Homenagem a Nhô Bentico: a nossa voz cabocla

No dia 31 de agosto nosso maior poeta sertanejo e sem duvida um dos maiores do estado, Abílio Víctor ira completar 112 anos de idade, o homem que com sua sensibilidade escreveu linda pagina e criou o cachorrinho pitoco conhecido nacionalmente, deixou uma obra de peso e brilho que deve ser lembrada a cada dia por todos os itapetininganos.
O Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque e o Grupo Teatro ARCOIRIS, irão realizar neste mês de agosto, mais um encontro com o poeta, essa edição do projeto irá enfocar o nosso maior poeta sertanejo, Abílio Víctor, o popular nhô Bêntico, que escreveu seu nome de forma indelével na historia de nossa cidade e do país, também lembrar que este é o mês em que comemoramos o dia da cultura popular, o dia do folclore onde todos nós devemos refletir sobre todas as características culturais que formaram o nosso povo e a nossa historia, que estão sendo pouco a pouco esquecidas desmontando literalmente nossa identidade cultural e transformando em uma colcha de retalhos com informações trazidas de outras cultura e que vem substituindo as que vieram de nossos pais e nossos avós.
Buscando preservar os nossos valores, lembramos de nhô Bêntico e de seus sonhos, o homem que soube com maestria eternizar a cultura cabocla e colocar sua alma nos belos poemas que embalaram nossas infâncias, quem não lembra do “cachorrinho que eu ganhei do meu padrinho numa noite de natá”?
Abílio Victor nasceu no dia 31 de agosto de 1899, trabalhou em tipografia, foi gerente de cinema e mostrou todo o seu talento a P.R.D.9 Rádio Difusora de Itapetininga, onde o personagem nhô bêntico ganhou vida e seus poemas ganharam o país, sua vida era um poema, a boêmio buscava inspiração nas madrugada e nos bares de nossa cidade, tendo por companheira a lua e sua alma cabocla, seus poemas conseguem nos levar às lagrimas e fazer brotar de nossos corações gostosas gargalhadas. Seu falecimento do dia 7 de outubro de 1952 deixou uma lacuna na arte e na cultura de nossa Itapetininga, mas os versos que deixou enchem nossos corações de sonho e alegria.
Ao criar o espetáculo Os Sonhos do Poeta, o grupo teatro ARCOIRIS, procurou recriar no palco, um pouco desse mundo magico e maravilhoso que nhô bêntico pintou nas suas poesias e juntamente com ele dizer:
Ai que sodade que eu tenho do tempinho que passô.”
Dias 27 e 28 de agosto, com inicio às 20h30, no Picolo Espaço da Biblioteca Municipal Dr. Julio Prestes de Albuquerque, Rua Campos Sales,175, você tem um encontro marcado com Abílio Victor ( nhô bêntico) para conhecer o vasto mundo dos Sonhos do Poeta.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu Bisavô Abílio Victor Nhô Bentico.

D'Brizze 8.13 disse...

Grande caipira solene