Ideb em Itapetininga fica acima da média nacional


Itapetininga, mais conhecida como Terra das Escolas, obteve pontuações acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. O levantamento, divulgado este mês, apontou que no Ensino Fundamental I – da 1ª à 5ª série – a cidade teve média de 6,0 enquanto o Brasil ficou com 5,2. Já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio – do 6º ao 9º ano e 3ª série do Ensino Médio – a média nacional foi de 4,2 e Itapetininga teve índice de 4,8.
Para os educadores, os bons resultados foram obtidos depois de mudanças feitas para atrair os alunos. É o caso da Escola Estadual Professora Euriny de Souza Vieira, que implantou o programa "Melhor Aprendiz", que são aulas de reforço de matemática. Os monitores são estudantes. O estudante Elibelto de Almeida, de 13 anos, atua como monitor e comenta os benefícios causados pelo projeto. “Compartilhar a sabedoria da gente para ter mais notas na sala, uma maior média, para continuar crescendo”, diz.
Quem participa dessas aulas extracurriculares também garante que aprender com o colega de turma é bem interessante. “Eu me sinto à vontade com os colegas me ensinando”, comenta a estudante Tainara Soares, de 12 anos.
A escola, que fica no Bairro Chapadinha, atingiu 5,9. A nota está bem acima da média nacional estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 4,4. Além dos programas oferecidos pela escola, a boa nota é reflexo do empenho de alunos como a estudante Fernanda Fogaça Milan, de 13 anos, que acorda diariamente 4h30 para chegar na escola que fica à 40 quilômetros da casa dela. “Como sempre minha mãe diz: ‘a gente tem que acordar cedo’. Ela sempre fala para eu fazer valer a pena, porque um dia o esforço vai se transformar em uma coisa muito boa em minha vida”, conta.
Na biblioteca da escola, além das mesas para estudos há um canto cheio de pufes que criam um espaço confortável para a leitura. Até mesmo ao lado do campinho de futebol mesas para leitura foram colocadas. A aluna Polyana Beatriz de Freitas, de 13 anos, estuda a tarde e vem no período da manhã para aproveitar a biblioteca. “Gosto bastante, principalmente incentiva a gente à leitura”, diz.
Mas a escola do Bairro Chapadinha não é o único exemplo de sucesso na cidade. A Escola Municipal Professora Benedita Vieira Madalena obteve média 7,0 no Ensino Fundamental 1 enquanto a média nacional foi de 5,2. A diretora, Loide Cardoso da Silveira, afirma que a nota é uma consequência do esforço de todos os funcionários. “Fiquei surpresa, muito feliz e orgulhosa dos alunos aos professores. Acho que o resultado vem de uma boa gestão e professores compromissados com aquilo que fazem. A prioridade da nossa escola é o aprendizado do aluno”, ressalta.
Em Itapetininga, das 26 escolas do Ensino Fundamental 1 apenas cinco escolas ficaram abaixo da média nacional. 
Fonte G1

Nenhum comentário: