça-feira / 20h / 14 anos
Mostra de curtas infantis 02 -11/10 / terça-feira / 10h / livre
Mostra de curtas infantis 01 - 11/10 / terça-feira / 14h / livre
Deserto Feliz -16/10 / domingo / 19h / 18 anos
Patativa do Assaré - Ave poesia -18/10 / terça-feira /10h / livre
Alumia - 29/10 / sábado /10h / livre
Avenida Brasília Formosa - 1/11 / terça-feira / 10h /12 anos
Pan-cinema permanente - 1/11 / terça-feira /14h / 10 anos
Mesa Redonda - 3/11 / quinta-feira / 17h / livre
A filha do advogado - 8/11 / terça-feira / 20h / livre
A cidade das mulheres / 29/11 / terça-feira / 14h / livre
Entrada: franca
Informações: (15) 3275.7949
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa é a meta da parceria das duas empresas, dispostas a investir em grandes eventos culturais - em abril, por exemplo, será a vez do Lollapalooza, que vai acontecer no Jockey Club. "Nosso objetivo é trazer musicais novos, que não tenham ainda iniciado carreira lá fora", emenda Ganem. E "Priscilla" é o abre-alas: na Broadway, o musical estreou em março deste ano, depois de grande sucesso de público na Austrália e em Londres. A estrutura que vem ao Brasil é a que está atualmente em cartaz na capital inglesa. Leonardo Ganem não revelou valores mas, a julgar pelo custo do transporte do ônibus, é de se esperar uma produção próxima dos R$ 10 milhões. Afinal, o elenco brasileiro já está escalado com 27 integrantes, dos quais dois atores mirins.
Alguns estão ainda em atividade, como o jovem e talentoso André Torquato, de apenas 18 anos - ele está em "As Bruxas de Eastwick". E também um veterano, Saulo Vasconcelos, grande estrela do teatro musical brasileiro, em cartaz com "Mamma Mia!" "O mercado está aquecido, a ponto de eu emendar um trabalho no outro", comemora Vasconcelos que, antes do "Mamma", esteve em "Cats". Ele também viverá um papel inédito no palco: o de um homem que se apaixona por outro. "Serei Bob, o mecânico que embarca no ônibus das drags e que vai ter um relacionamento com Bernadette."
Por conta do curto período entre a estreia mundial e a brasileira de "Priscilla", praticamente nenhum ator do elenco conseguiu assistir ainda ao musical. "Pretendo ver agora em dezembro, em Nova York", conta Torquato, que viverá Adam, conhecido como Felicia, a mais espevitada das drags. "No cinema, o papel foi interpretado por Guy Pearce, que deixou uma marca profunda", comenta. "Mesmo assim, já estou preparando a minha versão do papel."
"Priscilla" foi um grande sucesso no cinema, nos anos 1990. A ideia partiu do diretor australiano Stephan Elliott que, inicialmente, planejava um musical tradicional. Não encontrou produtores interessados no projeto. Fã de Carmen Miranda, ele mudou de planos e passou a pensar em drag queens. Imaginou duas drags e um transexual percorrendo o deserto australiano. Uma imagem não lhe saía da cabeça: uma das drags, de pé sobre um ônibus cor-de-rosa, desfralda o manto de lamê, como se fosse uma bandeira. Recriada na tela grande, tornou-se um símbolo.
A transexual Bernadette será vivida por Ruben Gabira, enquanto a outra drag, Mitzi, por Luciano Andrey. Uma das divas ganha interpretação da atriz Simone Gutierrez, que brilhou em "Hairspray". A experiente Tania Nardini assina a coreografia enquanto Miguel Briamonte comandará a orquestra. (Ubiratan Brasil - AE)
-----------------------------------------------------------------
Itu será sede do 5º Festival Cinema Mundo
A cidade de Itu sediará mais uma edição do Festival Cinema Mundo e a Mostra Competitiva de Curtas e Longas-metragens Ibero-americanos, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luis, localizado na Rua Paula Souza, 492, Centro.
O público do Festival, que chega a sua 5ª edição, poderá prestigiar as exibições, gratuitas, de mais de 40 filmes, entre Curtas e Longas-Metragens, que concorrerão à Mostra Competitiva de Cinema Ibero-americano.
Além da exibição de filmes, o Festival também oferece ao público cursos gratuitos de "Roteiro Cinematográfico" e "Introdução à Crítica de Cinema".
"O Festival busca, desde sua primeira edição, promover a difusão do cinema, abordando questões estéticas e de produção. Mas nosso objetivo maior é promover a integração entre cineastas, estudantes e cinéfilos, levando a cultura cinematográfica nacional para o interior", explica Renata Saraceni, idealizadora e organizadora do Cinema Mundo.
Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens deste ano irá distribuir R$ 18 mil em premiações. A competição irá reunir Documentários, Ficção, Animação e Filmes Experimentais.
O Presidente do Júri da Mostra Competitiva de Longas-Metragens será o cineasta Carlos Reichenback e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens o cineasta Luis Rosemberg Filho. O público também poderá participar da escolha, selecionando o filme que receberá o prêmio Cinema Mundo.
Na Mostra Competitiva haverá uma categoria especial para filmes produzidos apenas no interior paulista, e que concorrerão ao troféu Raiz.
Histórico do Festival
Desde a primeira edição, realizada em 2007, o Cinema Mundo reuniu produções, produtores e diretores de mais de dez países e homenageou artistas consagrados como Anselmo Duarte, José Mojica Marins, Paulo Betti entre outros. Em 2010 o festival tornou-se Ibero-americano em razão da mostra competitiva de curtas entre os países que compõem este eixo.
Mais informações: http://www.cinemamundo.net.br Artista de Itapetininga produz obras reconhecidas no Exterior
A cidade de Itu sediará mais uma edição do Festival Cinema Mundo e a Mostra Competitiva de Curtas e Longas-metragens Ibero-americanos, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luis, localizado na Rua Paula Souza, 492, Centro.
O público do Festival, que chega a sua 5ª edição, poderá prestigiar as exibições, gratuitas, de mais de 40 filmes, entre Curtas e Longas-Metragens, que concorrerão à Mostra Competitiva de Cinema Ibero-americano.
Além da exibição de filmes, o Festival também oferece ao público cursos gratuitos de "Roteiro Cinematográfico" e "Introdução à Crítica de Cinema".
"O Festival busca, desde sua primeira edição, promover a difusão do cinema, abordando questões estéticas e de produção. Mas nosso objetivo maior é promover a integração entre cineastas, estudantes e cinéfilos, levando a cultura cinematográfica nacional para o interior", explica Renata Saraceni, idealizadora e organizadora do Cinema Mundo.
Mostra Competitiva
A Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens deste ano irá distribuir R$ 18 mil em premiações. A competição irá reunir Documentários, Ficção, Animação e Filmes Experimentais.
O Presidente do Júri da Mostra Competitiva de Longas-Metragens será o cineasta Carlos Reichenback e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens o cineasta Luis Rosemberg Filho. O público também poderá participar da escolha, selecionando o filme que receberá o prêmio Cinema Mundo.
Na Mostra Competitiva haverá uma categoria especial para filmes produzidos apenas no interior paulista, e que concorrerão ao troféu Raiz.
Histórico do Festival
Desde a primeira edição, realizada em 2007, o Cinema Mundo reuniu produções, produtores e diretores de mais de dez países e homenageou artistas consagrados como Anselmo Duarte, José Mojica Marins, Paulo Betti entre outros. Em 2010 o festival tornou-se Ibero-americano em razão da mostra competitiva de curtas entre os países que compõem este eixo.
Mais informações: http://www.cinemamundo.net.br Artista de Itapetininga produz obras reconhecidas no Exterior
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Europalia abre mostra de cultura brasileira na Bélgica
Somente na semana passada as obras que figurariam na exposição Brazil.Brasil, mostra que inaugura hoje oficialmente a edição do festival Europalia, na Bélgica, saíram em contêineres de solo brasileiro para chegar, finalmente, a Bruxelas. "Na realidade, é uma evidência clara de que tudo estava atrasado", afirmou à reportagem Adriano de Aquino, curador-geral da apresentação brasileira no evento.
O Europalia, festival bienal belga que ocorre desde 1969, homenageia, este ano, o Brasil. A presidente Dilma Rousseff participa da abertura do evento, entretanto, um clima de incertezas, crises e cortes marcou, ao longo do ano, a preparação da programação do evento.
Artista plástico, Adriano de Aquino substituiu este ano, por escolha da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o curador Paulo Herkenhoff, que havia sido convidado no ano passado a preparar o Europalia.Brasil. O ministério afirmou que a troca se deu por cortes de gastos: a proposta inicial de Herkenhoff era muito alta - orbitando entre R$ 60 e 70 milhões, como afirmou o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz. O orçamento do evento investido pelo Brasil ficou, afinal, em R$ 28 milhões, mas a Bélgica também entrou com cerca de 10 milhões de euros para a realização do festival.
Redução de dinheiro e pouco tempo para preparar uma programação que deveria ser de peso para apresentar os destaques da cultura brasileira foram os sinais evidentes da crise que se alocou na realização do Europalia.Brasil.
"Eu acho que o Chico Buarque traria uma questão interessante e ele não vai, o Edu Lobo também, e são nomes que não foram escalados, por exemplo, mas os curadores de cada área tiveram autonomia para realizar a programação", afirma Aquino, completando que problemas de agendas e outros entraves ocorreram no processo. "Minha sensação é que poderia ter sido melhor se houvesse mais tempo, mas deixar para o último minuto é algo natural da cultura brasileira", diz o artista e produtor Marcello Dantas, que criou o pavilhão de entrada do evento no Mont Des Arts em Bruxelas.
O Europalia.Brasil terá mais de 400 eventos previstos até 15 de janeiro - e não apenas na Bélgica, mas em países vizinhos também -, selecionados e preparados pela curadoria de Flora Süssekind (literatura); Benjamim Taubkin (música); João Carlos Couto (artes cênicas); Cinemateca Brasileira (cinema); e um time amplo de mais de 30 curadores para artes visuais - entre os convidados Ronaldo Brito, Ana Maria de Moraes Belluzzo, Julio Bandeira, Guilherme Bueno, Sonia Salcedo e Valéria Piccoli.
As exposições, 17 no total, que serão inauguradas até dia 20, tornaram-se o núcleo com mais concentração de investimentos, com estimativa de montante entre R$ 17 e 20 milhões do total do orçamento, como afirma Aquino. A exposição Brazil.Brasil apresentará na Europa cerca de 265 obras que representam o País do século 19 até a arte moderna. Mas há ainda Art in Brazil, com núcleos dedicados a fazer um panorama da produção nacional da década de 1950 e 2011; mostra Índios do Brasil, com 290 objetos, A Rua, que concentra criações realizadas no Rio de Janeiro; e exibições em homenagem aos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi e ao designer Sergio Bernardes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Europalia, festival bienal belga que ocorre desde 1969, homenageia, este ano, o Brasil. A presidente Dilma Rousseff participa da abertura do evento, entretanto, um clima de incertezas, crises e cortes marcou, ao longo do ano, a preparação da programação do evento.
Artista plástico, Adriano de Aquino substituiu este ano, por escolha da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o curador Paulo Herkenhoff, que havia sido convidado no ano passado a preparar o Europalia.Brasil. O ministério afirmou que a troca se deu por cortes de gastos: a proposta inicial de Herkenhoff era muito alta - orbitando entre R$ 60 e 70 milhões, como afirmou o secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz. O orçamento do evento investido pelo Brasil ficou, afinal, em R$ 28 milhões, mas a Bélgica também entrou com cerca de 10 milhões de euros para a realização do festival.
Redução de dinheiro e pouco tempo para preparar uma programação que deveria ser de peso para apresentar os destaques da cultura brasileira foram os sinais evidentes da crise que se alocou na realização do Europalia.Brasil.
"Eu acho que o Chico Buarque traria uma questão interessante e ele não vai, o Edu Lobo também, e são nomes que não foram escalados, por exemplo, mas os curadores de cada área tiveram autonomia para realizar a programação", afirma Aquino, completando que problemas de agendas e outros entraves ocorreram no processo. "Minha sensação é que poderia ter sido melhor se houvesse mais tempo, mas deixar para o último minuto é algo natural da cultura brasileira", diz o artista e produtor Marcello Dantas, que criou o pavilhão de entrada do evento no Mont Des Arts em Bruxelas.
O Europalia.Brasil terá mais de 400 eventos previstos até 15 de janeiro - e não apenas na Bélgica, mas em países vizinhos também -, selecionados e preparados pela curadoria de Flora Süssekind (literatura); Benjamim Taubkin (música); João Carlos Couto (artes cênicas); Cinemateca Brasileira (cinema); e um time amplo de mais de 30 curadores para artes visuais - entre os convidados Ronaldo Brito, Ana Maria de Moraes Belluzzo, Julio Bandeira, Guilherme Bueno, Sonia Salcedo e Valéria Piccoli.
As exposições, 17 no total, que serão inauguradas até dia 20, tornaram-se o núcleo com mais concentração de investimentos, com estimativa de montante entre R$ 17 e 20 milhões do total do orçamento, como afirma Aquino. A exposição Brazil.Brasil apresentará na Europa cerca de 265 obras que representam o País do século 19 até a arte moderna. Mas há ainda Art in Brazil, com núcleos dedicados a fazer um panorama da produção nacional da década de 1950 e 2011; mostra Índios do Brasil, com 290 objetos, A Rua, que concentra criações realizadas no Rio de Janeiro; e exibições em homenagem aos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi e ao designer Sergio Bernardes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pianista itapetiningana se apresenta no Festival de Tatuí no dia 20
A talentosa pianista itapetiningana Catarina Domenici, que é professora na Universidade do Rio Grande do Sul, apresenta seu recital no Festival Internacional de Pianistas de Tatuí, no dia 20 de outubro as 20h30.
Catarina Leite Domenici possui uma carreira ativa como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos com Angelina Colombo Ragazzi em Itapetininga, SP. Posteriormente recebeu bolsa de estudos para o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde estudou com Homero Magalhães (piano), Maria José Carrasqueira (música de câmara) e Homero Lotito (jazz), além de ter participado de vários masterclasses com Yara Bernette. Ao ingressar no curso de Bacharelado em Piano da UNESP na classe de Beatriz Balzi foi convidada por John Boudler a integrar o Grupo de Percussão do Instituto de Artes do Planalto (Grupo PIAP), junto ao qual atuou até a sua graduação. Recebeu bolsa de estudos do CNPq para realizar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music, onde foi assistente de Rebecca Penneys.
Como solista, recebeu o Troféu Açorianos de Melhor Instrumentista do ano de 2004, o Prêmio Lizie Teege Mason (1998) de melhor pianista da Eastman School of Music e o Performer’s Certificate em 1999, tendo também sido premiada no Chautauqua International Piano Concerto Competition (1995) e no 2º Concurso de Piano da Cidade de Araçatuba (1991). Tem realizado recitais no Brasil e nos EUA, buscando sempre apresentar ao público obras de jovens compositores. Com mais de 20 anos dedicados à performance da música contemporânea, Catarina se apresentou em vários festivais tais como o June in Buffalo, Heidelberg New Music Festival, Chautauqua Music Festival, Festival Música Nova, Contemporâneo-RS, Encompor, Bienal de Música Contemporânea de Belo Horizonte, estreiando centenas de obras. Em 2003 foi agraciada com o prêmio FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre para gravar um CD com obras de oito compositores jovens nascidos em Porto Alegre na década de 60. Com a maioria das obras especialmente compostas para Catarina, o CD Porto 60 recebeu o Prêmio Açorianos de Menção Especial em 2004 e arrancou do critico Juarez Fonseca as seguintes linhas: “Melhor do que tocar bem piano é ter ideias e vislumbrar o novo que os ‘normais’ não vêem. E, aí, fazê-los ver. De uma só tacada, com o CD Porto 60 a pianista Catarina Domenici enfatiza a excelência de uma geração de compositores eruditos nascidos em Porto Alegre na década de 60, e se revela a melhor intérprete deles. … Seu CD ultrapassa a condição de registro para se tornar referência.”
Outras colaborações com compositores incluem os CDs Plural, com obras para piano e meios eletrônicos de James Correa e Eduardo Miranda; Volume 2 (Luciano Zanatta); Tudo Muda (Flávio Oliveira). Em 2009 foi convidada pelo compositor italiano Paolo Cavallone para gravar a peça “Confini” para piano solo, juntando-se a grandes nomes da música contemporânea como James Avery, Magnus Anderson, Tony Arnold e Jean Kopperud no CD Confini, a ser lançado pela RAI trade e pelo Center for 21st-Century Music da University at Buffalo. Em 2011 colaborou com a coreógrafa Maria Waleska van Helden e com o diretor Décio Antunes no espetáculo “Cem metros de valsa e um grama” (Premio Funarte Klauss Vianna de Dança) executando ao vivo obras de Chopin.
Sua atuação como camerista rendeu-lhe os seguintes prêmios: prêmio especial do júri de Melhor Camerista do VII Prêmio Eldorado de Música; primeiro lugar e prêmio de melhor intérprete de música brasileira no 6º Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (Quinteto Scarlatti), Troféu Açorianos de Melhor Grupo de Música de Câmara pelo CD Kinematic (Musitrio); primeiro lugar no II Prêmio Eldorado de Música e Prêmio Lei Sarney de Revelação de Grupo Instrumental (Grupo PIAP). Como pianista do Ensemble Novo Horizonte, recebeu o prêmio de Melhor Gravação de Obra Experimental da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) pelo CD Brasil! New Music vol 1. Nos anos de 2006-2009 foi membro da Slee Sinfonieta em Buffalo (NY), tendo colaborado com diversos compositores e regentes tais como Harvey Sollberger, Charles Wuorinen, Brad Lubman e Andrew Rindfleisch em concertos, residências e gravações.
É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 onde atua na Pós-Graduação, na Graduação e na Educação à Distancia, tendo também exercido a docência na Eastman School of Music (1999-2000), Chautauqua Festival (2007-2009), Eastman Community Music School (2006-2009), University at Buffalo (2007-2009), Nazareth College (2008) e Finger Lakes Community College (2006-2007). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil (UFPB, UDESC, EMBAP, UFPEL, UFSM) e nos EUA (Chautauqua Festival, Western New York Pianos Teachers Forum). Em 2010 foi convidada para coordenar a interdisciplina de teclado no curso de Licenciatura à Distância da UFRGS, que visa formar educadores musicais para a rede de ensino público, sendo responsável pela elaboração do material didático e pela introdução de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Como pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS tem diversos trabalhos na área da performance e cognição musical publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Entre 2008-2009 realizou Pós-doutorado na University at Buffalo desenvolvendo pesquisa sobre as interações entre compositores e intérpretes na musica contemporânea. Os resultados desta pesquisa tem sido apresentados em congressos internacionais (“The Performer’s Voice”, Singapura, 2009; “Performa”, Portugal, 2011) e nacionais (XX Congresso da ANPPOM, Florianópolis, 2010; XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, 2011). Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da recém criada Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).
Sua atuação como camerista rendeu-lhe os seguintes prêmios: prêmio especial do júri de Melhor Camerista do VII Prêmio Eldorado de Música; primeiro lugar e prêmio de melhor intérprete de música brasileira no 6º Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (Quinteto Scarlatti), Troféu Açorianos de Melhor Grupo de Música de Câmara pelo CD Kinematic (Musitrio); primeiro lugar no II Prêmio Eldorado de Música e Prêmio Lei Sarney de Revelação de Grupo Instrumental (Grupo PIAP). Como pianista do Ensemble Novo Horizonte, recebeu o prêmio de Melhor Gravação de Obra Experimental da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) pelo CD Brasil! New Music vol 1. Nos anos de 2006-2009 foi membro da Slee Sinfonieta em Buffalo (NY), tendo colaborado com diversos compositores e regentes tais como Harvey Sollberger, Charles Wuorinen, Brad Lubman e Andrew Rindfleisch em concertos, residências e gravações.
É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 onde atua na Pós-Graduação, na Graduação e na Educação à Distancia, tendo também exercido a docência na Eastman School of Music (1999-2000), Chautauqua Festival (2007-2009), Eastman Community Music School (2006-2009), University at Buffalo (2007-2009), Nazareth College (2008) e Finger Lakes Community College (2006-2007). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil (UFPB, UDESC, EMBAP, UFPEL, UFSM) e nos EUA (Chautauqua Festival, Western New York Pianos Teachers Forum). Em 2010 foi convidada para coordenar a interdisciplina de teclado no curso de Licenciatura à Distância da UFRGS, que visa formar educadores musicais para a rede de ensino público, sendo responsável pela elaboração do material didático e pela introdução de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Como pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS tem diversos trabalhos na área da performance e cognição musical publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Entre 2008-2009 realizou Pós-doutorado na University at Buffalo desenvolvendo pesquisa sobre as interações entre compositores e intérpretes na musica contemporânea. Os resultados desta pesquisa tem sido apresentados em congressos internacionais (“The Performer’s Voice”, Singapura, 2009; “Performa”, Portugal, 2011) e nacionais (XX Congresso da ANPPOM, Florianópolis, 2010; XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, 2011). Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da recém criada Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há 15 anos morria o cantor Renato Russo
Há 15 anos morria o cantor Renato Russo
No dia 11 de outubro de 1996, morria Renato Russo. O cantor foi vítima de complicações decorrentes da AIDS. Apesar de ser soropositivo desde 1990, ele nunca chegou a assumir publicamente a doença.
Renato Russo nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, e se mudou para Brasília em 1973. Batizado como Renato Manfredini Jr., ele criou o apelido para homenagear coletivamente os filósofos Jean-Jaques Rousseau e Bertrand Russel e também o pintor Henri Rousseau. Na capital federal, começou a sua primeira banda em 1978, o Aborto Elétrico. O grupo, que tinha os irmãos Fê e Flávio Lemos na bateria e no baixo, respectivamente foi o embrião tanto do Capital Inicial, onde os dois tocam até hoje, e da Legião Urbana.
O grupo, que também contava com Dado Villa-lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria lançou em 1984 seu disco de estreia, auto-intitulado, e que tinha sucessos como Será, Ainda é cedo, Por Enquanto e Geração Coca-cola. Depois se seguiram Dois, de 1986, que tinha Eduardo e Mônica, Tempo perdido e Índios, Que País É Este, que mostrou a música título e Faroeste Cabloco e As quatro estações, de 1989, que trouxe músicas como Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas e Monte Castelo.
Esses quatro discos alçaram Renato Russo ao alto escalão de compositores nacionais e pavimentou a fama da Legião Urbana,que perduraria até 1996. Bissexual assumido, Renato Russo ainda lutou contra o preconceito e homenageou uma revolta homossexual no disco solo The Stonewall Celebration Concert, de 1994.
Debilitado no fim, Renato Russo se recusou a tirar fotos para A Tempestade ou O Livro dos Dias, último álbum lançado com ele ainda em vida. Ele teria a morte anunciada 21 dias após o lançamento do disco. Com o falecimento do vocalista, Dado e Bonfá anunciaram o fim da Legião Urbana, que ainda segue vendendo discos e mantêm uma base fiel de fãs.
Renato Russo nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, e se mudou para Brasília em 1973. Batizado como Renato Manfredini Jr., ele criou o apelido para homenagear coletivamente os filósofos Jean-Jaques Rousseau e Bertrand Russel e também o pintor Henri Rousseau. Na capital federal, começou a sua primeira banda em 1978, o Aborto Elétrico. O grupo, que tinha os irmãos Fê e Flávio Lemos na bateria e no baixo, respectivamente foi o embrião tanto do Capital Inicial, onde os dois tocam até hoje, e da Legião Urbana.
O grupo, que também contava com Dado Villa-lobos na guitarra e Marcelo Bonfá na bateria lançou em 1984 seu disco de estreia, auto-intitulado, e que tinha sucessos como Será, Ainda é cedo, Por Enquanto e Geração Coca-cola. Depois se seguiram Dois, de 1986, que tinha Eduardo e Mônica, Tempo perdido e Índios, Que País É Este, que mostrou a música título e Faroeste Cabloco e As quatro estações, de 1989, que trouxe músicas como Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Meninos e Meninas e Monte Castelo.
Esses quatro discos alçaram Renato Russo ao alto escalão de compositores nacionais e pavimentou a fama da Legião Urbana,que perduraria até 1996. Bissexual assumido, Renato Russo ainda lutou contra o preconceito e homenageou uma revolta homossexual no disco solo The Stonewall Celebration Concert, de 1994.
Debilitado no fim, Renato Russo se recusou a tirar fotos para A Tempestade ou O Livro dos Dias, último álbum lançado com ele ainda em vida. Ele teria a morte anunciada 21 dias após o lançamento do disco. Com o falecimento do vocalista, Dado e Bonfá anunciaram o fim da Legião Urbana, que ainda segue vendendo discos e mantêm uma base fiel de fãs.
Ela é autodidata, diz que já "nasceu pintando", tem obras nos Estados Unidos e Europa e acaba de ser convidada para participar de mais um catálogo de artes plásticas, com expoentes da pintura no Brasil. Tais façanhas, podem ser interpretadas como talento, sem problemas. O que chega a causar estranhamento, é como a artista plástica Claudia Cleto, 46 anos, natural de Itapetininga mas que há 10 anos mora em Sorocaba, consegue conciliar a rotina de produção contínua, com uma agenda bastante tumultuada de professora em escolas públicas e particulares de Sorocaba. "Comecei a substituir em escolas mas sem querer dar aulas, no fim, nunca mais saí da sala", explica ela, que comemora a recente mudança no currículo do ensino de Artes, que hoje permite que o professor trabalhe de uma forma mais intensa e prazerosa o tema, tanto para o educador quanto para o aluno.
E é um meio as obrigações da docência, que arruma tempo para criar seus quadros, sempre explodindo em cores vibrantes. "Sou apaixonada por cores, é o meu diferencial", defende ela. Se bem que nem precisava de uma defesa, basta analisar rapidamente as obras da artista para perceber que os tons quentes, principalmente o vermelho, são os preferidos.
Entre paisagens bucólicas, retratos de pessoas, imagens abstratas, sobressaem as flores, em diversas leituras de bromélias e rosas, as prediletas da artista.
Pinceladas na memória
Para além da imagem em cores, Claudia guarda em cada traço dos quadros histórias que rememora a cada olhada. "Este tem uma história legal", avisa ela na apresentação de cada obra. E não trata-se de exagero; ela remete a cada quadro uma lembrança. Mesmo assim, não questione o total de obras que já produziu, ela não sabe. "Nunca contei, mas foram muitas", fala ao enfocar que algumas delas já atravessaram fronteiras, e estão nos Estados Unidos e na Inglaterra. "O que está em Miami foi encomendado por uma pessoa que é natural de Caracas mas mora nos Estados Unidos, como gostou da minha pintura e das minhas cores, pediu para que reproduzisse ruas de Caracas para que se lembrasse do passado", conta ela, que apenas não se sente muito à vontade na produção de retratos. "Eu até faço, mas as pessoas têm a expectativa da perfeição, o que te prende muito na imagem. Mas o artista não copia, cria, então me sinto um pouco amarrada", desabafa.
No Brasil, além de sua casa, é possível encontrar suas obras em galerias paulistanas, como a conceituada Mali Villas-Bôas. A galerista gostou tanto das cores e traço de Claudia que ainda a convidou para participar de seu primeiro catálogo de artistas, lançado este ano.
Depois do sucesso com o catálogo de Mali, a artista foi recentemente convidada para participar de outro catálogo. "Mas este é mais grosso e tem maior visibilidade, além de homenagear artistas consagrados", orgulha-se a artista que tem o talento do desenho e da pintura no "DNA". "Tanto do lado do meu pai quanto da minha mãe há muitos bons desenhistas. Eu mesma me lembro de, ainda pequena, ver meu pai pintando paisagens bucólicas em telhas. Mas ninguém seguiu carreira", recorda ela, que enquanto não conclui seu site, disponibiliza a imagem dos seus quadros na página do Facebook. (JCS)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tatuí se prepara para o Festival de MPB – III Torneio Estadual de Cururu
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tatuí se prepara para o Festival de MPB – III Torneio Estadual de Cururu
O Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, sedia a segunda rodada do “Esquenta Cururu” neste domingo, 2. O evento tem início às 19h, com entrada franca, e é considerado preparativo para o 18o Festival de MPB – III Torneio Estadual de Cururu, programado para acontecer nos dias 17, 18 e 19 de novembro.
A segunda rodada traz apresentações dos cururueiros: Dito Carrara e Andinho, de Sorocaba; Manesinho Moreira, que representa a cidade de Tietê; e Gilmar Inácio, que defende o município de Cerquilho.
Segundo divulgou a assessoria de imprensa da escola de música, as rodadas denominadas de “Esquenta” são uma forma dos competidores e público se familiarizarem com o palco do Teatro “Procópio Ferreira”, que receberá os participantes após um hiato de mais de 30 anos.
Na primeira edição, no dia 21 de agosto, o Conservatório de Tatuí recebeu aproximadamente 200 pessoas, que prestigiaram os desafios. O Torneio Estadual Cururu visa estimular a difusão do cururu no Estado de São Paulo e pretende integrar e promover o intercâmbio entre os participantes, além de multiplicar o conhecimento da cultura popular de raiz do Estado de São Paulo.
As inscrições ao 18º Festival de MPB Raiz e Tradição - III Torneio Estadual de Cururu podem ser feitas até o dia 21 deste mês. Serão oito duplas selecionadas para o III Torneio Estadual de Cururu, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a partir das 16h, em três fases diferentes: duas semifinais e uma final.
Das duplas selecionadas, quatro participam da primeira semifinal, no dia 17, e outras quatro da segunda semifinal, no dia 18. Os vencedores disputam a fase final, no dia 19.
Um júri formado por três pessoas de notório saber e efetiva militância no campo da arte popular será o responsável pelo julgamento dos embates. Serão avaliados itens como “abertura”, “interpretação”, “afinação”, “ritmo/entrosamento com o violeiro” e “presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/respeito ao tempo delimitado”. Todas as fases serão realizadas no Teatro “Procópio Ferreira”.
A dupla classificada em primeiro lugar receberá R$ 1 mil. Prêmios de R$ 800, R$ 600 e R$ 400 serão oferecidos às duplas que terminarem em 2o, 3o e 4o lugar, respectivamente. As quatro finalistas também receberão uma ajuda de custo de R$ 500. Todas as duplas ganharão troféus. O Troféu “Pedro Chiquito”, em homenagem ao importante cururueiro, será designado pela comissão julgadora.
Participação
Para se inscrever, as duplas interessadas devem procurar a secretaria, ou a diretoria responsável pela cultura de seu município. Cada cidade do Estado de São Paulo pode inscrever uma dupla para representá-la. Para efetuar a inscrição, a dupla e/ou agente municipal deve preencher a ficha de inscrição disponível para download no site www.conservatoriodetatui.org.br/cururu (ela também será enviada, via Correios, a todas as prefeituras do Estado de São Paulo) e entregá-la pessoalmente ou encaminhá-la pelos Correios ao Conservatório de Tatuí, rua São Bento, 415, Tatuí-SP, CEP 18270-020.
As duplas classificadas para as semifinais serão divulgadas a partir do dia 7 de novembro, no site do Conservatório de Tatuí. (JOP)-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino no Sesi
O SESI-SP sediará a 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, de 2 de setembro a 29 de novembro, com exibição de 13 longas-metragens e 33 curtas-metragens em sessões gratuitas.
O SESI Cinema na contínua difusão do cinema nacional destaca a rica produção nordestina. Em sua 6ª edição, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino visa fomentar esse importante pólo de produção audiovisual e de organização de festivais cinematográficos, além de atrair o público retratado e de grande contingência em São Paulo, o próprio povo nordestino.
A seleção reuniu 46 títulos de diversos períodos e estados Nordestinos, dos quais destacam-se 13 longas-metragens: A Cidade das Mulheres; O Homem que Engarrafava Nuvens; Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife; A Filha do Advogado; A Valise foi Trocada; O Grão; Juazeiro a Nova Jerusalém; Deserto Feliz; Avenida Brasília Formosa; Corisco e Dada; Patativa do Assaré - Ave Poesia; Pan-Cinema Permanente e Areia dos Lençóis.
A intensa produção de animações e curtas-metragens estará reunida em 3 sessões especiais e duas sessão de curtas infantis.
Os filmes serão exibidos em formato DVD em sessões semanais e gratuitas nas seguintes cidades: Araraquara, Birigüi, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina e Vila das Mercês).
Para enriquecer a mostra será oferecido em cada unidade um debate sobre o a produção audiovisual do nordeste e sua importância na história do cinema nacional.
Promovido pelo SESI-SP, entidade do Sistema FIESP, a mostra dá continuidade ao projeto SESI Cinema, criado em 2005. O objetivo é democratizar o acesso às produções e oferecer, através de mostras temáticas, um panorama variado e rico da cinematografia mundial, em particular o nacional, no intuito de formar platéia para a arte cinematográfica.
SESI Cinema – 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Local: SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco.
Datas: de 2 de setembro a 29 de novembro.
Curtas-metragens Fora do eixo - 20/9 / terça-feira / 10h / 12 anos
Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife - 20/9 / terça-feira / 14h /livre
Curtas-metragens Diversidade - 27/9 / terça-feira / 20h / 14 anos
Mostra de curtas infantis 02 -11/10 / terça-feira / 10h / livre
Mostra de curtas infantis 01 - 11/10 / terça-feira / 14h / livre
Deserto Feliz -16/10 / domingo / 19h / 18 anos
Patativa do Assaré - Ave poesia -18/10 / terça-feira /10h / livre
Alumia - 29/10 / sábado /10h / livre
Avenida Brasília Formosa - 1/11 / terça-feira / 10h /12 anos
Pan-cinema permanente - 1/11 / terça-feira /14h / 10 anos
Mesa Redonda - 3/11 / quinta-feira / 17h / livre
A filha do advogado - 8/11 / terça-feira / 20h / livre
A cidade das mulheres / 29/11 / terça-feira / 14h / livre
Entrada: franca
Informações: (15) 3275.7949
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mônica Salmaso lança, em Sorocaba, "Alma Lírica Brasileira"
"Alma Lírica Brasileira" é o título do show que a cantora Mônica Salmaso apresenta no Teatro Municipal, no próximo dia 10 de outubro (segunda-feira), em produção da MDA International. Acompanhada por Nelson Ayres (piano) e Teco Cardoso (flautas e saxofones), Mônica faz o que o material de divulgação chama de "passeio pelo cancioneiro popular, num garimpo de temas de sonoridade delicada, quase camerística".
O projeto, ela conta, surgiu espontaneamente, depois de uma temporada de shows. Mais exatamente, ao final de "Noites de Gala, Samba na Rua", seu trabalho anterior, ela foi convidada para produzir um espetáculo de formato reduzido. A cantora pensou, assim, no pianista Nelson Ayres para completar o trio. "Logo no primeiro ensaio, ao invés de adaptarmos os arranjos do repertório que estávamos fazendo por dois anos, novas músicas começaram a aparecer, resultado deste encontro. Ao final de um ano com este trio fazendo shows esporádicos, eu percebi que este trabalho resumia a expressão Alma Lírica Brasileira que eu sempre escutei sobre meu trabalho desde que comecei."
O repertório traz músicas do universo lírico da MPB, como a "Melodia Sentimental" (Villa Lobos), "Derradeira Primavera" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), "Lábios Que Beijei" (J. Cascata/Leonel Azevedo), "História de Lily Braun" (Chico/Edu Lobo), "Meu Rádio e Meu Mulato" (Herivelto Martins) e "Promessa de Violeiro" (Raul Torres e Celino).
O show integra a agenda do programa Conexão Vivo e foi também contemplado no edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac). Os ingressos para a apresentação estão à venda e podem ser adquiridos na Livros & Cia. do Esplanada Shopping, aos preços de R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3233-5165 e 3211-1360, ou, ainda, no site www.mdainternational.com.br .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Alma Lírica Brasileira" é o título do show que a cantora Mônica Salmaso apresenta no Teatro Municipal, no próximo dia 10 de outubro (segunda-feira), em produção da MDA International. Acompanhada por Nelson Ayres (piano) e Teco Cardoso (flautas e saxofones), Mônica faz o que o material de divulgação chama de "passeio pelo cancioneiro popular, num garimpo de temas de sonoridade delicada, quase camerística".
O projeto, ela conta, surgiu espontaneamente, depois de uma temporada de shows. Mais exatamente, ao final de "Noites de Gala, Samba na Rua", seu trabalho anterior, ela foi convidada para produzir um espetáculo de formato reduzido. A cantora pensou, assim, no pianista Nelson Ayres para completar o trio. "Logo no primeiro ensaio, ao invés de adaptarmos os arranjos do repertório que estávamos fazendo por dois anos, novas músicas começaram a aparecer, resultado deste encontro. Ao final de um ano com este trio fazendo shows esporádicos, eu percebi que este trabalho resumia a expressão Alma Lírica Brasileira que eu sempre escutei sobre meu trabalho desde que comecei."
O repertório traz músicas do universo lírico da MPB, como a "Melodia Sentimental" (Villa Lobos), "Derradeira Primavera" (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), "Lábios Que Beijei" (J. Cascata/Leonel Azevedo), "História de Lily Braun" (Chico/Edu Lobo), "Meu Rádio e Meu Mulato" (Herivelto Martins) e "Promessa de Violeiro" (Raul Torres e Celino).
O show integra a agenda do programa Conexão Vivo e foi também contemplado no edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac). Os ingressos para a apresentação estão à venda e podem ser adquiridos na Livros & Cia. do Esplanada Shopping, aos preços de R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3233-5165 e 3211-1360, ou, ainda, no site www.mdainternational.com.br .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Itapetininga será palco da final do Festival Sesi de Música 2011
A etapa final e a cerimônia de premiação do Festival Sesi de Música 2011 será realizado em Itapetininga. Neste ano o evento acontecerá no período de 23 a 27 de novembro, no Teatro do Sesi, localizado na Avenida Padre Antônio Brunetti.
A etapa final e a cerimônia de premiação do Festival Sesi de Música 2011 será realizado em Itapetininga. Neste ano o evento acontecerá no período de 23 a 27 de novembro, no Teatro do Sesi, localizado na Avenida Padre Antônio Brunetti.
Revelar talentos e valorizar a cultura musical entre trabalhadores da indústria é a proposta do Festival Sesi de Música, que está em sua quarta edição. Por meio do evento, trabalhadores da indústria ou de instituições conveniadas ao Sesi têm oportunidade de mostrar seu trabalho ligado à música de duas maneiras: através da interpretação ou composição.
O Festival Sesi Música 2011 - Edição São Paulo - terá sua etapa final realizada em 27 de novembro e premiará seis participantes. Os artistas disputarão prêmios em duas categorias: Música/Composição Inédita e Interpretação.
A iniciativa do festival de música contempla todos os gêneros e estilos da música brasileira.O evento está dividido em três fases: na primeira, preliminar, será realizada avaliação, por meio de uma comissão de seleção, com base no material entregue via correio pelo candidato no ato da inscrição.
A etapa semifinal contará com as apresentações ao vivo dos concorrentes classificados entre 23 e 26 de novembro. Já o dia 27 de novembro fica reservado à etapa final, com show de encerramento e cerimônia de premiação no Sesi Itapetininga.
O Festival Sesi Música 2011 - Edição São Paulo - terá sua etapa final realizada em 27 de novembro e premiará seis participantes. Os artistas disputarão prêmios em duas categorias: Música/Composição Inédita e Interpretação.
A iniciativa do festival de música contempla todos os gêneros e estilos da música brasileira.O evento está dividido em três fases: na primeira, preliminar, será realizada avaliação, por meio de uma comissão de seleção, com base no material entregue via correio pelo candidato no ato da inscrição.
A etapa semifinal contará com as apresentações ao vivo dos concorrentes classificados entre 23 e 26 de novembro. Já o dia 27 de novembro fica reservado à etapa final, com show de encerramento e cerimônia de premiação no Sesi Itapetininga.
Quem participa
As inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 23 de setembro. O único pré-requisito para participar do Festival Sesi é que todos os candidatos devem ser trabalhadores da indústria no Estado de São Paulo. Vale lembrar que cada candidato poderá participar em uma única categoria e com apenas uma única música.
Todos os classificados para a semifinal receberão certificado e kit de participação.
Os candidatos classificados na final em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria receberão o prêmio em dinheiro, sendo, respectivamente, de R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00.
Os candidatos classificados na final em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria receberão o prêmio em dinheiro, sendo, respectivamente, de R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Novas Notas... Com Itapetininganos ampliando fronteiras na Europa!
Novas Notas... Com Itapetininganos ampliando fronteiras na Europa!
A segunda rodada traz apresentações dos cururueiros: Dito Carrara e Andinho, de Sorocaba; Manesinho Moreira, que representa a cidade de Tietê; e Gilmar Inácio, que defende o município de Cerquilho.
Segundo divulgou a assessoria de imprensa da escola de música, as rodadas denominadas de “Esquenta” são uma forma dos competidores e público se familiarizarem com o palco do Teatro “Procópio Ferreira”, que receberá os participantes após um hiato de mais de 30 anos.
Confira a matéria completa na página de Cultura.
Na primeira edição, no dia 21 de agosto, o Conservatório de Tatuí recebeu aproximadamente 200 pessoas, que prestigiaram os desafios. O Torneio Estadual Cururu visa estimular a difusão do cururu no Estado de São Paulo e pretende integrar e promover o intercâmbio entre os participantes, além de multiplicar o conhecimento da cultura popular de raiz do Estado de São Paulo.
As inscrições ao 18º Festival de MPB Raiz e Tradição - III Torneio Estadual de Cururu podem ser feitas até o dia 21 deste mês. Serão oito duplas selecionadas para o III Torneio Estadual de Cururu, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a partir das 16h, em três fases diferentes: duas semifinais e uma final.
Das duplas selecionadas, quatro participam da primeira semifinal, no dia 17, e outras quatro da segunda semifinal, no dia 18. Os vencedores disputam a fase final, no dia 19.
Um júri formado por três pessoas de notório saber e efetiva militância no campo da arte popular será o responsável pelo julgamento dos embates. Serão avaliados itens como “abertura”, “interpretação”, “afinação”, “ritmo/entrosamento com o violeiro” e “presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/respeito ao tempo delimitado”. Todas as fases serão realizadas no Teatro “Procópio Ferreira”.
A dupla classificada em primeiro lugar receberá R$ 1 mil. Prêmios de R$ 800, R$ 600 e R$ 400 serão oferecidos às duplas que terminarem em 2o, 3o e 4o lugar, respectivamente. As quatro finalistas também receberão uma ajuda de custo de R$ 500. Todas as duplas ganharão troféus. O Troféu “Pedro Chiquito”, em homenagem ao importante cururueiro, será designado pela comissão julgadora.
Participação
Para se inscrever, as duplas interessadas devem procurar a secretaria, ou a diretoria responsável pela cultura de seu município. Cada cidade do Estado de São Paulo pode inscrever uma dupla para representá-la. Para efetuar a inscrição, a dupla e/ou agente municipal deve preencher a ficha de inscrição disponível para download no site www.conservatoriodetatui.org.br/cururu (ela também será enviada, via Correios, a todas as prefeituras do Estado de São Paulo) e entregá-la pessoalmente ou encaminhá-la pelos Correios ao Conservatório de Tatuí, rua São Bento, 415, Tatuí-SP, CEP 18270-020.
As duplas classificadas para as semifinais serão divulgadas a partir do dia 7 de novembro, no site do Conservatório de Tatuí.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No início do mês de setembro, Maria Isabel de Oliveira e Silva Chagas co-diretora da Oficina de Música com o músico Mario Chagas, e o filho do casal, Nathan Rafael estiveram excursionando pela Inglaterra, passando por Londres, York, Hoxan, New Castle, Seahouses e Edimburgo na Escócia
Nesse privilegiado passeio puderam, visitar o sobrinho Bruno Chagas e família residente há oito anos na Inglaterra, realizar o contato vivo e insubstituível com a soberba e esplêndida Arquitetura e História do país e também estabelecer contatos profissionais de intercâmbio cultural.
Profissionalmente, a professora e música Maria Isabel Chagas, destaca a visita que fez ao magnífico “The Sage Gateshead” – “Sage” – como é conhecido: - um conglomerado musical de referência mundial, com estúdios de trabalho e gravação para todos os gêneros musicais, centros de pesquisa do Rock ao Pop, da Música Folclórica à Música Erudita Contemporânea, centros de conferência e eventos e o fantástico Auditório Principal onde Gilberto Gil já se apresentou em temporada oficial.
Também pôde conhecer o trabalho de educação artística e musical realizado pela “Sacred Heart High School” de New Castle, que conta com mais de dois mil alunos, onde foi gentilmente recebida pelo diretor e pela prof. Mrs. Karrie Palma.
A escola é excelentemente equipada com salas ambiente para todas as diferentes práticas artísticas e conta ainda com um ótimo Auditório interno e com um belíssimo piano de concerto onde a professora Maria Isabel pode tocar sua Música – esse sim – um Mundo sem Fronteiras como ela nos conta.
Parafraseando nosso Tom Jobim, e concluindo essa “peregrinação cultural”, Maria Isabel nos diz: “A Arte é longa e a Vida é curta” – por isso queremos compartilhar com todos os nossos próximos e todos os nossos alunos o privilégio dessa rica experiência.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Concurso de Fotografia de Avaré recebe inscrições até 30 de setembro
Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a 3ª edição da CONFOTA, o concurso de fotografias de Avaré. Promovido pela Secretaria de Cultura e Lazer, a competição vai distribuir prêmios até 5º colocado, sendo que o 1º lugar recebe R$ 500,00.
Podem participar fotógrafos profissionais e amadores de Avaré e região que sejam maiores de 16 anos. As fichas de inscrição podem ser obtidas na Sede da Secretaria de Cultura e Lazer no Palácio das Artes Cine Santa Cruz - Rua Maranhão n. 1492 - Fone (14) 37325057.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
São Paulo reabre três teatros após reformas
A cidade de São Paulo pode contar novamente com três de seus importantes teatros. O Teatro Municipal, que completa hoje 100 anos, o Teatro Sérgio Cardoso e o Teatro Itália acabam de reabrir suas portas, após passar por reformas de melhoria de infraestrutura. A do Municipal foi a mais portentosa. Durou três anos e consumiu cerca de R$ 28 milhões. Já a do Sérgio Cardoso se estendeu por um ano e dois meses e teve custo de R$ 7,6 milhões. O Teatro Itália, por sua vez, contou com um mês de reforma e o modesto investimento de R$ 80 mil.
O Teatro Municipal já havia passado por outras duas reformas, nas décadas de 50 e 80. No entanto, essa última, iniciada em 2008 e que se estendeu até este ano, conseguiu a dose certa de equilíbrio entre tradição e modernidade. Principalmente, quando o assunto é o palco. Na frente dele, as 1,5 mil poltronas da plateia tiveram a cor verde substituída pela vermelha, estabelecendo uma ponte com o teatro do início do século 20. Para tanto, foi preciso mapear os assentos. "Marcamos todas as poltronas, cavaletes, assentos e encostos. A sala tem uma curvatura e esses cavaletes foram feitos para esses lugares", contou a arquiteta Rafaela Bernardes.
Já por trás do palco, o link foi com o século 21. Até a reforma ter início, o espaço estava em boas condições, mas com tecnologia obsoleta. Cada vara do cenário suportava não mais do que 150 kg e era operada manualmente. Além disso, não existia equipamento de som. Depois, vieram as grandes mudanças: instalação de novos sistemas de áudio e vídeo; de 70 varas, motorizadas e mecânicas, cada qual pesando 900 kg; de 600 refletores e luminárias LED; mesas de comando digitais. Enquanto isso, o restaurante, com projeto dos Irmãos Campana, voltou à ativa e atende ao público que já lota as temporadas de espetáculos do Municipal.
São Paulo reabre três teatros após reformas
Teatro Municipal em São Paulo |
O Teatro Municipal já havia passado por outras duas reformas, nas décadas de 50 e 80. No entanto, essa última, iniciada em 2008 e que se estendeu até este ano, conseguiu a dose certa de equilíbrio entre tradição e modernidade. Principalmente, quando o assunto é o palco. Na frente dele, as 1,5 mil poltronas da plateia tiveram a cor verde substituída pela vermelha, estabelecendo uma ponte com o teatro do início do século 20. Para tanto, foi preciso mapear os assentos. "Marcamos todas as poltronas, cavaletes, assentos e encostos. A sala tem uma curvatura e esses cavaletes foram feitos para esses lugares", contou a arquiteta Rafaela Bernardes.
Já por trás do palco, o link foi com o século 21. Até a reforma ter início, o espaço estava em boas condições, mas com tecnologia obsoleta. Cada vara do cenário suportava não mais do que 150 kg e era operada manualmente. Além disso, não existia equipamento de som. Depois, vieram as grandes mudanças: instalação de novos sistemas de áudio e vídeo; de 70 varas, motorizadas e mecânicas, cada qual pesando 900 kg; de 600 refletores e luminárias LED; mesas de comando digitais. Enquanto isso, o restaurante, com projeto dos Irmãos Campana, voltou à ativa e atende ao público que já lota as temporadas de espetáculos do Municipal.
Teatro Itália/SP |
Teatro Sérgio Cardoso/SP |
As mudanças no Teatro Sérgio Cardoso, que reabriu oficialmente na última sexta, dia 9, também foram substanciais. As instalações elétrica, hidráulica e de esgoto foram trocadas. Assim como a cobertura do prédio, que apresentava infiltrações. Da mesma forma, foram refeitos os sistemas de exaustão e climatização do teatro. O piso de concreto das duas salas de espetáculo - a Sérgio Cardoso, com 835 lugares, e a Paschoal Carlos Magno, com 144 - foi reconstruído para fixar melhor as poltronas. E ganhou também uma cobertura de carpete. A peça que reinaugura o teatro é "Ensina-me a Viver", cuja protagonista é vivida pela atriz Glória Menezes. O espetáculo ficará em cartaz até 6 de novembro.
Mais modesta, mas não menos necessária, foi a reforma realizada no Teatro Itália. Capitaneada pelo administrador Erlon Bispo, custou R$ 80 mil, vindos, sobretudo, do bolso de seus amigos, a maioria baianos. "Eu não tinha dinheiro, mas queria transformar o Itália num teatro charmoso", diz. As doações vieram do produtor Paulo Borges (realizador do São Paulo Fashion Week), do artista plástico Pedro Caldas e do trabalho dos figurinistas Edy Ribeiro e Adriana Hitomi. A parte em dinheiro foi investida, principalmente, na recuperação do palco. A peça que reabriu o Itália, no final de agosto, foi "Eu Te Amo Mesmo Assim". Com direção de João Falcão, fica em cartaz até 16 de outubro. As informações são do Jornal da Tarde.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5º Encontro Internacional de Percussão de Tatuí abre inscrições
A partir do dia 5 de setembro, podem ser feitas inscrições para o 5º Encontro Internacional de Percussão do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. O evento tem a participação do Governo do Estado de São Paulo e deverá acontecer no período de 9 a 12 de novembro.
A taxa de inscrição custa R$ 20, valor que deverá ser depositado em qualquer agência do Banco do Brasil, na conta da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (Agência 6505-6 - C/C 40.516-7). Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos em caixa eletrônico 24 horas (Auto-Atendimento) ou via Net Banking.
Os interessados também podem se inscrever pelo correio ou pessoalmente, no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí, localizado na rua São Bento, 415, Centro, Tatuí. Todos os inscritos participam na condição de ouvinte, tendo ou não conhecimento musical.
O 5º Encontro Internacional de Percussão é bienal e integra a série de Encontros Internacionais do Conservatório de Tatuí, reunindo atividades pedagógicas e artísticas ¿ workshops, masterclasses, recitais e concertos, com o objetivo de proporcionar integração entre estudantes de percussão sinfônica e profissionais da área. SERVIÇO:5º Encontro Internacional de Percussão
De 9 a 12 de novembro 2011
Inscrições de 5 de setembro até 31 de outubro
Taxa de inscrição: R$ 20 (em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido)
Regulamento e informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br/epercussao
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A taxa de inscrição custa R$ 20, valor que deverá ser depositado em qualquer agência do Banco do Brasil, na conta da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (Agência 6505-6 - C/C 40.516-7). Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos em caixa eletrônico 24 horas (Auto-Atendimento) ou via Net Banking.
Os interessados também podem se inscrever pelo correio ou pessoalmente, no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí, localizado na rua São Bento, 415, Centro, Tatuí. Todos os inscritos participam na condição de ouvinte, tendo ou não conhecimento musical.
O 5º Encontro Internacional de Percussão é bienal e integra a série de Encontros Internacionais do Conservatório de Tatuí, reunindo atividades pedagógicas e artísticas ¿ workshops, masterclasses, recitais e concertos, com o objetivo de proporcionar integração entre estudantes de percussão sinfônica e profissionais da área. SERVIÇO:5º Encontro Internacional de Percussão
De 9 a 12 de novembro 2011
Inscrições de 5 de setembro até 31 de outubro
Taxa de inscrição: R$ 20 (em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido)
Regulamento e informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br/epercussao
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Circuito Cultural Paulista prossegue na Região Sudoeste Paulista. Confira:
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras de 70 municípios de São Paulo, o Circuito Cultural Paulista 2011, retomado no mês de agosto após uma pausa em julho, traz mais de 140 espetáculos de circo, teatro, dança e música. Todas as atividades têm entrada franca.
Entre os destaques da programação de setembro, a arte circense entra em cena com a Cia Teatral Turma do Biribinha e o espetáculo Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua, no dia 2 de setembro, em Itapetininga. No dia 3, é a vez da Cia Oculto do Aparente apresentar Experiências Mágicas em Mirandópolis.
O teatro está presente na programação no dia 3 de setembro com a Cia do Elevador, que leva Do Jeito que Você Gosta para Ourinhos. No dia 4, Jaú confere Acuda Benedito, da Abacirco.
Na área da dança, o Balé da Cidade de Taubaté apresenta Matéria-prima em Sertãozinho no dia 9 de setembro. Já a Balangandança Cia. marca presença em Agudos com Brincos e Folias, no dia 16.
Na parte musical, Ilhabela recebe Sanfonias, no dia 10 de setembro. A Jazz Sinfônica estará em Atibaia no mesmo dia.
Sobre o Circuito Cultural Paulista
O programa está em seu quinto ano e promoverá, ao todo, cerca de 700 atrações durante oito meses de atividades, tendo como objetivo proporcionar a diversos públicos o acesso a espetáculos culturais.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, lha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro
Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo anunciou agora cedo que fará sua primeira transmissão ao vivo pela internet. Será na semana que vem, quando a nova regente titular do grupo, a maestrina Marin Alsop, rege um programa com a “Sinfonia nº 5″ de Prokofiev e o “Concerto para Violino” de Korngold, com solos de Renaud Capuçon. Já está no ar o hotsite que será utilizado para a transmissão gratuita – concertodigital.osesp.art.br – no dia 27 de agosto, às 16h30. Depois da exibição ao vivo, o concerto ficará disponível por um mês para os internautas. Segundo comunicado da orquestra, as transmissões “devem se tornar uma vertente importante no futuro da orquestra”. A Osesp anunciou ainda que a interpretação da Quinta de Prokofiev inaugura um projeto de gravação de todas as sinfonias do compositor, com regência de Alsop, para o selo Naxos.
Violeira comemora 60 anos de carreira de Inezita Barroso
Com direito a homenagens aos 60 anos de carreira da artista Inezita Barroso, conhecida também como "a dama da música raiz", começa hoje, a partir das 18h no Auditório Municipal "Francisco Beranger", e segue até domingo a V Violeira de Votorantim. Com foco no debate sobre a cultura caipira em suas mais distintas manifestações, o evento traz à tona o tema "O caipira e a cidade", com a proposta de refletir a respeito da cultura caipira não apenas no âmbito musical mas em um contexto mais amplo.
Para tanto, a programação foi pensada com diversas atividades, a fim de "criar um espaço de prosa, criação e experimentação, ambiente fértil para as idéias que misturam o tradicional e o novo", destaca o texto de apresentação. Para se ter uma ideia, serão oferecidos ao público uma Feira de Turismo Rural, teatro, culinária típica, seminário, oficinas de danças típicas, bate-papos e muitos shows de música tradicional da cultura caipira, com artistas de toda região.
Importante lembrar que todas as atividades são gratuitas (exceto alimentação) e serão realizadas no Auditório Municipal "Francisco Beranger", que fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº, em Votorantim (ao lado do terminal de ônibus).
Oficina de Música de Itapetininga é credenciada à Osesp
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras de 70 municípios de São Paulo, o Circuito Cultural Paulista 2011, retomado no mês de agosto após uma pausa em julho, traz mais de 140 espetáculos de circo, teatro, dança e música. Todas as atividades têm entrada franca.
Entre os destaques da programação de setembro, a arte circense entra em cena com a Cia Teatral Turma do Biribinha e o espetáculo Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua, no dia 2 de setembro, em Itapetininga. No dia 3, é a vez da Cia Oculto do Aparente apresentar Experiências Mágicas em Mirandópolis.
O teatro está presente na programação no dia 3 de setembro com a Cia do Elevador, que leva Do Jeito que Você Gosta para Ourinhos. No dia 4, Jaú confere Acuda Benedito, da Abacirco.
Na área da dança, o Balé da Cidade de Taubaté apresenta Matéria-prima em Sertãozinho no dia 9 de setembro. Já a Balangandança Cia. marca presença em Agudos com Brincos e Folias, no dia 16.
Na parte musical, Ilhabela recebe Sanfonias, no dia 10 de setembro. A Jazz Sinfônica estará em Atibaia no mesmo dia.
Sobre o Circuito Cultural Paulista
O programa está em seu quinto ano e promoverá, ao todo, cerca de 700 atrações durante oito meses de atividades, tendo como objetivo proporcionar a diversos públicos o acesso a espetáculos culturais.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, lha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro
Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba.
CIRCUITO CULTURAL PAULISTA 2011
Programação SETEMBRO
Itapetininga SETEMBRO
02/09 – 15h00
O Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua - Cia Teatral Turma do Biribinha [CIRCO]
O espetáculo mostra o reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e, num encontro inusitado, relembram o maravilhoso passado juntos. A apresentação é cheia de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música e muita animação.
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre
Local: PRAÇA MARECHAL DEODORO
São Manuel SETEMBRO
04/09 – 19h00
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia Articularte [TEATRO INFANTIL]
A peça é uma homenagem a importante pintora brasileira Tarsila do Amaral. O espetáculo conta a história da negra Tarsila. Em seu aniversário ela samba com muita graça e logo o Boi da Lua fica encantado de amor e acaba pedindo-a em casamento. Mas ela quer casar com o Abaporu. O Boi duvida do amor do Abaporu e acaba duelando com ele por causa do amor da Tarsila. Aqui está uma história de aventura, magia, boa música, mistério e com final de surpresa!
Duração: 40 min. Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Local: CINE TEATRO MUNICIPAL "DR ALBERTO PAMPADO"
Piraju SETEMBRO
07/09 – 20h30
A Alma Imoral – Clarice Niskier [TEATRO]
Sucesso de crítica e público, a peça é uma adaptação para o teatro do livro homônimo, escrito pelo rabino Nilton Bonder. Visto por mais de 120 mil pessoas, o espetáculo - que faz um paralelo entre a preservação e a evolução, a tradição e a traição – rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz de 2007 e o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz de 2008 para Clarice Niskier.
Duração: 80 min. Classificação Indicativa: 18 anos
Local: CINEMAX PIRAJU
RUA WASHINGTON OSÓRIO DE OLIVEIRA, 660
Taquarituba
SETEMBRO
09/09 – 15h00
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia Articularte [TEATRO INFANTIL]
A peça é uma homenagem a importante pintora brasileira Tarsila do Amaral. O espetáculo conta a história da negra Tarsila. Em seu aniversário ela samba com muita graça e logo o Boi da Lua fica encantado de amor e acaba pedindo-a em casamento. Mas ela quer casar com o Abaporu. O Boi duvida do amor do Abaporu e acaba duelando com ele por causa do amor da Tarsila. Aqui está uma história de aventura, magia, boa música, mistério e com final de surpresa!
Duração: 40 min. Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Local: CRT - CENTRO RECREATIVO TAQUARITUBENSE
RUA ATALIBA LEONEL Nº.749 - CENTRO.
Capela do Alto SETEMBRO
10/09 – 20h30
O Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua - Cia Teatral Turma do Biribinha [CIRCO]
O espetáculo mostra o reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e, num encontro inusitado, relembram o maravilhoso passado juntos. A apresentação é cheia de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música e muita animação.
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre
Local: PRAÇA DA MATRIZ
Avaré
SETEMBRO
23/09 – 20h00
Choronas [MÚSICA]
Choronas é o nome do grupo formado por quatro musicistas que encantam e comovem o público tocando ritmos próprios da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. Formado por flauta transversal, cavaquinho, violão de sete cordas e percussão, o show mescla obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes.
Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre
Local: TEATRO MUNICIPAL "DR. OCTÁVIO MORALLES MORENO" - Rua Rio Grande do Sul, 1.775 - Centro
Botucatu SETEMBRO
29/09 – 20h30
A Alma Imoral – Clarice Niskier [TEATRO]
Sucesso de crítica e público, a peça é uma adaptação para o teatro do livro homônimo, escrito pelo rabino Nilton Bonder. Visto por mais de 120 mil pessoas, o espetáculo - que faz um paralelo entre a preservação e a evolução, a tradição e a traição – rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz de 2007 e o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz de 2008 para Clarice Niskier.
Duração: 80 min. Classificação Indicativa: 18 anos
Local: TEATRO MUNICIPAL CAMILLO FERNANDEZ DINUCCI
PRAÇA CORONEL MOURA, Nº 27 – CENTRO
A programação completa do Circuito Cultural Paulista está em www.cultura.sp.gov.br
Programação SETEMBRO
Itapetininga SETEMBRO
02/09 – 15h00
O Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua - Cia Teatral Turma do Biribinha [CIRCO]
O espetáculo mostra o reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e, num encontro inusitado, relembram o maravilhoso passado juntos. A apresentação é cheia de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música e muita animação.
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre
Local: PRAÇA MARECHAL DEODORO
São Manuel SETEMBRO
04/09 – 19h00
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia Articularte [TEATRO INFANTIL]
A peça é uma homenagem a importante pintora brasileira Tarsila do Amaral. O espetáculo conta a história da negra Tarsila. Em seu aniversário ela samba com muita graça e logo o Boi da Lua fica encantado de amor e acaba pedindo-a em casamento. Mas ela quer casar com o Abaporu. O Boi duvida do amor do Abaporu e acaba duelando com ele por causa do amor da Tarsila. Aqui está uma história de aventura, magia, boa música, mistério e com final de surpresa!
Duração: 40 min. Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Local: CINE TEATRO MUNICIPAL "DR ALBERTO PAMPADO"
Piraju SETEMBRO
07/09 – 20h30
A Alma Imoral – Clarice Niskier [TEATRO]
Sucesso de crítica e público, a peça é uma adaptação para o teatro do livro homônimo, escrito pelo rabino Nilton Bonder. Visto por mais de 120 mil pessoas, o espetáculo - que faz um paralelo entre a preservação e a evolução, a tradição e a traição – rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz de 2007 e o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz de 2008 para Clarice Niskier.
Duração: 80 min. Classificação Indicativa: 18 anos
Local: CINEMAX PIRAJU
RUA WASHINGTON OSÓRIO DE OLIVEIRA, 660
Taquarituba
SETEMBRO
09/09 – 15h00
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia Articularte [TEATRO INFANTIL]
A peça é uma homenagem a importante pintora brasileira Tarsila do Amaral. O espetáculo conta a história da negra Tarsila. Em seu aniversário ela samba com muita graça e logo o Boi da Lua fica encantado de amor e acaba pedindo-a em casamento. Mas ela quer casar com o Abaporu. O Boi duvida do amor do Abaporu e acaba duelando com ele por causa do amor da Tarsila. Aqui está uma história de aventura, magia, boa música, mistério e com final de surpresa!
Duração: 40 min. Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Local: CRT - CENTRO RECREATIVO TAQUARITUBENSE
RUA ATALIBA LEONEL Nº.749 - CENTRO.
Capela do Alto SETEMBRO
10/09 – 20h30
O Reencontro de Palhaços na Rua é Alegria do Sol com a Lua - Cia Teatral Turma do Biribinha [CIRCO]
O espetáculo mostra o reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e, num encontro inusitado, relembram o maravilhoso passado juntos. A apresentação é cheia de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música e muita animação.
Duração: 50 min. Classificação indicativa: Livre
Local: PRAÇA DA MATRIZ
Avaré
SETEMBRO
23/09 – 20h00
Choronas [MÚSICA]
Choronas é o nome do grupo formado por quatro musicistas que encantam e comovem o público tocando ritmos próprios da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. Formado por flauta transversal, cavaquinho, violão de sete cordas e percussão, o show mescla obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes.
Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre
Local: TEATRO MUNICIPAL "DR. OCTÁVIO MORALLES MORENO" - Rua Rio Grande do Sul, 1.775 - Centro
Botucatu SETEMBRO
29/09 – 20h30
A Alma Imoral – Clarice Niskier [TEATRO]
Sucesso de crítica e público, a peça é uma adaptação para o teatro do livro homônimo, escrito pelo rabino Nilton Bonder. Visto por mais de 120 mil pessoas, o espetáculo - que faz um paralelo entre a preservação e a evolução, a tradição e a traição – rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz de 2007 e o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz de 2008 para Clarice Niskier.
Duração: 80 min. Classificação Indicativa: 18 anos
Local: TEATRO MUNICIPAL CAMILLO FERNANDEZ DINUCCI
PRAÇA CORONEL MOURA, Nº 27 – CENTRO
A programação completa do Circuito Cultural Paulista está em www.cultura.sp.gov.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Neste sábado e domingo, o SESI de Itapetininga apresenta Urbanóides. Qual é o limite de atomicidade e urbanidade programada que o ser humano é capaz de alcançar? Os grandes centros urbanos atraem as pessoas, capturando-as e seduzindo-as, prometendo a realização de qualquer sonho. Porém, a retribuição é uma vida entregue ao trabalho e o tempo, implacável, envelhece a cidade. Quem se importa? Já que os urbanóides são como corpos vazios caminhando rumo a uma civilização ideal. Não recomendado para menores de 12 anos
Os grupos fazem parte dos selecionados no Edital de Projetos Culturais do SESI Itapetininga, promovido pela entidade, e as apresentações ocorrerão ao longo da programação cultural. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curso de Fotografia com foco ambiental abre inscrições em Votorantim
No dia 12 de setembro, a Prefeitura de Votorantim dará início ao curso teórico-prático de fotografia com enfoque na área ambiental. Para participar, o candidato deverá ser maior de 16 anos, residir no município de Votorantim e possuir máquina fotográfica digital. Os interessados deverão comparecer, munidos de comprovante de residência, na Secretaria de Cultura, à Rua Joaquim Fogaça, 82, Barra Funda, de segunda à sexta-feira, das 08 às 17h. Jovens entre 16 e 18 anos deverão comparecer acompanhados de seus responsáveis no ato da inscrição. As vagas são limitadas.
O curso é apostilado e terá uma carga horária de 36 horas com certificado aos participantes. As aulas ocorrerão às segundas-feiras das 19 às 21h, no Centro de Educação Ambiental, localizado à Boulevard Antonio Festa s/nº (ao lado da Biblioteca), no centro de Votorantim. O início das aulas será dia 12 com previsão de término em 28 de novembro.
A iniciativa, batizada de Projeto Foco Ambiental, tem dois propósitos fundamentais: a formação técnica de pessoas interessantes em fotografia, revelando possíveis potenciais na área, e, sobretudo, originar um acervo fotográfico do meio ambiente na cidade de Votorantim, retratando aspectos diversos com a finalidade de servir de base a estudos e projetos de melhoria à qualidade de vida do município. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capão Bonito e Apiaí terão Centros de Estudos de Línguas
O governador Geraldo Alckmin anunciou na sexta-feira, 19, o investimento de R$ 13 milhões para a expansão dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual de ensino. Capão Bonito e Apiaí estão entre as cidades beneficiadas.
A medida possibilitará a criação de mais 142 unidades, ampliando o número de centros dos atuais 106 para 248 em todo o Estado, contemplando também cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, o programa aumentará de 60 mil para 100 mil o total de alunos beneficiados, que terão a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma.
"São estudos de línguas em seis possibilidades: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. E estamos estudando a possibilidade do mandarim, porque a língua chinesa será cada vez mais importante. A criança e o adolescente aprendem com muito mais facilidade uma segunda língua. Eles vão ter muito mais facilidade no vestibular e na hora de conseguir um emprego", afirmou o governador.
O início das aulas nos novos CELs deve ocorrer ao longo deste semestre. A partir desta semana, os estudantes interessados podem se inscrever nos centros mais próximos de suas casas. A lista das novas unidades do programa consta no "Diário Oficial" do Estado e a relação de todos os centros pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp. gov.br).
Podem se cadastrar estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio. Para matricular-se, o interessado deve procurar uma escola que mantenha um CEL, munido de atestado de matrícula, e optar pelo idioma que deseja cursar.
"É importante que os alunos da rede estadual tenham uma perspectiva do mundo e do conhecimento que extrapole não somente o âmbito de sua comunidade, mas também de seu próprio País. Essa abertura de horizontes é um dos principais fatores para a valorização de nossos jovens no mundo da cultura e do trabalho", disse o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, que também participou do evento.
O anúncio da expansão do programa foi feito na escola estadual Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, onde se encontra um dos 20 CELs em atividade na capital. Atualmente, a rede também dispõe de outros 18 nos demais municípios da Região Metropolitana e 68 no interior, todos em cidades com população superior a 50 mil habitantes. Para manutenção dessas unidades, o Governo do Estado investe R$ 19,5 milhões, uma média de R$ 327 por aluno. Somando os novos centros, serão 28 unidades na capital, 33 na Região Metropolitana e 187 no interior e litoral, que totalizarão um investimento de R$ 33 milhões no programa.
Novos Centros de Estudos de Línguas em Capão Bonito e Apiaí
Diretoria de Ensino - Região Itapeva:
EE Dr. Raul Venturelli, em Capão Bonito
Diretoria de Ensino - Região Apiaí:
EE Profª Regina Dias Antunes da Silva, em Apiaí
No dia 12 de setembro, a Prefeitura de Votorantim dará início ao curso teórico-prático de fotografia com enfoque na área ambiental. Para participar, o candidato deverá ser maior de 16 anos, residir no município de Votorantim e possuir máquina fotográfica digital. Os interessados deverão comparecer, munidos de comprovante de residência, na Secretaria de Cultura, à Rua Joaquim Fogaça, 82, Barra Funda, de segunda à sexta-feira, das 08 às 17h. Jovens entre 16 e 18 anos deverão comparecer acompanhados de seus responsáveis no ato da inscrição. As vagas são limitadas.
O curso é apostilado e terá uma carga horária de 36 horas com certificado aos participantes. As aulas ocorrerão às segundas-feiras das 19 às 21h, no Centro de Educação Ambiental, localizado à Boulevard Antonio Festa s/nº (ao lado da Biblioteca), no centro de Votorantim. O início das aulas será dia 12 com previsão de término em 28 de novembro.
A iniciativa, batizada de Projeto Foco Ambiental, tem dois propósitos fundamentais: a formação técnica de pessoas interessantes em fotografia, revelando possíveis potenciais na área, e, sobretudo, originar um acervo fotográfico do meio ambiente na cidade de Votorantim, retratando aspectos diversos com a finalidade de servir de base a estudos e projetos de melhoria à qualidade de vida do município. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capão Bonito e Apiaí terão Centros de Estudos de Línguas
A medida possibilitará a criação de mais 142 unidades, ampliando o número de centros dos atuais 106 para 248 em todo o Estado, contemplando também cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, o programa aumentará de 60 mil para 100 mil o total de alunos beneficiados, que terão a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma.
"São estudos de línguas em seis possibilidades: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. E estamos estudando a possibilidade do mandarim, porque a língua chinesa será cada vez mais importante. A criança e o adolescente aprendem com muito mais facilidade uma segunda língua. Eles vão ter muito mais facilidade no vestibular e na hora de conseguir um emprego", afirmou o governador.
O início das aulas nos novos CELs deve ocorrer ao longo deste semestre. A partir desta semana, os estudantes interessados podem se inscrever nos centros mais próximos de suas casas. A lista das novas unidades do programa consta no "Diário Oficial" do Estado e a relação de todos os centros pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp. gov.br).
Podem se cadastrar estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio. Para matricular-se, o interessado deve procurar uma escola que mantenha um CEL, munido de atestado de matrícula, e optar pelo idioma que deseja cursar.
"É importante que os alunos da rede estadual tenham uma perspectiva do mundo e do conhecimento que extrapole não somente o âmbito de sua comunidade, mas também de seu próprio País. Essa abertura de horizontes é um dos principais fatores para a valorização de nossos jovens no mundo da cultura e do trabalho", disse o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, que também participou do evento.
O anúncio da expansão do programa foi feito na escola estadual Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, onde se encontra um dos 20 CELs em atividade na capital. Atualmente, a rede também dispõe de outros 18 nos demais municípios da Região Metropolitana e 68 no interior, todos em cidades com população superior a 50 mil habitantes. Para manutenção dessas unidades, o Governo do Estado investe R$ 19,5 milhões, uma média de R$ 327 por aluno. Somando os novos centros, serão 28 unidades na capital, 33 na Região Metropolitana e 187 no interior e litoral, que totalizarão um investimento de R$ 33 milhões no programa.
Novos Centros de Estudos de Línguas em Capão Bonito e Apiaí
Diretoria de Ensino - Região Itapeva:
EE Dr. Raul Venturelli, em Capão Bonito
Diretoria de Ensino - Região Apiaí:
EE Profª Regina Dias Antunes da Silva, em Apiaí
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Studio de Tatuí recebe 2 prêmios em Festival de Dança
O Studio de Dança Silmara Verzinhassi participou, no dia 18 deste mês, em Sorocaba, da sexta edição do “Festival ABC Dança”. A academia tatuiana apresentou duas coreografias, uma de jazz contemporâneo e outra de ballet de repertório (variação feminina Kitri primeiro ato de Dom Quixote).
Segundo a professora e coreógrafa Silmara Verzinhassi, “as meninas superaram suas próprias expectativas”, ganhando troféus com as duas coreografias.
O festival representou a primeira competição do grupo de jazz contemporâneo, composto pela bailaria Mayara Duarte. A professora e coreógrafa parabeniza a todas as alunas pelo esforço e dedicação nos ensaios.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inscrições Abertas para a 7ª edição do Festival de Música de Rio Preto
A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta segunda-feira (15/8) as inscrições para a 7ª edição do FEM - Festival de Música Popular "Vinícius Nucci Cucolicchio". O evento será realizado de 27 a 29 de outubro, às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta segunda-feira (15/8) as inscrições para a 7ª edição do FEM - Festival de Música Popular "Vinícius Nucci Cucolicchio". O evento será realizado de 27 a 29 de outubro, às 20 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
As inscrições seguem até 15 de setembro e podem ser feitas na Secretaria de Cultura, via Correios ou via internet. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Cultura e no do Festivais do Brasil, no endereço eletrônico: http://www.festivaisdobrasil.com.br/fem.
Para se inscrever é necessário cinco cópias da letra da música, um CD com a música gravada e a ficha de inscrição corretamente preenchida. Para os candidatos rio-pretenses é necessário anexar o xérox do comprovante de residência. Cada candidato pode inscrever até duas canções, sendo que somente uma poderá ser selecionada. Já os intérpretes subirão ao palco para defender apenas uma canção.
As músicas inscritas deverão ser originais e inéditas, isto é, que não tenham sido comercializadas ou plagiadas de outra já existente, considerando-se tanto a letra como a parte musical.
Das canções inscritas, 28 serão selecionadas, sendo oito de artistas rio-pretenses e 20 de músicos nacionais.
Os cachês serão distribuídos da seguinte forma: R$ 6 mil (1º lugar), R$ 4 mil (2º lugar), R$ 2,5 mil (3º lugar), R$ 2 mil (4º lugar), R$ 1,250 mil (5º lugar) e R$ 1,5 mil (melhor intérprete e letra). O compositor rio-pretense que ficar em primeiro lugar receberá um cachê no valor de R$ 3 mil. Todos estes colocados receberão troféu.
7º FEM - Festival de Música Popular "Vinícius Nucci Cucolicchio" - 27 a 29 de outubro às 20h
Inscrições: De 15 de agosto a 15 de setembro. Horário: 9h às 17h, de segunda a sexta-feira Local: Secretaria Municipal de Cultura, praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 - Centro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Homenagem a Nhô Bentico: a nossa voz cabocla
No dia 31 de agosto nosso maior poeta sertanejo e sem duvida um dos maiores do estado, Abílio Víctor ira completar 112 anos de idade, o homem que com sua sensibilidade escreveu linda pagina e criou o cachorrinho pitoco conhecido nacionalmente, deixou uma obra de peso e brilho que deve ser lembrada a cada dia por todos os itapetininganos.
No dia 31 de agosto nosso maior poeta sertanejo e sem duvida um dos maiores do estado, Abílio Víctor ira completar 112 anos de idade, o homem que com sua sensibilidade escreveu linda pagina e criou o cachorrinho pitoco conhecido nacionalmente, deixou uma obra de peso e brilho que deve ser lembrada a cada dia por todos os itapetininganos.
O Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque e o Grupo Teatro ARCOIRIS, irão realizar neste mês de agosto, mais um encontro com o poeta, essa edição do projeto irá enfocar o nosso maior poeta sertanejo, Abílio Víctor, o popular nhô Bêntico, que escreveu seu nome de forma indelével na historia de nossa cidade e do país, também lembrar que este é o mês em que comemoramos o dia da cultura popular, o dia do folclore onde todos nós devemos refletir sobre todas as características culturais que formaram o nosso povo e a nossa historia, que estão sendo pouco a pouco esquecidas desmontando literalmente nossa identidade cultural e transformando em uma colcha de retalhos com informações trazidas de outras cultura e que vem substituindo as que vieram de nossos pais e nossos avós.
Buscando preservar os nossos valores, lembramos de nhô Bêntico e de seus sonhos, o homem que soube com maestria eternizar a cultura cabocla e colocar sua alma nos belos poemas que embalaram nossas infâncias, quem não lembra do “cachorrinho que eu ganhei do meu padrinho numa noite de natá”?
Abílio Victor nasceu no dia 31 de agosto de 1899, trabalhou em tipografia, foi gerente de cinema e mostrou todo o seu talento a P.R.D.9 Rádio Difusora de Itapetininga, onde o personagem nhô bêntico ganhou vida e seus poemas ganharam o país, sua vida era um poema, a boêmio buscava inspiração nas madrugada e nos bares de nossa cidade, tendo por companheira a lua e sua alma cabocla, seus poemas conseguem nos levar às lagrimas e fazer brotar de nossos corações gostosas gargalhadas. Seu falecimento do dia 7 de outubro de 1952 deixou uma lacuna na arte e na cultura de nossa Itapetininga, mas os versos que deixou enchem nossos corações de sonho e alegria.
Ao criar o espetáculo Os Sonhos do Poeta, o grupo teatro ARCOIRIS, procurou recriar no palco, um pouco desse mundo magico e maravilhoso que nhô bêntico pintou nas suas poesias e juntamente com ele dizer:
“Ai que sodade que eu tenho do tempinho que passô.”
Dias 27 e 28 de agosto, com inicio às 20h30, no Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, Rua Campos Sales,175, você tem um encontro marcado com Abílio Victor ( nhô bêntico) para conhecer o vasto mundo dos Sonhos do Poeta.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abertas inscrições para Festival Estudantil Estadual
Desde o dia 1º de Agosto estão abertas as inscrições para o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) no conservatório de Tatuí. Este ano a novidade é a participação dos alunos do nível superior que também poderão competir e terão direito a premiações. Podem se inscrever no concurso Escolas Estaduais, municipais e particulares (de ensino fundamental, médio, técnico ou livre), sediadas no Estado de São Paulo, até o dia 2 de setembro.
O festival começa no dia 08 de Outubro e vai até o dia 16. O objetivo é estimular o interesse pelas artes cênicas entre os estudantes e promover o intercâmbio cultural.
Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição e enviar histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.
SeleçãoSegundo o regulamento do festival, uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo "Escola de Teatro" e outros quatro para "Teatro na Escola".
A categoria "Escola de Teatro" não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório analítico.
Já a categoria "Teatro na Escola" terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas). Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.
Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações - no período de 8 a 16 de outubro - serão definidas por meio de sorteio agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2 mil. Além disso, dois integrantes de cada grupo escolhido terão estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.
Os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.
ServiçoAs inscrições para o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), podem ser feitas de 1º de agosto a 2 de setembro. A ficha de inscrição pode ser preenchida no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp. Mais informações: (15) 3205-844.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oficina de Música de Itapetininga é credenciada à OSESP
A Oficina de Música é um espaço dedicado aos amantes da boa música. O casal Isabel e Mário Chagas são os idealizadores deste projeto que já ultrapassa 20 anos de intensas atividades. E agora a Oficina de Música é credenciada à OSEP (Orquestra Sinfônica de São Paulo), já que foi selecionada para o programa Descubra a Orquestra.
Diversos cursos são disponibilizados pela Oficina de Música, tanto de instrumentos quanto de canto, o que valoriza muito a qualidade do resultado que sempre é mostrado ao público nas apresentações de início e fim de ano. Além disso, no decorrer de todo o ano, várias atividades são promovidas aos estudantes.
São cursos para todos os gostos e para todas as idades como Piano Contra-Baixo, Bateria, Percussão, Flauta, Teclado, Linguagem Musical, Musicalização, Grupo de Cordas, Prática de Conjunto e Orquestra. As crianças tem uma dedicação especial que tem início com a musicalização e, aos poucos, a criança passa para flauta doce até que enfim, escolha qual o instrumento que mais lhe agrada.
Para o segundo semestre deste ano, a Escola oferece pacotes especiais para os cursos de violino, violoncelo, guitarra, violão e canto. Para obter mais informações, a Oficina de Música fica à rua João Evangelista, 390, no Centro. O telefone para mais informações é 3271-7106.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marquinho mendonça se apresenta no Conservatório de Tatuí
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, recebe Marquinho Mendonça com a turnê do show instrumental “Tempo Templo”, no dia 23, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada franca. O projeto contempla, ainda, mais duas apresentações em outras cidades do Estado de São Paulo.
A turnê “Tempo Templo” oferece repertório baseado nos dois discos autorais do músico (“Tempo Templo” e “Filosofolia”) e realiza “um passeio” pelo universo da música popular e instrumental brasileira, abordando diversos gêneros, como choro, samba, jongo, frevo, boi, baião, toada, valsa e outros ritmos tradicionais.
Marquinho Mendonça é compositor, multi-instrumentista e arranjador. Possui grande influência da música popular e regional brasileira. Já realizou trabalhos ao lado de grandes músicos e grupos, como Zé Menezes, Orquestra Popular do Recife, Renato Anesi, Banda Mafuá, Vanessa da Mata, Tião Carvalho, Dominguinhos, Francis Hime e Yamandu Costa. Formou a Banda do Beco e a Banda Mafuá. Em 2010, lançou o livro/CD “Novos Compositores da Música Instrumental Brasileira Marquinho Mendonça - Vol. 1”.
Após alguns anos de experiência profissional em São Paulo, graduou-se como guitarrista pelo “Musicians Institute”, de Los Angeles, em 1992. Estudou percussão latina com Dinho Gonçalves e pesquisou ritmos regionais com os grupos Cachuera (tradição do Sudeste) e Cupuaçu (cultura maranhense). Aperfeiçoou-se no violão em aulas com o músico Ulisses Rocha e passou a dedicar-se também ao cavaquinho e ao bandolim, pesquisando os compositores de choro tradicional.
Sempre atuando em conjuntos e também como solista de cordas, procura compor de forma livre, mesclando elementos de diversos gêneros. O envolvimento com a música regional brasileira e a divulgação desses ritmos são os focos do compositor. Em 2005, lançou o CD “Filosofolia”, um passeio pelos ritmos do Brasil, em dez composições inéditas e duas leituras de gêneros tradicionais. Em 2010, lançou o segundo CD solo, “Tempo Templo”, que contou com a participação de mais de 30 músicos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Osesp vai transmitir concerto ao vivo pela InternetA Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo anunciou agora cedo que fará sua primeira transmissão ao vivo pela internet. Será na semana que vem, quando a nova regente titular do grupo, a maestrina Marin Alsop, rege um programa com a “Sinfonia nº 5″ de Prokofiev e o “Concerto para Violino” de Korngold, com solos de Renaud Capuçon. Já está no ar o hotsite que será utilizado para a transmissão gratuita – concertodigital.osesp.art.br – no dia 27 de agosto, às 16h30. Depois da exibição ao vivo, o concerto ficará disponível por um mês para os internautas. Segundo comunicado da orquestra, as transmissões “devem se tornar uma vertente importante no futuro da orquestra”. A Osesp anunciou ainda que a interpretação da Quinta de Prokofiev inaugura um projeto de gravação de todas as sinfonias do compositor, com regência de Alsop, para o selo Naxos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com direito a homenagens aos 60 anos de carreira da artista Inezita Barroso, conhecida também como "a dama da música raiz", começa hoje, a partir das 18h no Auditório Municipal "Francisco Beranger", e segue até domingo a V Violeira de Votorantim. Com foco no debate sobre a cultura caipira em suas mais distintas manifestações, o evento traz à tona o tema "O caipira e a cidade", com a proposta de refletir a respeito da cultura caipira não apenas no âmbito musical mas em um contexto mais amplo.
Para tanto, a programação foi pensada com diversas atividades, a fim de "criar um espaço de prosa, criação e experimentação, ambiente fértil para as idéias que misturam o tradicional e o novo", destaca o texto de apresentação. Para se ter uma ideia, serão oferecidos ao público uma Feira de Turismo Rural, teatro, culinária típica, seminário, oficinas de danças típicas, bate-papos e muitos shows de música tradicional da cultura caipira, com artistas de toda região.
Importante lembrar que todas as atividades são gratuitas (exceto alimentação) e serão realizadas no Auditório Municipal "Francisco Beranger", que fica na avenida Newton Vieira Soares, s/nº, em Votorantim (ao lado do terminal de ônibus).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Itapetininga tem programação especial para comemorar o Dia do Folclore
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional em razão do Dia do Folclore. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Em Itapetininga, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma programação especial.
Entre os dias 19 e 22 de agosto, será realizado das 10h às 21h, o Folclore Vivo, na Praça Marechal Deodoro, Largo dos Amores. Durante os dias de evento, a população poderá prestigiar a culinária e o artesanato regional das cidades de Ribeirão Grande, São Paulo, Praia Grande, Itapetininga, Itaóca, Guapiara, Araçoiaba da Serra, Capão Bonito, Votorantim, Bonsucesso de Itararé e Indio Pataxós.
Já no sábado, dia 20, a partir das 10h, acontece o Grande Cortejo, com início na Avenida Peixoto Gomide até a Praça Marechal Deodoro. Durante a passeata, várias manifestações folclóricas serão apresentadas, dentre elas: Congada de Mogi das Cruzes, Dança da Fita de Itaóca, Folia de Reis de Araçoiaba da
Serra, Roda de Violeiros de Guapiara, Catira de Itapetininga, Festa na Varanda, Orquestra de Viola, Fandango, Cururu, Congada de Andradas, Recomenda e Cururu de Pilar do Sul, Moda de Viola, Capoeira, etc.
Serra, Roda de Violeiros de Guapiara, Catira de Itapetininga, Festa na Varanda, Orquestra de Viola, Fandango, Cururu, Congada de Andradas, Recomenda e Cururu de Pilar do Sul, Moda de Viola, Capoeira, etc.
Preservar as tradições folclóricas é um dever de todos. Preservar as nossas raízes e manter a identidade cultural viva é valorizar a nossa história visando um futuro melhor.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comunidade da Chapada Grande, em Itapetininga, ganha biblioteca comunitária
Desde maio, quando a Associação Anália Franco instalou uma unidade na região dos bairros Chapada Grande e Jardim Monte Santo, em Itapetininga, a população local – estimada em, aproximadamente, 2,5 mil moradores – ganhou uma nova opção de lazer e cultura: o acesso ao acervo de livros que compõem a biblioteca da instituição, fundada há 110 anos, e formado por livros de história infantil, juvenil e adulto; enciclopédias; coleções clássicas completas, como os livros de Monteiro Lobato, e até exemplares raros, como, por exemplo, a segunda edição da obra Viuvinha. A biblioteca da Associação Anália Franco está localizada à Rua Pedro Soares, 57, Chapada Grande, e funciona de segunda a quinta-feira, das 15h30 às 16h30.
Segundo Patrícia Braga, superintendente da Associação Anália Franco, a quantidade de empréstimos ainda não é grande: situa-se em torno de dez exemplares por mês. A maior parte das pessoas que procura a biblioteca é formada por donas de casa e estudantes. “Porém, tem havido muita procura por livros que já foram retirados e estão circulando, como um de autoria de José de Alencar, solicitado pela Escola Péricles Galvão, localizada neste mesmo bairro”, relata. “Por isso, as doações são muito bem-vindas, ainda mais porque procuraremos nos integrar cada vez mais à escola, buscando facilitar a vida dos alunos”, avisa.
Pesquisa
Em abril deste ano, a Associação Anália Franco realizou uma minuciosa pesquisa qualitativa e quantitativa junto aos moradores da Chapada Grande e do Jardim Monte Santo para traçar um diagnóstico socioeconômico na comunidade, identificando seus principais atores, como escolas, empresas, poder público, entre outros, assim como as demandas sociais, visando à implantação e implementação de projetos sociais com a comunidade.
A partir desse levantamento, os objetivos foram mapear o nível de demanda educacional, social, cultural, econômica e infraestrutural da comunidade; identificar as instituições e os moradores da região, como associações, líderes comunitários, subprefeitura, escolas, organizações não governamentais e igrejas, incluindo telefones e endereços de lideranças e traçar os objetivos e estratégias de ação com a comunidade. O produto final foi um relatório denso, contendo diversas categorias de públicos e instituições e as possíveis estratégias de relacionamento.
Educação – Cultura – Lazer
Permitir o acesso da comunidade ao acervo da biblioteca é uma iniciativa da Associação Anália Franco para resolver um problema significativo que foi detectado na pesquisa. “A maior parte da população pesquisada não chegou sequer a cursar o ensino médio, apresenta um alto índice de analfabetismo e se divide quase que proporcionalmente entre os que desejam estudar e os que não desejam”, revela Patrícia. “O estímulo à leitura também é um incentivador à volta aos estudos”, pondera.
Além disso, a falta de opções de lazer é outro problema diagnosticado. O único lazer encontrado nessa região de Itapetininga é o treino de futebol para meninos no bairro Chapada Grande. Como não existem praças, a população acaba improvisando atividades de lazer, como futebol, skate ou voleibol em terreno de chão batido com rede improvisada. “A leitura é uma opção para tentar minimizar essa carência”, assegura Patrícia.
SOBRE A INSTITUIÇÃO – Fundada em 1901, a Associação Anália Franco é uma das mais antigas instituições do Terceiro Setor brasileiro. Atualmente, exerce atividades junto à população socialmente excluída da zona rural de Itapetininga (SP), principalmente para crianças e jovens. Desenvolve ações de assistência social, educação e saúde. Só nos últimos dez anos, a entidade acolheu cerca cinco mil participantes em suas atividades sócio-educacionais e realizou 100 mil atendimentos em seu posto de medicina preventiva, que funciona desde 1989.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alunos de Tatuí fazem Recital com Instrumentos doados pela Justiça
Um recital dos 11 alunos que ganharam instrumentos musicais do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" marcou o encerramento, no sábado, dia 14 de agosto, de evento realizado em conjunto pela escola de música de Tatuí, do Governo do Estado de São Paulo e a Justiça Federal. Os novos instrumentos entregues aos alunos carentes pelo Conservatório foram comprados graças à doação de R$ 138 mil da Justiça Federal, quantia proveniente de acordo judicial de delação premiada.
No Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, o desembargador Fausto Martin De Sanctis, responsável pela doação, subiu ao palco para cumprimentar os beneficiados e assistiu ao recital. Ele participou também da palestra "O Magistrado e a Comunidade", no Salão Villa-Lobos. Os instrumentos adquiridos pelo Conservatório de Tatuí são de nível profissional e, em todos os casos, sonho de consumo dos músicos. Segundo o diretor-executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, não existe um músico bom sem um instrumento de ótima qualidade. "São instrumentos muito valiosos, que os alunos só poderiam adquirir após tornarem-se profissionais", explicou Dourado.
A negociação para concretização da doação teve início em novembro de 2010, quando o então juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo e o diretor-executivo do Conservatório de Tatuí participaram de evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Naquela ocasião, Dourado deu informações sobre a escola de música ao magistrado que, posteriormente, demonstrou interesse em efetivar a doação que beneficiasse a alunos talentosos, mas que não tinham condições financeiras de possuir bons instrumentos. A oficialização da doação ocorreu em 10 de dezembro do ano passado.
"As doações em prol da comunidade começaram quando eu estava na 6ª Vara e dávamos cestas básicas às instituições de caridade. Contudo, queríamos mais e estas ações começaram a crescer. Se os assistidos forem bem atendidos, teremos menos problemas sociais", contou De Sanctis. "Na verdade, as ações dos alunos permitiram isso, além da excelência do trabalho do professor Henrique à frente do Conservatório. Com poucas, mas suficientes conversas, ele me demonstrou a qualidade do Conservatório de Tatuí", destacou o hoje desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Para a escolha dos 11 beneficiados, o núcleo de assistência social do Conservatório de Tatuí, a assessoria pedagógica e os coordenadores das áreas de música erudita analisaram as condições financeiras e o aproveitamento pedagógico dos alunos. Numa segunda fase, essa seleção foi feita em conjunto com a Justiça Federal.
De acordo com o termo de compromisso assinado entre aluno e Conservatório, a instituição estadual terá a guarda dos instrumentos, que serão emprestados condicionalmente até o término do curso. Ao se formarem no Conservatório de Tatuí, os estudantes terão a posse definitiva do equipamento por mérito e dedicação. Por outro lado, se for reprovado ou desistir do curso, perderá o direito ao instrumento. Em qualquer um desses casos, os instrumentos serão destinados, sob as mesmas condições, a outros alunos carentes.
Dentre os alunos contemplados com os instrumentos estava o tímido César Augusto Garcez, de 14 anos. Ele toca clarinete e executou a obra Caximbo, de K-chimbinho. "Quando eu soube que ganhei fiquei surpreso e ansioso. É uma motivação a mais para eu continuar estudando música", conta. Além de Garcez, foram beneficiados com a ação da Justiça Federal Marcelo Pinto da Silva (contrabaixo), Cristiano Lourenço dos Santos (viola), Daniel Barbosa Soares (trombone), Diego Afonso Morales (saxofone), Jean Gerard (oboé), Paulo Roberto de Oliveira (tuba), Rafael Victor Frazzato Fernandes (violoncelo), Renan da Silva Sena (trompete), Tiago Caires da Silva (bombardino) e Wesley Alexandre Martins de Oliveira (fagote).Justiça e CidadaniaPara discutir as ações da justiça que beneficiam à população, o Conservatório de Tatuí promoveu a palestra "O Magistrado e a Comunidade", com a presença do desembargador De Sanctis e do juiz da comarca de Tatuí Marcelo Salmaso. Na ocasião, Salmaso assinou um convênio com a Fatec do município para que as máquinas caça-níqueis apreendidas fossem destinadas aos alunos do curso de tecnologia da informação, para o reaproveitamento dos componentes eletrônicos. Desta maneira, são construídos totens com acesso à internet e colocados em locais públicos da cidade.
"O objetivo principal da Justiça é condenar ou inocentar, mas também podemos ter outro foco (as ações judiciais que beneficiam a comunidade). Todos nós devemos valorizar a geração futura, mantendo um compromisso com o passado e o futuro", afirma o desembargador De Sanctis. "Hoje vivemos um mundo novo, com problemas novos e precisamos de soluções novas, pois as antigas não são mais suficientes", completou Salmaso.
Na palestra, o juiz de Tatuí destacou ainda os problemas enfrentados pela sociedade pós-moderna. Entre tantos, focou na cisão da relação entre pais e professores, além dos valores imediatistas dos jovens. Salmaso também defendeu o ensino da música como importante fator para a diminuição da criminalidade. "Os principais problemas com a criminalidade partem da educação. Os jovens atuais precisam de reconhecimento e desafios, e isso eles podem encontrar no mundo do crime. No entanto, na música temos o mesmo reconhecimento e desafio e é preciso esforço para chegar a algum lugar."
No Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, o desembargador Fausto Martin De Sanctis, responsável pela doação, subiu ao palco para cumprimentar os beneficiados e assistiu ao recital. Ele participou também da palestra "O Magistrado e a Comunidade", no Salão Villa-Lobos. Os instrumentos adquiridos pelo Conservatório de Tatuí são de nível profissional e, em todos os casos, sonho de consumo dos músicos. Segundo o diretor-executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, não existe um músico bom sem um instrumento de ótima qualidade. "São instrumentos muito valiosos, que os alunos só poderiam adquirir após tornarem-se profissionais", explicou Dourado.
A negociação para concretização da doação teve início em novembro de 2010, quando o então juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo e o diretor-executivo do Conservatório de Tatuí participaram de evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Naquela ocasião, Dourado deu informações sobre a escola de música ao magistrado que, posteriormente, demonstrou interesse em efetivar a doação que beneficiasse a alunos talentosos, mas que não tinham condições financeiras de possuir bons instrumentos. A oficialização da doação ocorreu em 10 de dezembro do ano passado.
"As doações em prol da comunidade começaram quando eu estava na 6ª Vara e dávamos cestas básicas às instituições de caridade. Contudo, queríamos mais e estas ações começaram a crescer. Se os assistidos forem bem atendidos, teremos menos problemas sociais", contou De Sanctis. "Na verdade, as ações dos alunos permitiram isso, além da excelência do trabalho do professor Henrique à frente do Conservatório. Com poucas, mas suficientes conversas, ele me demonstrou a qualidade do Conservatório de Tatuí", destacou o hoje desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Para a escolha dos 11 beneficiados, o núcleo de assistência social do Conservatório de Tatuí, a assessoria pedagógica e os coordenadores das áreas de música erudita analisaram as condições financeiras e o aproveitamento pedagógico dos alunos. Numa segunda fase, essa seleção foi feita em conjunto com a Justiça Federal.
De acordo com o termo de compromisso assinado entre aluno e Conservatório, a instituição estadual terá a guarda dos instrumentos, que serão emprestados condicionalmente até o término do curso. Ao se formarem no Conservatório de Tatuí, os estudantes terão a posse definitiva do equipamento por mérito e dedicação. Por outro lado, se for reprovado ou desistir do curso, perderá o direito ao instrumento. Em qualquer um desses casos, os instrumentos serão destinados, sob as mesmas condições, a outros alunos carentes.
Dentre os alunos contemplados com os instrumentos estava o tímido César Augusto Garcez, de 14 anos. Ele toca clarinete e executou a obra Caximbo, de K-chimbinho. "Quando eu soube que ganhei fiquei surpreso e ansioso. É uma motivação a mais para eu continuar estudando música", conta. Além de Garcez, foram beneficiados com a ação da Justiça Federal Marcelo Pinto da Silva (contrabaixo), Cristiano Lourenço dos Santos (viola), Daniel Barbosa Soares (trombone), Diego Afonso Morales (saxofone), Jean Gerard (oboé), Paulo Roberto de Oliveira (tuba), Rafael Victor Frazzato Fernandes (violoncelo), Renan da Silva Sena (trompete), Tiago Caires da Silva (bombardino) e Wesley Alexandre Martins de Oliveira (fagote).Justiça e CidadaniaPara discutir as ações da justiça que beneficiam à população, o Conservatório de Tatuí promoveu a palestra "O Magistrado e a Comunidade", com a presença do desembargador De Sanctis e do juiz da comarca de Tatuí Marcelo Salmaso. Na ocasião, Salmaso assinou um convênio com a Fatec do município para que as máquinas caça-níqueis apreendidas fossem destinadas aos alunos do curso de tecnologia da informação, para o reaproveitamento dos componentes eletrônicos. Desta maneira, são construídos totens com acesso à internet e colocados em locais públicos da cidade.
"O objetivo principal da Justiça é condenar ou inocentar, mas também podemos ter outro foco (as ações judiciais que beneficiam a comunidade). Todos nós devemos valorizar a geração futura, mantendo um compromisso com o passado e o futuro", afirma o desembargador De Sanctis. "Hoje vivemos um mundo novo, com problemas novos e precisamos de soluções novas, pois as antigas não são mais suficientes", completou Salmaso.
Na palestra, o juiz de Tatuí destacou ainda os problemas enfrentados pela sociedade pós-moderna. Entre tantos, focou na cisão da relação entre pais e professores, além dos valores imediatistas dos jovens. Salmaso também defendeu o ensino da música como importante fator para a diminuição da criminalidade. "Os principais problemas com a criminalidade partem da educação. Os jovens atuais precisam de reconhecimento e desafios, e isso eles podem encontrar no mundo do crime. No entanto, na música temos o mesmo reconhecimento e desafio e é preciso esforço para chegar a algum lugar."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Picolo Espaço e Grupo de Teatro Arco Iris fazem homenagem a Abílio Victor e ao Folclore
O Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque e o Grupo Teatro ARCOIRIS, irão realizar neste mês de agosto, mais um encontro com o poeta, essa edição do projeto irá enfocar o nosso maior poeta sertanejo, Abílio Víctor, o popular nhô Bêntico, que escreveu seu nome de forma indelével na historia de nossa cidade e do país, também lembrar que este é o mês em que comemoramos o dia da cultura popular, o dia do folclore onde todos nós devemos refletir sobre todas as características culturais que formaram o nosso povo e a nossa historia, que estão sendo pouco a pouco esquecidas desmontando literalmente nossa identidade cultural e transformando em uma colcha de retalhos com informações trazidas de outras cultura e que vem substituindo as que vieram de nossos pais e nossos avós.
Buscando preservar os nossos valores, lembramos de nhô bêntico e de seus sonhos, o homem que soube com maestria eternizar a cultura cabocla e colocar sua alma nos belos poemas que embalaram nossas infâncias, quem não lembra do “cachorrinho que eu ganhei do meu padrinho numa noite de natá”?
Abílio Victor nasceu no dia 31 de agosto de 1899, trabalhou em tipografia, foi gerente de cinema e mostrou todo o seu talento a P.R.D.9 Rádio Difusora de Itapetininga, onde o personagem nhô bêntico ganhou vida e seus poemas ganharam o país, sua vida era um poema, a boêmio buscava inspiração nas madrugada e nos bares de nossa cidade, tendo por companheira a lua e sua alma cabocla, seus poemas conseguem nos levar às lagrimas e fazer brotar de nossos corações gostosas gargalhadas. Seu falecimento do dia 7 de outubro de 1952 deixou uma lacuna na arte e na cultura de nossa Itapetininga, mas os versos que deixou enchem nossos corações de sonho e alegria.
Ao criar o espetáculo Os Sonhos do Poeta, o grupo teatro ARCOIRIS, procurou recriar no palco, um pouco desse mundo magico e maravilhoso que nhô bêntico pintou nas suas poesias e juntamente com ele dizer:
“Ai que sodade que eu tenho do tempinho que passô.”
Dias 20 – 21 e 27 e 28 de agosto, com inicio às 20:30 h, no Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque, Rua Campos Sales,175, você tem um encontro marcado com Abílio Victor ( nhô bêntico) para conhecer o vasto mundo dos Sonhos do Poeta.
Links videos : http://www.youtube.com/watch?v=khpCkseBdko
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Circuito Cultural Paulista retoma programação no mês de agosto
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras de 70 municípios de São Paulo, o Circuito Cultural Paulista 2011 é retomado no mês de agosto, após uma pausa em julho, com mais de 140 espetáculos de circo, teatro, dança e música. Todas as atividades têm entrada franca. Entre os destaques da programação de agosto, a arte circense entra em cena com o grupo Acrobático Juliu's e o espetáculo Acrobático Musical Pássaros, no dia 19 de agosto, em Agudos. No mesmo dia, em Nova Odessa, é a vez da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, cm o espetáculo Tuingo e Batatinha - A dupla de 2 Gigantes. O teatro está presente na programação no dia 20 de agosto, com a Cia do Miolo, que leva Amores no meio-fio para Serrana. No dia 26, Miracatu confere Acuda Benedito, da Abacirco. Na área da dança, a Cia. 3 de Paus apresenta Adoniran em Orlândia no dia 19 de agosto. Já a Balangandança Cia. marca presença em Dracena com Brincos e Folias, no dia 20. Na parte musical, Monte Aprazível recebe o espetáculo Ouro, Prata e Madeira: Recital de flautas com Celina Charlier, no dia 19 de agosto. O grupo As Choronas estará em Monte Alto no dia 27.
Sobre o Circuito Cultural Paulista O programa está em seu quinto ano e promoverá, ao todo, cerca de 700 atrações durante oito meses de atividades, tendo como objetivo proporcionar a diversos públicos o acesso a espetáculos culturais.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, Ilha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro, Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba. A programação completa do Circuito Cultural Paulista no mês de junho está em www.cultura.sp.gov.br
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, Ilha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro, Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba. A programação completa do Circuito Cultural Paulista no mês de junho está em www.cultura.sp.gov.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conservatório de Tatuí abre inscrições para edição 2011 do "Festival de Teatro"
O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” está com inscrições abertas, desde o dia 1º, para o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). A novidade deste ano é que o concurso abriu as cortinas para os alunos do nível superior e voltou a ter caráter competitivo, com premiações. Além das faculdades ou universidades, podem inscrever-se escolas estaduais, municipais e particulares (de ensino fundamental, médio, técnico ou livre), sediadas no Estado de São Paulo, até o dia 2 de setembro.
O Fetesp será realizado entre os dias 8 e 16 de outubro e tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral pela formação de núcleos nas escolas. Por meio do evento, o Conservatório também promove as artes cênicas e incentiva o estudo do teatro.
De acordo com o coordenador do evento e da área de artes cênicas do Conservatório, Carlos Ribeiro, “o festival é um espaço para encontro, avaliação e troca de experiências, proporcionando uma vivência enriquecedora muito importante para todos os participantes, sejam eles artistas, técnicos, professores ou público”.
“O Fetesp, assim como os demais festivais estudantis de teatro, é uma importante ferramenta para veiculação de trabalhos cênicos vinculados a processos de formação, sejam eles específicos em artes cênicas, ou complementares nos currículos de formação fundamental, média ou superior”, analisa. “A ideia de ampliar o festival para o ensino superior é enriquecer o seu conteúdo e valorizar os processos de formação”, explica Ribeiro.
Para inscrever-se, é preciso preencher ficha de inscrição e enviar histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.
O Fetesp será realizado entre os dias 8 e 16 de outubro e tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral pela formação de núcleos nas escolas. Por meio do evento, o Conservatório também promove as artes cênicas e incentiva o estudo do teatro.
De acordo com o coordenador do evento e da área de artes cênicas do Conservatório, Carlos Ribeiro, “o festival é um espaço para encontro, avaliação e troca de experiências, proporcionando uma vivência enriquecedora muito importante para todos os participantes, sejam eles artistas, técnicos, professores ou público”.
“O Fetesp, assim como os demais festivais estudantis de teatro, é uma importante ferramenta para veiculação de trabalhos cênicos vinculados a processos de formação, sejam eles específicos em artes cênicas, ou complementares nos currículos de formação fundamental, média ou superior”, analisa. “A ideia de ampliar o festival para o ensino superior é enriquecer o seu conteúdo e valorizar os processos de formação”, explica Ribeiro.
Para inscrever-se, é preciso preencher ficha de inscrição e enviar histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exposição conta a história dos clubes de futebol de Tatuí
Está em cartaz no Centro Cultural Municipal até 28 de agosto em Tatuí, a exposição "Futebol Tatuiano", que foi um dos destaques de abertura da 69ª Semana Paulo Setúbal, em comemoração aos 185 anos do município. O acervo levantado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude conta com troféus, camisetas, bandeiras e mais de 200 fotos.
Reunir o material para a mostra somente foi possível graças aos clubes antigos da cidade como o XI de Agosto, São Martinho e Santa Cruz, que disponibilizaram a memória de seus times das mais remotas décadas, bem como fotos de acervo pessoal de atletas e dirigentes. Algumas delas, contam a história do Campeonato "Pé no Chão", que há mais de 40 anos, reunia os garotos em torno da famosa "pelota".
Durante uma visita à exposição, Antonio Geraldo Villa Nova, tatuiano de 65 anos, voltou no tempo e falou sobre a "Égua Vermelha", apelido que marcou a fase de ouro da Associação Atlética XI de Agosto, equipe bicampeã do Campeonato de Futebol Amador do Estado de São Paulo nos anos de 1957 e 1958. "O time era tão bom, que se fosse hoje em dia poderia competir com qualquer time de primeira divisão", disse Villa Nova sobre a qualidade dos jogadores.
Um a um, ele apontou para os rostos antigos e disse o nome de cada jogador que compunha a "Égua Vermelha". Contou ainda que os quatro times da cidade: XI de Agosto, São Martinho, Santa Cruz e um outro que era municipal, disputavam entre si uma competição e o qual vencesse representava a cidade no Campeonato Amador Estadual. "O povo gostava, como gostava! Todos iam assistir aos jogos" afirmou.
"Eles treinavam de quarta-feira. Jogavam aos domingos e viajavam de trem ou de caminhão para ir aos jogos" disse Villa Nova, retratando uma época em que o futebol era lazer e que os campeonatos amadores eram disputados por 'atletas', que se revezavam entre o trabalho e o futebol, já que naquela época o esporte não era tão profissional como é hoje.
A entrada é franca e o horário pra visitação é das 10h às 21h, de segunda à sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.
Reunir o material para a mostra somente foi possível graças aos clubes antigos da cidade como o XI de Agosto, São Martinho e Santa Cruz, que disponibilizaram a memória de seus times das mais remotas décadas, bem como fotos de acervo pessoal de atletas e dirigentes. Algumas delas, contam a história do Campeonato "Pé no Chão", que há mais de 40 anos, reunia os garotos em torno da famosa "pelota".
Durante uma visita à exposição, Antonio Geraldo Villa Nova, tatuiano de 65 anos, voltou no tempo e falou sobre a "Égua Vermelha", apelido que marcou a fase de ouro da Associação Atlética XI de Agosto, equipe bicampeã do Campeonato de Futebol Amador do Estado de São Paulo nos anos de 1957 e 1958. "O time era tão bom, que se fosse hoje em dia poderia competir com qualquer time de primeira divisão", disse Villa Nova sobre a qualidade dos jogadores.
Um a um, ele apontou para os rostos antigos e disse o nome de cada jogador que compunha a "Égua Vermelha". Contou ainda que os quatro times da cidade: XI de Agosto, São Martinho, Santa Cruz e um outro que era municipal, disputavam entre si uma competição e o qual vencesse representava a cidade no Campeonato Amador Estadual. "O povo gostava, como gostava! Todos iam assistir aos jogos" afirmou.
"Eles treinavam de quarta-feira. Jogavam aos domingos e viajavam de trem ou de caminhão para ir aos jogos" disse Villa Nova, retratando uma época em que o futebol era lazer e que os campeonatos amadores eram disputados por 'atletas', que se revezavam entre o trabalho e o futebol, já que naquela época o esporte não era tão profissional como é hoje.
A entrada é franca e o horário pra visitação é das 10h às 21h, de segunda à sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Pólo Avançado do Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas
O Polo Avançado do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, na São José do Rio Pardo, lançou, junto com o Governo do Estado de SP, o projeto "Coro Comunitário", que visa estreitar as atividades musicais da instituição com a comunidade local. Os interessados em participar do projeto devem se apresentar na secretaria do polo, munidos de um documento com foto, até a próxima terça-feira o dia 16.
Os candidatos devem passar por um processo seletivo, que consiste em prova de percepção auditiva e avaliação de execução. O teste acontecerá no dia 16, às 20h, no Polo Avançado de São José do Rio Pardo. Segundo o coordenador da unidade, professor Demerval Keller, o número de vagas dependerá da quantidade de inscritos. "A seleção visa ao equilíbrio de número de vozes, principalmente entre as femininas e masculinas", esclareceu.
O "Coro Comunitário" não se trata de uma disciplina da grade curricular do Polo Avançado, mas uma atividade artística que pretende aproximar o público da entidade musical. O coro fará um ensaio por semana com duração de 1h e 40min, em que serão trabalhados aspectos básicos de técnica vocal e peças variadas do repertório de canto coral. "As apresentações têm como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido nos ensaios, divulgando assim uma parte do que fazemos na instituição", explicou Demerval. O Polo do Conservatório de Tatuí fica na rua São Bernardo, 800, Jardim São Roque. Mais informações pelo telefone (19) 3682 7851. UnidadeO Polo Avançado de São José do Rio Pardo é a única extensão do Conservatório de Tatuí no Estado de São Paulo. A unidade foi criada em 3 de junho de 2006 e entrou em funcionamento no dia 5 de agosto do mesmo ano, sendo mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e pela Prefeitura de São José do Rio Pardo.
A escola atende a cerca de 200 alunos, vindos de 32 cidades do leste paulista e sul de Minas Gerais. São oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, clarone, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, bombardino e percussão sinfônica e popular.
O Polo de São José do Rio Pardo possui uma banda sinfônica com 74 componentes, uma orquestra de cordas com 32 componentes, um octeto de cordas e outro de flautas, além de um sexteto de metais.
O Polo Avançado do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí, na São José do Rio Pardo, lançou, junto com o Governo do Estado de SP, o projeto "Coro Comunitário", que visa estreitar as atividades musicais da instituição com a comunidade local. Os interessados em participar do projeto devem se apresentar na secretaria do polo, munidos de um documento com foto, até a próxima terça-feira o dia 16.
Os candidatos devem passar por um processo seletivo, que consiste em prova de percepção auditiva e avaliação de execução. O teste acontecerá no dia 16, às 20h, no Polo Avançado de São José do Rio Pardo. Segundo o coordenador da unidade, professor Demerval Keller, o número de vagas dependerá da quantidade de inscritos. "A seleção visa ao equilíbrio de número de vozes, principalmente entre as femininas e masculinas", esclareceu.
O "Coro Comunitário" não se trata de uma disciplina da grade curricular do Polo Avançado, mas uma atividade artística que pretende aproximar o público da entidade musical. O coro fará um ensaio por semana com duração de 1h e 40min, em que serão trabalhados aspectos básicos de técnica vocal e peças variadas do repertório de canto coral. "As apresentações têm como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido nos ensaios, divulgando assim uma parte do que fazemos na instituição", explicou Demerval. O Polo do Conservatório de Tatuí fica na rua São Bernardo, 800, Jardim São Roque. Mais informações pelo telefone (19) 3682 7851. UnidadeO Polo Avançado de São José do Rio Pardo é a única extensão do Conservatório de Tatuí no Estado de São Paulo. A unidade foi criada em 3 de junho de 2006 e entrou em funcionamento no dia 5 de agosto do mesmo ano, sendo mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e pela Prefeitura de São José do Rio Pardo.
A escola atende a cerca de 200 alunos, vindos de 32 cidades do leste paulista e sul de Minas Gerais. São oferecidos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, clarone, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, bombardino e percussão sinfônica e popular.
O Polo de São José do Rio Pardo possui uma banda sinfônica com 74 componentes, uma orquestra de cordas com 32 componentes, um octeto de cordas e outro de flautas, além de um sexteto de metais.
Seleção
Segundo o regulamento do festival, uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo “escola de teatro” e outros quatro para “teatro na escola”.
A categoria “escola de teatro” não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará relatório analítico.
Já a categoria “teatro na escola” terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas).
Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.
Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações – no período de 8 a 16 de outubro – serão definidas por meio de sorteio agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2.000. Além disto, dois integrantes de cada grupo escolhido terão direito a estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.
O evento não só difunde as artes cênicas e destaca sua importância como ferramenta na educação como também tem caráter social: os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Origem
O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o “I Festival Estudantil de Teatro”, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento “detonou” um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado curso de teatro do Conservatório de Tatuí.
Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. Em 1992, passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro, e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.
As fichas de inscrições são obtidas no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp. Outras informações, pelo telefone (15) 3205-8444.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo o regulamento do festival, uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo “escola de teatro” e outros quatro para “teatro na escola”.
A categoria “escola de teatro” não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará relatório analítico.
Já a categoria “teatro na escola” terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas).
Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.
Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações – no período de 8 a 16 de outubro – serão definidas por meio de sorteio agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2.000. Além disto, dois integrantes de cada grupo escolhido terão direito a estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.
O evento não só difunde as artes cênicas e destaca sua importância como ferramenta na educação como também tem caráter social: os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
Origem
O Fetesp é o festival estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o “I Festival Estudantil de Teatro”, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento “detonou” um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado curso de teatro do Conservatório de Tatuí.
Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. Em 1992, passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro, e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.
As fichas de inscrições são obtidas no site www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp. Outras informações, pelo telefone (15) 3205-8444.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peça teatral Pequenas Coisas é apresentada no Sesi de Itapetininga
Esta peça Pequenas Coisas é teatro de animação para adultos com cenas que falam de encontros, despedidas, solidão, compreensão, cumplicidade e amor. Um convite imperdível para soltar a imaginação. Figuras assombrosamente vivas, minuciosamente construídas retratam situações da vida que se passam com muitas pessoas. A perspectiva revela o que, apesar de parecer insignificante, é bem mais importante do que se pode imaginar.
Esta peça não é recomendada para menores de 14 anos. As apresentações no Teatro do Sesi em Itapetininga serão na sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, com duas sessões, às 15 e às 20h. A entrada é franca!
Esta peça não é recomendada para menores de 14 anos. As apresentações no Teatro do Sesi em Itapetininga serão na sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de agosto, com duas sessões, às 15 e às 20h. A entrada é franca!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
credenciada à OSEP (Orquestra Sinfônica de São Paulo), já que foi selecionada para o programa Descubra a Orquestra.
Diversos cursos são disponibilizados pela Oficina de Música, tanto de instrumentos quanto de canto, o que valoriza muito a qualidade do resultado que sempre é mostrado ao público nas apresentações de início e fim de ano. Além disso, no decorrer de todo o ano, várias atividades são promovidas aos estudantes.
São cursos para todos os gostos e para todas as idades como Piano Contra-Baixo, Bateria, Percussão, Flauta, Teclado, Linguagem Musical, Musicalização, Grupo de Cordas, Prática de Conjunto e Orquestra. As crianças tem uma dedicação especial que tem início com a musicalização e, aos poucos, a criança passa para flauta doce até que enfim, escolha qual o instrumento que mais lhe agrada.
Para o segundo semestre deste ano, a Escola oferece pacotes especiais para os cursos de violino, violoncelo, guitarra, violão e canto. Para obter mais informações, a Oficina de Música fica à rua João Evangelista, 390, no Centro. O telefone para mais informações é 3271-7106.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Música de Breno Ruiz de Itapetininga é pré-selecionada para o Grammy Latino
A música “Contradança”, composição do músico itapetiningano Breno Ruiz, em pareceria com Paulo César Pinheiro e gravada pela cantora Ilana Volcov, foi pré-selecionada para o Grammy Latino nas categorias de Melhor Canção Brasileira e Melhor Canção do Ano. O Grammy Latino é uma premiação de música latina, criada em 2000 pela Academia Nacional de Artes e Ciências Discográficas (ANACD) dos Estados Unidos para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana.
A notícia já repercute na internet, inclusive no site do conhecido e conceituado jornalista Luis Nassif. “Algo que sempre me deu satisfação foi antecipar talentos não reconhecidos da música brasileira. Meses atrás passei a chamar a atenção para Breno Ruiz. Prognostiquei que em breve iria para o primeiro time da música brasileira. Para variar, o faro campeão de Paulo César Pinheiro já havia detectado Ruiz. Juntos, já compuseram dezenas de músicas”, diz a nota do site.
O músico Breno Ruiz, 28 anos, deixou a cidade no começo do ano. Foi para São Paulo para buscar um novo rumo para a carreira musical. Teve sorte, como ele mesmo afirma. “Vim para cá com pouco dinheiro, mas como sempre tive uma grande facilidade para dialogar e consegui um emprego em três dias e também várias amizades. Hoje desenvolvo diversos projetos”, afirma. Lá ele conheceu músicos e artistas e iniciou diversos projetos musicais, como o disco “Cantilenas Brasileiras”, em parceria com um dos maiores letristas da MPB, Paulo César Pinheiro e também uma parceria com a música Andreia Guimarães. Os dois discos devem ser lançados até o final deste ano.
O itapetiningano e Paulo César Pinheiro têm mais de 70 músicas em parceria. Breno se apresenta na noite desde os dez anos de idade. Tem, além da parceria com Pinheiro, mais de 300 canções, com outros compositores, como Rafael e Rita Altério, Sérgio Natureza, Juca Novaes, entre tantos outros. Suas músicas já foram gravadas por dezenas de artistas do circuito alternativo paulista e carioca, tais como Tetê Espindola , Orquestra Tom Jobim, Lucila Novaes, Cris Lemos, Dani Gurgel e Ilana Volcov. Breno ganhou vários festivais de música em todo o país
A notícia já repercute na internet, inclusive no site do conhecido e conceituado jornalista Luis Nassif. “Algo que sempre me deu satisfação foi antecipar talentos não reconhecidos da música brasileira. Meses atrás passei a chamar a atenção para Breno Ruiz. Prognostiquei que em breve iria para o primeiro time da música brasileira. Para variar, o faro campeão de Paulo César Pinheiro já havia detectado Ruiz. Juntos, já compuseram dezenas de músicas”, diz a nota do site.
O músico Breno Ruiz, 28 anos, deixou a cidade no começo do ano. Foi para São Paulo para buscar um novo rumo para a carreira musical. Teve sorte, como ele mesmo afirma. “Vim para cá com pouco dinheiro, mas como sempre tive uma grande facilidade para dialogar e consegui um emprego em três dias e também várias amizades. Hoje desenvolvo diversos projetos”, afirma. Lá ele conheceu músicos e artistas e iniciou diversos projetos musicais, como o disco “Cantilenas Brasileiras”, em parceria com um dos maiores letristas da MPB, Paulo César Pinheiro e também uma parceria com a música Andreia Guimarães. Os dois discos devem ser lançados até o final deste ano.
O itapetiningano e Paulo César Pinheiro têm mais de 70 músicas em parceria. Breno se apresenta na noite desde os dez anos de idade. Tem, além da parceria com Pinheiro, mais de 300 canções, com outros compositores, como Rafael e Rita Altério, Sérgio Natureza, Juca Novaes, entre tantos outros. Suas músicas já foram gravadas por dezenas de artistas do circuito alternativo paulista e carioca, tais como Tetê Espindola , Orquestra Tom Jobim, Lucila Novaes, Cris Lemos, Dani Gurgel e Ilana Volcov. Breno ganhou vários festivais de música em todo o país
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Folclore Vivo em Itapetininga
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peça teatral Mágico por Acaso no SESI de Itapetininga
Nos dias 13 de agosto, às 16h, o SESI de Itapetininga o espetáculo teatral Mágico por Acaso, da Cia. Teatro de La Plaza. A montagem é uma das 15 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2011 – 2ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
A peça é uma homenagem aos diferentes tipos de mágicos de história e seus mais variados truques e encenações. Durante a apresentação, surgem figuras como o Grande Patrick – típico ilusionista de cartola e black tie, com sua famosa varinha mágica; o Professor Boff, cientista que domina a gravidade, a eletricidade e as forças da natureza; o enigmático mágico chinês Chung Ling Yu, que encanta com desaparecimentos e jogos de lenços e flores; Tony, o escapista e sua incrível saída de uma caixa de aço acorrentada, e a exótica Isis, uma princesa vinda do Egito com misteriosos truques que surpreenderam gerações ao longo do tempo.
Imperdível!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abertas inscrições para o 7o Prêmio Lollo Terra de São Miguel Arcanjo
Este evento é realizado em homenagem ao compositor Auro Antonio dos Santos Terra realizado na cidade de São Miguel Arcanjo, o 7º Prêmio Lollo Terra de MPB. As apresentações acontecerão nos dias 25 a 30 de outubro de 2011, no Clube Recreativo Bernardes Jr., em São Miguel Arcanjo.
Já em sua sétima edição, este Prêmio consolida-se na região como um dos principais festivais do Estado. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos sites www.portaldoarcanjo.com.br; www.festivaisdobrasil.com.br e wwwpremiololloterradempb.blogspot.com até o dia 10 de outubro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Circuito Cultural traz peça Acuda Benedito
O Circuito Cultural Paulista trará uma nova apresentação à cidade no dia 12 de agosto. Desta vez, será a apresentação da peça teatral Acuda Benedito, do grupo Aba-Circo.
A linguagem tradicional do mamulengo mescla-se de técnicas circenses e outras formas animadas numa saborasa invenção de tipos e bonecos que recriam a crônica do mundo globalizado, aliando tradição e contemporaneidade a esse brinquedo tão inusitado.
O espetáculo será no Largo dos Amores, a partir das 15h. A classificação é livre e a entrada é franca.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maestro João Carlos Martins faz dia 12 nova apresentação em Itapetininga
Itapetininga receberá o concerto da Filarmônica Bachiana Sesi-SP. A orquestra será regida pelo maestro João Carlos Martins. Serão executadas peças dos grandes nomes da música clássica e Martins tocará piano. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e será realizada no dia 12 de agosto, sexta-feira, na Praça Peixoto Gomide, às 20 horas. O evento é promovido pela Duratex.Sobre o maestro - João Carlos Martins é um exemplo de superação. Nascido em 1940, sempre foi reconhecido e respeitado por seu talento como pianista. Mas ao sofrer um acidente num jogo de futebol, perdeu os movimentos da mão direita, depois de romper os nervos. Fez tratamentos e recuperou as funções das mãos, mas foi atingido pela LER e novamente precisou parar.
Martins acreditava que não poderia mais tocar e resolveu se dedicar ao boxe. Mas a paixão pela música falou mais alto e o músico recomeçou a tocar, usando apenas a mão esquerda, em um estilo próprio de execução de peças clássicas.
Após realizar um concerto na Bulgária, Martins sofreu um assalto, em que feriu a cabeça e perdeu parte dos movimentos da mão esquerda. Depois de passar muitos anos se tratando e treinando, outra vez, descobriu outra maneira de tocar, apenas com um dedo de cada mão.
Atualmente, João Carlos Martins é maestro, mesmo sem poder usar uma batuta ou simplesmente virar as páginas da partitura. O músico ainda trabalha em projetos sociais, levando a música a crianças carentes.
Martins acreditava que não poderia mais tocar e resolveu se dedicar ao boxe. Mas a paixão pela música falou mais alto e o músico recomeçou a tocar, usando apenas a mão esquerda, em um estilo próprio de execução de peças clássicas.
Após realizar um concerto na Bulgária, Martins sofreu um assalto, em que feriu a cabeça e perdeu parte dos movimentos da mão esquerda. Depois de passar muitos anos se tratando e treinando, outra vez, descobriu outra maneira de tocar, apenas com um dedo de cada mão.
Atualmente, João Carlos Martins é maestro, mesmo sem poder usar uma batuta ou simplesmente virar as páginas da partitura. O músico ainda trabalha em projetos sociais, levando a música a crianças carentes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cine Clube apresenta Pro Dia Nascer Feliz em Itapetininga
O Instituto Júlio Prestes de Itapetininga, prosseguindo com a sua selecionada seleção de filmes, apresenta agora o filme Pro Dia Nascer Feliz, um longa metragem de João Jardim.
As angústias e inquietações de um adolescente, em especial a maneira como ele se relaciona com o ambiente, que é fundamental para sua formação. A escola é foco central de investigação do filme.
A exibição será na Câmara Municipal de Itapetininga, no dia 11 de agosto, a partir das 20h. A entrada é gratuita e, após a apresentação, haverá um debate com os presentes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Orquestra de Viola Caipira Teddy Vieira de Itapetininga apresentou-se em Minas Gerais
A Orquestra de Viola Caipira Teddy Vieira de Itapetininga, se apresentou no último domingo de julho, dia 31, na cidade de Andradas, em Minas Gerais. A Orquestra participou do encerramento do Festival de Música Troféu Teddy Vieira.
Os 16 integrantes tocaram e cantaram sucessos do compositor itapetiningano e encantaram mais de 7 mil pessoas presentes no evento. Antes do show, almoçaram na chácara Teddy Vieira Filho, que mora na cidade com a família.
Estavam presentes o prefeito da cidade, o secretário de cultura e demais autoridades juntamente com a dupla Mayck e Lyan do programa Raul Gil.
A Orquestra de Viola Caipira Teddy Vieira se apresenta às 19h do dia 11 de agosto, no Auditório Municipal da Prefeitura de Itapetininga. No dia 20 de agosto, se apresenta em no Sesi de Itapetininga. E no dia 27 de setembro, a Orquestra mostra seu tanlento em São Miguel Arcanjo.
A Orquestra de Viola Caipira Teddy Vieira se apresenta às 19h do dia 11 de agosto, no Auditório Municipal da Prefeitura de Itapetininga. No dia 20 de agosto, se apresenta em no Sesi de Itapetininga. E no dia 27 de setembro, a Orquestra mostra seu tanlento em São Miguel Arcanjo.
A Orquestra se apresentará no dia 20 de agosto, em São Miguel Arcanjo e no dia 21 de agosto, em Itapetininga, na Semana do Folclore.
Em novembro, Teddy Vieira Filho vem para Itapetininga para a comemoração do aniversário da cidade.
Em novembro, Teddy Vieira Filho vem para Itapetininga para a comemoração do aniversário da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário