Aluna de Itapetininga é selecionada no Programa Parlamento Jovem

Uma estudante de 17 anos de Itapetininga teve o projeto criado para lei selecionado no Programa Parlamento Jovem. A ideia dela é uma das 78 que foram escolhidas para participar de uma excursão em Brasília. Ao todo mais de 2,8 mil trabalhos foram inscritos em todo o país.
A jovem selecionada pelo programa é Isabela Domingues de Souza, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Corina Caçapava Barth. Pensando em futuro com um governo mais transparente, a adolescente criou um projeto simples e inteligente que se destacou: todos os impostos, taxas e tributos do Brasil que tivessem aumento deveriam ser divulgados nos principais meios de comunicação, como a televisão e o rádio. “O que mais importa para a população é o que mais aumentou, o que elas mais vão sentir, o que vai pesar no bolso no final. Não é todo mundo que tem o dinheiro para cobrir esse aumento”, explica Isabela.
Foram meses de preparação, reunião com professores até o projeto ficar pronto. Quem acompanhou de perto as ideias da estudante tomarem forma se sente orgulhoso. Para o professor de sociologia Orasil Hergesel Campos o projeto deveria mesmo virar lei. “Esse projeto é espetacular, porque hoje em dia não há uma orientação ao consumidor. Ele fica perdido, leva uma quantia em dinheiro e não consegue comprar o produto que gostaria porque de um mês o produto já aumentou”, afirma.
O economista Wagner de Souza concorda com o objetivo do projeto. Ele levanta a questão de para onde vão os valores arrecadados com impostos. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, 79% dos tributos são pagos por trabalhadores que ganham de 1 a 3 salários. Dos 12 meses de trabalho, cinco são para pagar impostos. “O imposto tem que ser revertido para o próprio cidadão, isto é, para a construção de hospitais equipados, educação de qualidade, e da parte do transporte público o subsídio do transporte público que estaria sendo revertido para o cidadão”, ressalta Souza.
Durante cinco dias, Isabela vai deixar a escola para conhecer a jornada de trabalho dos deputados federais em Brasilia. É a primeira vez que uma estudante da cidade é selecionada para participar desse projeto. Fato que inspira os colegas de classe, como o estudante Antonio Souto. “Uma pessoa daqui de Itapetininga , da nossa escola, ser selecionada para representar a cidade. Ainda mais a Isabela, que é uma menina esforçada e uma ótima amiga. Espero que dê tudo certo com ela”, conta.

Nenhum comentário: