Alunas do Sesi de Itapetininga se destacam em torneio de robótica

Uma equipe formada por cinco alunas do Sesi de Itapetininga, a Robotic Girls, teve destaque num dos principais torneios de robóticas do país. As alunas participaram da First Lego League (FLL), em São Paulo, e criaram um sistema de identificação e monitoração de excesso de agrotóxicos em alimentos. "Tivemos a ideia depois de uma reportagem que mostrava que o Brasil é o País que mais consome comida com agrotóxicos", explica Alice Galvão, de 12 anos. As alunas das cidades ficaram entre as cinco melhores do país.
Na competição, os times precisam desenvolver pesquisas científicas que colaborem para conservação e segurança dos alimentos. Têm ainda de programar robôs que cumpram 15 tarefas como, por exemplo, capturar um rato, em 2 minutos e meio. Apesar da complexidade da empreitada, todos os participantes da First Lego League (FLL) têm entre 9 e 15 anos.
A equipe foi orientada pelos professores e analistas de suporte em informática Aldo Lima Ricardo e Fábio Henrique Silva. De acordo com o professor Aldo, o projeto de robótica contribui para uma maior participação e integração dos alunos e para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento de ciência. Ele conta que os estudantes que tinham dificuldades de aprendizagem melhoraram o desempenho.
Leia matéria completa na página de Cultura.

Nenhum comentário: