Entre mais de 200 trabalhos inscritos de diversas partes do País e do mundo, foi o jovem sorocabano Caio Henrique Solla, 19 anos, quem levou o 1º e o 2º lugares do Concurso de Contos "Machado de Assis", realizado pelo grupo sorocabano de poesia Coesão Poética. O jovem, que é estudante de Letras na Universidade de Sorocaba (Uniso), também foi um dos poucos sorocabanos a participar do concurso, que teve candidatos de diversos estados brasileiros como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, além de países como Portugal, Suíça e Japão. O prêmio será entregue na próxima quarta-feira, na abertura das Quartas Culturais, no Botequim do Bozó (rua Abrão Mahuad, 57 - ao lado do Gpaci). O terceiro lugar ficou com um candidato de Itu.
"O texto é maravilhoso e não houve protecionismo, já que não tínhamos acesso aos dados dos candidatos", elogia uma das juradas do concurso, a atriz e especialista em Literatura, Nanaia de Simas. De acordo com ela, quando leu o texto "O Cacto", que levou o primeiro lugar, jamais imaginava que teria sido escrito por um jovem rapaz, já que o conto narra a história de uma mulher de 46 anos. "Escrevi no dia do aniversário da minha mãe, então dei a idade dela para a personagem", conta Caio, que classifica o texto como "psicológico e não fantástico". Já o conto, "Um Suicida", que levou o 2º lugar, ele chama de "muito macabro".
Elogiado pelos jurados e também pelos membros do grupo, responsáveis pela classificação dos textos, o jovem escritor conta que escreve contos e crônicas desde adolescente, mas que começou a dar mais ênfase à escrita por incentivo de um amigo escritor, logo que começou a faculdade. "Escrevo desde a sétima série e minha preferência sempre foi para a prosa, contos e crônicas, influenciado pelos meus escritores preferidos: Machado de Assis e Clarice Lispector", revela Caio, que já acumula prêmios em outros concursos.
Como conta o jovem, que concorreu com três textos, ficou surpreso com o resultado e muito feliz com os comentários sobre o seu trabalho. Além do reconhecimento (já que não há premiação em dinheiro), o prêmio ainda aguçou no jovem a vontade de organizar seus escritos, na tentativa de uma publicação. Sem falsa modéstia, Caio acredita no potencial de suas criações literárias que, segundo conta, deixam claro a influência da literatura de Clarice Lispector. "Gosto muito, leio tanto, que fico sujo de Clarice Lispector", compara.
A entrega dos troféus, produzidos por dois artistas plásticos que fazem parte do grupo Coesão Poética, Ana Duarte e Renato de Araújo, acontecerá na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, no Botequim do Bozó, com direito a um sarau realizado pelos membros do grupo, que se encontra quinzenalmente, aos sábados, no Parque da Biquinha, a partir das 15h. "Somos um grupo aberto e quem quiser participar é só chegar", convida um dos mais antigos integrantes do grupo que foi criado em 2005, Córdoba Jr.
Para conhecer mais sobre o Coesão Poética, é só entrar no blog: coesaopoetica2011.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário