Lazer

Este é o espaço reservado para as pessoas que adoram uma aventura, bom lazer e muita diversão. Confira as dicas, notícias e informações sobre todas as opções de lazer para toda a família. Os esportes radicais também terão lugar cativo nesta página e também os eventos comemorativos.

Calendário Paradas Gays no Brasil - 2014
O ano de 2014 iniciou e com ele os movimentos LGBT já começaram os preparativos para os eventos que acontecerão. Tentaremos manter esse calendário atualizado, para que o leitor saiba das datas previstas. Vale ressaltar a importância da confirmação da data, antes de sair de casa, para não correr riscos.
Pedimos aos organizadores, que qualquer alteração seja comunicada previamente ao blog (noticiag@hotmail.com), para que possamos notificar os leitores.
27/04 – Evento: IV Caminhada da Diversidade de Simões Filho
17/05 – 7ª Parada da Diversidade – Parnaíba/PI
18/05 – Parada da Diversidade de Mesquita: “Reflexões do Orgulho: 45 anos de Stonewall” – Mesquita/RJ
08/06 – 8ª Parada do Orgulho LGBT de Itaquaquecetuba/SP
03/08 – 6ª PARADA DO ORGULHO LGBTS GAMA-DF
03/08 – 6ª Parada do Orgulho LGBTS de Gama/DF
07/09 – 10ª Parada do Orgulho LGBT de Cabo Frio/RJ
07/09 – Parada do Orgulho LGBT da Maré/RJ
28/09 – 4ª Parada do Orgulho LGBT de Estância/SE
26/10 – 5ª Parada do Orgulho LGBT – Muriaé/MG
09/11 – 14ª Parada Livre de Caxias do Sul – RS
09/11 – 5ª Parada LGBT de Limeira/SP
09/11 – 2ª Parada da Diversidade Sexual de Itabirito/MG
09/11 – 2ª Parada do Orgulho LGBT de Itabirito – Minas Gerais
16/11 –  7º Manifesto LGBT da Serra – Orla de Jacaraípe – Serra/ES
13/12 – X Parada Gay do Agreste – São José de Mipibu/RN.
14/12 – 6ª parada do orgulho LGBT da Transamazônica & Xingu – Altamira/PA
---------------------------------------------------------------------------
Uísque caiçara e patê de banana são especiarias artesanais de Cananéia 

As pessoas que pretendem conhecer Cananéia, no litoral de São Paulo, não podem deixar de provar a culinária local. Apesar de viver basicamente da pesca, muitos caiçaras ainda investem na agricultura familiar, bastante rica em frutos e alimentos que são cultivados sem agrotóxicos e com o carinho de produtores, que carregam a essência da cultura cananeense em grandes sítios espalhados pela região. A Associação Rede Cananéia têm por finalidade levar os produtos tradicionais caiçaras da agricultura familiar para a região. Os alimentos são cultivados em sítios da cidade e os produtores utilizam a produção agro-ecológica, que consiste na agricultura sustentável, baseada na conservação dos recursos naturais e da segurança alimentar.



Os agricultores fazem os produtos utilizando os alimentos orgânicos, que não contém agrotóxicos e que foram colhidos nos próprios sítios. No local, eles preparam de forma caseira diversos tipos de comidas com as características da cultura caiçara. Alguns dos pratos mais conhecidos na região são a cuca de banana, do sítio Bela Vista, os cachos de banana Missouri e o bolo de milho, do sítio Dez Irmãos. Já o patê de banana verde, que pode ser acompanhado com torradas ou bananas chips, é feito no sítio Ganandi.
Entre as bebidas, há iguarias para todos os paladares. As opções mais comuns são um suco de limão com couve ou um suco de pitanga. Há também o suco de maná cubiu, um fruto amarelo originário da Amazônia, que pode ser usado em medicamentos ou cosméticos, além de geléias e doces. Todos eles são preparados no sítio Porto do Meio, no bairro Mandira.
Suzete da Silva, de 33 anos, é uma das produtoras que preparam comidas com alimentos vindos do próprio sítio. Sua especialidade é a torta de palmito, feita com uma das principais espécies, dentre as 60, cultivadas no sítio da família. Ela, que veio de Guarujá, no litoral de São Paulo, ainda criança com o pai pesqueiro, adotou a cultura caiçara do Vale do Ribeira, onde mora há 10 anos com o marido. “Já virei cananeense de coração”, diz ela.
Na Feira do Agricultor Familiar de Cananeia, que acontece na Praça do Rócio, aos sábados, também é possível encontrar os quitutes e produtos típicos da região. Cada produtor arma sua barraca e tem a oportunidade de vender os produtos feitos por eles. Suzete também participa desse encontro para vender os produtos do sítio. Entre eles, estão os doces e palmitos pupunha em compotas. Ela também faz garapa com a cana de acuçar e vende as garrafas de cachaça com jaboticaba ou capitiu, uma planta conhecida também como limão-bravo e utilizada para fins medicinais, que dá um gosto diferente para a bebida.
Selmo Bernado, de 35 anos, também traz seus produtos para a feira. A cachaça caiçara começa a ser formada no quintal da casa deste produtor cananeense. Ele cultiva as plantas e depois retira a folha da cataia, uma erva medicinal, para adicionar na cachaça. A bebida, que também, é conhecida como “uísque caiçara” é muito conhecida na região do Vale do Ribeira e no litoral norte do Paraná. Em Cananéia é possível encontrar a cachaça com cataia pura ou com mel. “A folha fica 20 dias curtindo na cachaça. Sei quando ela está boa porque depende da cor e do cheiro”, explica ele. O produtor também conta que a folha pode ser utilizada para fazer chá digestivo, tem cunho medicinal, e é utilizada como calmante ou para problemas de estômago.
Bernardo também vende na sua barraca maça desidratada e banana passa, também produzida em Cananéia. Para ele, que nasceu na cidade, o importante é estar sempre valorizar a gastronomia local. “Não posso deixar a roça de lado. É a minha cultura”, finaliza o produtor.


-------------------------------------------------------------------------------
Pesquisa aponta crescimento no setor de Turismo em Itapeva

Levantamento feito por uma empresa de consultoria a pedido da Secretaria de Turismo de Itapeva identificou o potencial de ecoturismo, turismo de aventura e rural no município.
A pesquisa aponta que houve na cidade um crescimento de 20% no número de turistas nos primeiros meses de 2012.
Segundo a Secretaria, os dados são bastante positivos e se deve a investimentos nos seguimentos ligados a esse setor. Os empresários têm intensificado o trabalho para receber os visitantes.
A turismóloga Paula Costa representa uma agência da cidade que tem desenvolvido roteiros para os turistas. Nas paredes da empresa, fotos dos principais pontos turísticos da região. Ela ressalta que com o setor em alta no município, além de atender o público em geral, a agência começou a investir em seguimentos específicos. Hoje, ela possui roteiros diferenciados para visitantes de outros paises, idosos, estudantes e um novo mercado, que atrai deficientes visuais e portadores de necessidades especiais para o convívio com a natureza.“Hoje temos três roteiros em Itapeva adaptados para deficientes visuais”, afirma a especialista.
A turismóloga destaca que os investimentos no turismo mexem com a economia. “O turista que sai da sua casa deseja encontrar bons serviços. Com isso, ele vai consumir no local em que está passeando. Então o que a gente observa é que o turismo é mais que uma indústria. Ele consegue fazer com que o dinheiro circule na região”, afirma.
Um exemplo da observação feita por Paulo Costa é o movimento no setor hoteleiro. Otimista com os números, os empresários começaram a investir em estrutura e treinamento. Segundo o gerente de uma unidade da cidade, Diego Oliveira, o número de hospedes cresceu 70% entre os primeiros seis meses do ano. Ele afirma que o público que visita a cidade em busca de conhecer os pontos turísticos é mais exigente. “Anteriormente o hotel era ligado ao setor de comércio. Os hóspedes eram exclusivamente representantes comerciais e outros profissionais de atuação comercial. Agora, o número de turistas cresceu e tivemos que fazer treinamento. O turista quando chega ao hotel, quer encontrar um ambiente parecido com o que tem em casa. Antes tínhamos apenas café da manhã, mas agora temos todas as refeições e com opções diversas de pratos”, comenta.
No setor de alimentação, o crescimento também é comemorado. Segundo Katielle Zanatta, proprietária de uma churrascaria, o crescimento em seis meses, foi de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para atender ao público, ela teve que ampliar o local e criar um espaço que funciona com bar, oferecendo música ao vivo e outras opções de comida. “Antes, os familiares saiam de Itapeva para visitar os parentes em outras cidades durante um feriadão, por exemplo. Hoje ocorre o inverso porque agora aqui tem o que fazer e aonde ir”, ressalta.
Pontos turísticos de Itapeva (Fonte: Secretaria de Turismo de Itapeva)
Fazenda Pilão D'Água
Fazenda de relavante valor histórico. Abriga até hoje o Casarão, a Senzala, os muros de pedras e outros vestígios do tempo dos escravos, que os construíram.
Catedral Sant'Ana
Construída a partir de 1785 por 40 escravos numa técnica denominada "taipa" que significa tapar. Em 1968, então a igreja recebeu o título de Catedral. Atualmente conta com espaços harmônicos e obras de relavante valor artístico e histórico.
Memorial ao Tropeiro
O Memorial ao Tropeiro foi construído em homenagem aos tropeiros que por ali passavam, vindos do Rio Grande do Sul, rumo a Sorocaba, onde levavam suas tropas para a comercialização. Itapeva faz parte do circuito dos tropeiros.
Casa da Cultura
A Casa da Cultura, ou Casarão como é chamado, foi construída em 1881 pelos escravos e suas paredes são de taipa. Pertencente ao poder público, abriga hoje a "Casa da Cultura Cícero Marques" onde são realizados vários eventos culturais.
Capela do Carmo
A princípio, a Capela do Carmo era consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Foi construída nas proximidades da residência do Vigário José Custódio do Camargo, pela dificuldade de locomoção do mesmo até a Igreja Matriz. Posteriormente passou a demoninar-se Capela de Nossa Senhora do Carmo.
Cachoeiras
O município conta com 45 cachoeiras. Em geral, são cachoeiras com cerca de 2 a 50 metros de altura apropriadas para a prática de rapel e algumas podem ser visitadas mediante a autorização prévia.
Artesanato
Devido à grande área de reflorestamento do município de Itapeva, um dos seus principais artesanatos são as peças esculpidas em madeira. Também merece destaque os artesanatos em argila, cestarias em bambú e os belíssimos trabalhos com sementes. Artesãos de Itapeva e de toda região podem expor suas peças na Casa do Artesão, localizada no Parque Pilão d´Água.
Cânion Pirituba
O Cânion Pirituba está localizado em Itapeva no sudoeste do Estado de São Paulo, numa área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica. É aqui onde se localiza uma de suas extremidades que se estendem até o estado do Paraná. Distante apenas a 40 km do centro da cidade, o Cânion é denominado como Escarpamento Estrutural de Furnas, uma formação em arenito que constitui em um raro Sítio Geomorfológico no Brasil. O cânion é um depósito glacial marinho que se fundiu ao longo de milhares de anos. Neste passeio você poderá contemplar os mirantes com seus paredões de até 120 m de altura e se refrescar nas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. Para este passeio há três níveis de roteiros: intenso, moderado e leve. Passeio oferecido pela agência de turismo Itapeva Viagens e Ecoturismo.
Saltinho do Coqueiral
O distrito da Areia Branca é referência no município de Itapeva no cultivo de orgânicos, ou seja, verduras e legumes sem a adição de adubos químicos e agrotóxicos. O Saltinho do Coqueiral fica na divisa entre os municípios de Itapeva e Guapiara. O sítio preserva, além da horta orgânica, uma linda cachoeira e pequenas trilhas que proporcionam um contato direto com a vida no campo.
Parque Rupestre Água Limpa
O município de Itapeva esta inserido numa região de transição dos ecossistemas de Mata Atlântica e Cerrado. Com ambientes diversificados compõe um mosaico de florestas, campos rupestres, cerrados, rios, lageados e cachoeiras. Distante apenas 14km do centro de Itapeva, a Fazenda da “Nona” Zina Fraccaroli, é uma propriedade produtora de grãos como soja, milho, feijão e trigo. Também produz gado da raça Santa Gertrudes. Com seus 330 alqueires de área, possui algumas jóias como 90 alqueires de mata nativa com rica biodiversidade entre seus paredões rochosos, o rio Taquari-Guassú, uma linda cachoeira com 30 metros de queda e açudes. Seu diferencial é antigo abrigo indígena com inscrições rupestres que remetem aos povos Kaingangs que ocuparam a região sudoeste do estado a mais de 2000 anos. (G1)
----------------------------------------------------------------------------

Festa de São Paulo Apóstolo em Itapetininga

A partir das 19h do dia 25, os Amigos de São Paulo darão início às atividades da Festa de São Paulo Apóstolo, no Jardim Paulista. É que nesta noite, recebem as bênçãos durante a Missa de Envio, para a esperada 1ª Festa da Paróquia São Paulo Apóstolo, que terá início em fevereiro.
O evento ocorrerá numa quarta-feira, durante a concorrida Missa de Cura, celebrada pelo Padre Valdori, que costuma arrebanhar multidões.
As festividades em louvor a São Paulo Apóstolo começam no dia 3 de fevereiro e se estende por 10 dias. A promessa é que a festa seja um divisor de águas naquela Paróquia, graças a empenho dos Amigos de São Paulo, que não têm medido esforços para que o evento atinja seus objetivos espirituais e materiais.
A programação envolve não só os fiéis da Paróquia, como também toda a cidade e região, que encontrarão no local um ambiente respeitoso e voltado para as reflexões e lazer de toda a família.
A programação conta com participações especiais como do Pe. Rinaldo, um dos expoentes do sacerdócio e de outros padres da cidade e região, durante toda a novena.
Durante as missas serão distribuídas bênçãos especiais a diversos segmentos da comunidade, tais como educação, saúde, agropecuária, comércio, jurídico, com a participação de paraninfos e crianças homenageando o patrono São Paulo Apóstolo.
Todos os dias, após a missa, haverá quermesse, com barracas típicas e shows, com artistas da região, além de sorteios e brindes.
Uma das inovações e sucesso antecipado de vendas são os almoços que serão servidos sob as confortáveis tendas que serão instaladas no entorno da igreja, aos domingos, a partir das 12h, sempre regados a shows, brindes e leilões de assados.
Centenas de empresas da cidade estão envolvidas nas festividades, patrocinando o evento para a construção do Centro Catequético da paróquia.
-----------------------------------------------------------------------
Passeio esportivo em Manaus tem aventura na Floresta Amazônica

Aventura não falta em Manaus. O passeio esportivo começa no Rio Negro, perto da ponte que liga Manaus ao município de Iranduba. Na capital amazônica existe um projeto chamado Remo Social, criado há 28 anos pelo o professor de educação física Manassé Barbosa e pelo qual já passaram até hoje cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens.
“Essas crianças estão geralmente fora da escola. Estão abandonadas, com uma educação muito precária, nenhuma opção de lazer e com uma formação pessoal muito pequena, em que a violência impera. A gente consegue transformar a vida dessas crianças. A gente consegue colocar nelas o amor no lugar da dor e a verdade no lugar da mentira. A gente consegue fazer com que eles sintam que amar é melhor do que odiar. Estar com a natureza e ver a ponte no amanhecer transforma. Isso faz com que seu dia seja mais bonito e mais tranquilo”, afirma o professor de educação física Manassé Barbosa.
A ideia em Manaus era também fazer uma trilha de mountain bike no meio da Floresta Amazônica, mas é muita chuva nesta época. Mesmo com o dilúvio, foi possível fazer a trilha. Mas o repórter Luís Ernesto Lacombe desiste logo e quase cai quando para a bicicleta.
“Você tem de estar acostumado a saber descer e se posicionar na bicicleta, o tempo certo de frear e o percurso que você tem de seguir. Isso é muito importante”, orienta o funcionário público Emerson Fonseca.
“Para nós, que andamos de mountain bike, a melhor coisa que tem é quanto mais pesado o terreno, é mais divertido”, diz o professor de educação física Aldévio Praia.
Ainda chove, mas faz sol em Manaus. O Rio Solimões está perto. Por isso, mais uma pedalada até a beira do rio. Depois o passeio parte para um barco, no Rio Negro, rumo ao Rio Ariaú. A viagem leva em torno de 40 minutos. Tudo isso para praticar um esporte bem diferente: uma escalada em árvore. Leo Príncipe e Vanessa Marino são os instrutores. A ideia não é ser um esporte muito radical.
“Esse esporte tem o charme da aventura, essa aparência de radical, mas na verdade é um esporte contemplativo. A gente o encara como um esporte de contemplação”, diz o instrutor de escalada Leo Príncipe. “A samaúma tem 30 metros de altura. Nós escolhemos essa pela primeira vez”, aponta a instrutora de escalada Vanessa Marino.
No início, as pessoas se atrapalham um pouquinho. Depois o movimento fica mecânico. É mais ou menos como subir o degrau de uma escada. A escalada termina a 30 metros de altura, onde se encontra uma “cama” de árvore. Dá para descansar um pouco. Tem turista que passa a noite no local. A vista é maravilhosa, com silêncio e tranquilidade. O passeio esportivo em Manaus foi o que teve mais aventura. (G1)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
1ª Cavalgada de Itapetininga nos dias 15 e 16 de outubro
------------------------------------------------------------------------------- 
Cirque du Soleil estréia espetáculo em SP
Na língua dos ciganos, palavra ‘varekai’ significa "em qualquer lugar". É a partir dessa independência de espírito que marca o povo nômade que se inspira o novo espetáculo do Cirque du Soleil que chega amanhã a São Paulo, continuando sua turnê brasileira. Chama-se justamente Varekai e parte da world music para acompanhar uma nova versão da história de Ícaro.
Atirado em uma floresta mágica, ele passa a conviver com criaturas fantásticas em sua viagem de transição: sua presença significa o início de uma nova era, mudança representada por um pêndulo. Lá, Ícaro conhece uma moça que vai transformar sua vida. "Desta vez, quando suas asas derretem com o calor do sol, ele aterriza no cume de um vulcão de uma floresta misteriosa, onde tudo é possível", comentou Mathieu Gatien, diretor artístico do Cirque, em junho, quando a companhia iniciava sua turnê nacional.
Criado por Dominic Champagne em 2002, o espetáculo conta com 58 artistas que interpretam centenas de personagens. Entre eles, uma brasileira: uma trapezista que participa de um número triplo logo no primeiro ato do espetáculo.
A inspiração cigana também está presente na trilha sonora, pontuada por intensa percussão. As músicas criadas por Violaine Corradi combinam sons de rituais havaianos, canções trovadorescas do Sul da França, melodias da Armênia e música gospel com arranjos contemporâneos. Como habitualmente acontece nos espetáculos do Cirque, há uma banda com sete músicos que se apresentam ao vivo, além de dois cantores. "Toda essa mistura de sons busca criar um ritmo próprio, com o sotaque do Cirque, de forma a fazer lembrar várias origens, mas sem se prender unicamente a um ou outro", disse Gatien.
O Cirque surgiu em Quebec, no Canadá, em 1984, quando 20 artistas circenses de rua decidiram se juntar para montar algo inovador e surpreendente. O sucesso foi tamanho que hoje a empresa conta com mais de 5 mil funcionários, incluindo cerca de 1.300 artistas de 50 diferentes países.
Na turnê brasileira, os números são superlativos. O Grand Chapiteau, a Tenda Principal, por exemplo, pesa aproximadamente cinco toneladas. A tenda tem 17 metros de altura e diâmetro de 50 metros. A capacidade dela é de 2.612 pessoas. São necessários oito dias para montar toda a estrutura do espetáculo e outros três para desmontá-la.
Com o passar dos anos, o Cirque du Soleil adquiriu um nível de excelência que tornou o público mais exigente, obrigando, portanto, a um maior preciosismo em cada projeto. Por conta disso, os artistas são incentivados a não reproduzir mecanicamente seus movimentos a ponto de, depois de muito empenho, visualizar aqueles gestos como extensão dos seus. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

------------------------------------------------------------------------------- 
Alunos do EJA de Itapetininga visitam planetário em São Paulo
Cerca de 60 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas municipais foram no dia 31 de agosto, ao Planetário Ibirapuera, onde puderam ter uma experiência incrível, com o novo projetor, StarMaster, que tem capacidade para avistar o céu de qualquer ponto conhecido do universo como, por exemplo, a partir de Marte. Por usar um sistema de projeção de fibra óptica, todas as estrelas foram reproduzidas em cor e brilho reais.
O Planetário conta ainda com novos projetores periféricos que são capazes de trazer para São Paulo as imagens captadas do telescópio espacial Hubble e dos satélites da Nasa, entre outras possibilidades. A cúpula interna tornou-se uma grande tela de projeção e os alunostiveram a sensação de estarem mais próximos do céu. A sessão foi didática e divertida, além de ter sido uma experiência inesquecível a todos.
Esta viagem foi o fechamento do projeto Novas Tecnologias, que os alunos desenvolveram no 1º semestre deste ano.
------------------------------------------------------------------------------
Itapetiningano participa de Reality Show da Expedição Roncador-Xingu

A revista eletrônica Fantástico, levada ao ar pela Rede Globo nas noites de domingo estreou dia 21 a série Expedição Xingu em homenagem aos 50 anos do Parque nacional do Xingu, criado pelos legendários Irmãos Villas Bôas (Orlando, Cláudio e Leonardo) que à frente da Expedição Roncador Xingu desbravaram a partir de 1943 os sertões de Mato Grosso. A Expedição durou 16 anos.
A série da Globo, como não poderia ser diferente é uma espécie de reality show onde oito universitários irá refazer o caminho descrito no diário “A Marcha para o Oeste” dos Irmãos Villas Bôas. O jornalista Rodrigo Alvarez acompanha os passos dessa ‘expedição’ que passa longe do contexto histórico dos expedicionários daquela época que enfrentaram feras, mosquitos, ataques indígenas, entre outros episódios que fazem parte da história.
Para o reality show a emissora recebeu mais de 500 inscrições de onde foram selecionados Felipe Matelli, de Itapetininga (SP), Moreno Muniz, Rio de Janeiro (RJ), Francis Cirino, Goiânia (GO), Heitor Martins, Ilhéus (BA), Camylla Vittorio, Florianópolis (SC), Camila Mendes, São Vidente (SP), Tatiana Setton, São Paulo (SP) e Ágata Cipriani, Nova Trento (SC). Todos eles universitários.
A série constará de seis episódios e vai mostrar fotos, documentos e vídeos da aventura dos irmãos Villas Bôas. Nas gravações, os participantes e Rodrigo Alvarez usaram roupas como as utilizadas na época pelos expedicionários, carregaram mochilas e alimentos típicos da época.
O ponto de partida da expedição foi em Barra do Garças onde ainda residem alguns expedicionários que devem cruzar o rio das mortes, espera-se que a nado como seus antecessores e seguindo sempre a Serra do Roncador até ao Parque Nacional do Xingu. Lá, o grupo vai viver a rotina dos índios. As mulheres devem conviver com as índias, fazer caçadas e artesanatos, enquanto os homens praticam lutam típicas dos indígenas do parque.
HISTÓRIA
Quase 70 anos atrás, os irmãos Villas Bôas - Orlando, Claudio e Leonardo - desbravaram a região Centro-Oeste, abrindo 1.500 quilômetros de picadas pelo cerrado para descobrir um
Brasil até então desconhecido.
Orlando, Claudio e Leonardo Villas Bôas compuseram as vidas mais extraordiárias e belas de que tenho noticia. Pequenos burgueses, condenados a vidinhas burocráticas medíocre, saltaram delas para aventuras tão ousadas e generosas que seriam impensáveis, se eles não as tivessem vivido”, declarou o antropólogo Darcy Ribeiro.
Durante a segunda guerra mundial surgiu aqui o Brasil um temor de que estrangeiros pudessem invadir as nossas terras, principalmente algumas que eram quase desertas. Por isso, em 1943, o presidente Getúlio Vargas criou a expedição “Roncador Xingu”. A missão era desbravar e depois ocupar a região central do Brasil. Os irmão Villas Bôas abandonaram o conforto da cidade para embarcar numa aventura heróica e junto com outros expedicionários abriram perto de 1.500 quilômetros de caminhos pelo mar. Construíram 19 pistas de pouso de aviões militares, percorreram mais de mil quilômetros de rios, fundaram 43 vilas e cidades e fizeram contato com pelo menos 5 mil índios. Foram de Barra do Garças, no Mato Grosso, até Cachoeira do Creputiá, no sul Pará.
O Fantástico vai refazer boa parte deste trajeto, até o Parque Indígena do Xingu, que foi o maior legado dos Villas Bôas.

Oito universitários brasileiros se candidataram a fazer essa aventura heróica pelo Brasil. Eles vão refazer o caminho na companhia de cadela Sofia. O cachorro alerta e ajuda a abrir caminhos. Na Expedição Roncador Xingu tinha normalmente cinco, seis cachorros. A comida também será a mesma de 70 anos atrás.
-------------------------------------------------------------------------------
Associação de Moradores solicita ações na Lagoa da Chapadinha
Palco há muito tempo de descaso e falta de interesse de preservação, a Lagoa da Chapadinha de Itapetininga, que poderia ser uma grande e bela área de lazer, hoje é um local sem cuidado e zelo. Os moradores da Estância Conceição, indignados com essa situação, reuniram-se e criaram uma Associação para conservação da área. É a Associação de Preservação da Lagoa da Estância Conceição (Aplec) que agora pede para que a Prefeitura realize ações planejadas na Lagoa da Chapadinha.
Segundo Reinaldo Nalesso, presidente da Associação, a Lagoa está abandonada e a plantação de mudas de árvores não resolve o problema. A Secretaria de Meio Ambiente plantou centenas de mudas na beira da lagoa, no entanto, ele afirma que existem mudas plantadas no local há cerca de dois anos, das quais muitas não vingaram por falta de cuidados e manutenção.
As mudas de árvores plantadas há pouco tempo, foram colocadas em cima da antiga pista de caminhada, que inclusive, a ativação da pista, era uma das solicitações dos moradores, pedindo que seu traçado voltasse a ser feito.
Para ele, a plantação de muitas árvores ao redor da lagoa geraria outro problema. “Se você colocar muitas árvores aqui, quem vai querer caminhar num local onde você não enxerga a pessoa do outro lado. Seria perigoso”.
Além disso, existem os problemas dos animais. Carneiros, ovelhas, cavalos e bovinos costumam pastar no local, pisoteando o solo e deixando a beira do rio cheia de dejetos dos animais.
Para a associação, falta um planejamento onde se faça um projeto que atenda um objetivo e uma finalidade para o que realmente quer se transformar a Lagoa da Chapadinha no futuro.
-------------------------------------------------------------------------------
SWU anuncia Simple Plan e entradas para camping
O Simple Plan foi confirmado ontem como mais uma atração do Festival SWU, na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo. A banda canadense vai se apresentar no último dia do evento, marcado para ocorrer entre 12 e 14 de novembro. Os organizadores do festival já tinham anunciado nomes como Peter Gabriel, Faith No More, The Black Eyed Peas, Alice in Chains, Duran Duran, Stone Temple Pilots, Chris Cornell, Kanye West e Snoop Dogg.
Também ontem foi divulgada a venda de ingressos para quem quiser acampar durante a segunda edição do festival. Este ano, o SWU aumentou a capacidade do camping, que poderá receber até 2.500 barracas ou até 10 mil pessoas, um acréscimo de 25% em relação a 2010.
As entradas poderão ser compradas pelo site www.ingressorapido.com.br. Os preços, cobrados por barraca (e não por pessoa), são os seguintes: R$ 420, para individual; R$ 480, para barraca de duas pessoas; R$ 540, para espaço de três ocupantes; e R$ 600, para barracas com quatro pessoas. Mais informações no site www.midiorama.com.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
-------------------------------------------------------------------------------

Helo Pinheiro desfila com alunos da APAE
Apae encerra com chave de ouro Semana Nacional de DEficiência com Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema
Para encerrar a Semana Nacional de Deficiência a APAE de Itapetininga realizou um jantar beneficente, no sábado, dia 28, no Clube Venâncio Ayres. Durante o evento, foram sorteados diversos brindes aos presentes, gentilmente cedidos pelos colaboradores.
Aconteceu também a entrega de Título Apaeano aos que se destacaram na colaboração e dedicação à Entidade. Mas, a emoção ficou por conta dos alunos da APAE que se apresentaram lindamente e comoveram a todos os presentes.
Em seguida, um charmoso desfile da grife Amarras, patrocinado pela Lekaki Boutique, que contou com a brilhante presença de Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema. Ela desfilou e esbanjou muita elegância e bom gosto na passarela. Helo Pinheiro recebeu uma singela homenagem da APAE, juntamente com seu filho, Fernando Júnior, que é especial e mostrou muita alegria e animação desfilando ao lado da mãe.
Para finalizar a noite, foi servido o jantar que teve massas no cardápio.
-------------------------------------------------------------------------------
22º Festival de Rodeio de Boituva/SP
-------------------------------------------------------------------------------
Grupo de Escoteiros Ibiraci de Itapetininga elege nova diretoria

Na tarde do dia 6 de agosto, o Grupo de Escoteiros Ibiraci de Itapetininga, realizou Assembléia Geral para a eleição da nova diretoria. O presidente da Assembléia foi o chefe Judas Tadeu Alves e a secretária a chefe Zulmira Santos Pires.
Com a presença maciça de chefes, pais, Pioneiros e escoteiros (Monitores) foi realizada a apresentação da chapa única, em seguida, foi efetuada a votação, que elegeu por unanimidade a seguinte diretoria:
Presidente - Mário Benedito Pires de Oliveira Vice Presidente - Sueli Aparecida Cylos Hoshino Diretor Administrativo - Roberto Martins Fernandes Diretor Administrativo Adjunto - Antônio José de Souza Rael
Diretor Financeiro - Claudinei Pereira Lima
1º Dir. Financeiro - Adjunto André Luiz Pires Pompeu
2º Dir. Financeiro - Adjunto Elaine Amaral Pompeu
Comissão Fiscal Titular Júlio Nobuaki Fuzikawa Clelson Augus Tirabassi Maria de Lourdes Carvalho                   
Comissão Fiscal – Suplentes
José Roberto Mendes de Queiroz
Edson de Oliveira Franco
Karen dos Santos Momberg Saad
Delegados para Assembléia Regional – Titulares
Ch. Maria Eugênia Dutra Fogaça
Ch. Charles Santos Pires
Ch. Zulmira Santos Pires
Delegados Suplentes
Ch. Jasdemilia Santos Rocha
Ch. Rosana Silva Rodrigues Ch. Fabíola Possidônio da Silva
Como Diretor Técnico foi nomeado o Ch. José Boletini Sobrinho.
A todos desejamos uma profícua gestão e que possam ajudar o Grupo Escoteiro Ibiraci-43/SP a manter o posto de Grupo Padrão Grau Ouro 2011 que a União dos Escoteiros do Brasil outorgou.
-------------------------------------------------------------------------------
ACM abre inscrições para acampamento
Estão abertas até o dia 25 de setembro as inscrições para o Acampamento de Futebol e Campeonato de Winning Eleven 2011 da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (ACM). O evento será realizado nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, para crianças com idade entre 8 e 13 anos. As inscrições devem ser feitas no Departamento Infantil da ACM Centro, e as informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3234-9110.
Os valores são de R$ 200 (sócios) e R$ 300 (não sócios), estando incluído alojamento, alimentação, kit jogador (camiseta personalizada, mochila e squeeze) e premiação para todos os participantes.
Durante as atividades, haverá participações especiais do ex-jogador do São Paulo e seleção brasileira Ademir de Barros, o Paraná; e do árbitro assistente Ivan Luiz Assumpção, da Federação Paulista de Futebol.
-------------------------------------------------------------------------------


Parque do Zizo

-------------------------------------------------------------------------------

Portal do Arcanjo

-------------------------------------------------------------------------------

Parque da Onça Parda

-------------------------------------------------------------------------------
Estação Ecológica Angatuba

-------------------------------------------------------------------------------

Capão Bonito

-------------------------------------------------------------------------------

Vale do Ribeira

-------------------------------------------------------------------------------
Aeroclube de Tatuí