Banda Municipal de Laranjal Paulista participa de festival internacional

Nesta terça-feira (9), 50 músicos que integram a Banda Sinfônica Municipal de Laranjal Paulista embarcam para uma turnê na Argentina. O grupo participa de um festival internacional e deverão ficar no país durante uma semana.
Serão cinco concertos em cidade como Las Varillas, La Playosa e Oncativo e a cidade anfitriã Pozzo Del Molle. É um intercâmbio cultural musical, onde os músicos da banda ficarão com famílias dos músicos da banda argentina Pozzo Del Molle.
Durante uma semana, a banda de Laranjal Paulista vai participar do evento. A banda já esteve por duas vezes seguidas, em 2010 e 2011, no Festival Internacional de Bandas na cidade de Pozzo Del Molle, região de Córdoba. Também recebeu a delegação argentina em Laranjal Paulista em 2013.
Alguns integrantes como o músico Celso Ricci já se apresentou fora do país, mas ele garante que cada vez é uma emoção diferente. “Sinto-me muito lisonjeado com isso. Dá nervosismo e ansiedade, mas é muito prazeroso”, afirma.
Já os estudantes André Domingues e Lucas Miguel irão participar pela primeira vez de uma apresentação internacional. Os jovens estão ansioso, mas afirmam saber que estão fazendo um caminho positivo para a vida dele. “A música leva você longe”, comenta Lucas.
A banda de Laranjal Paulista existe há 11 anos. Para o maestro Fulvio Scarme, o evento será importante para o intercâmbio musical e cultural. “Com certeza é uma alegria muito grande, além de uma expectativa porque teremos crianças que vão pela primeira vez e também pessoas que estão retornando para um evento internacional”, diz.
Para a apresentação, o grupo conta com a participação do maestro Paulo Alexandre de Jesus Clemente, de Portugal. “É uma troca de conhecimentos. Nós crescemos quando trocamos conhecimento. Se não trocamos conhecimento, não crescemos como pessoa, como sociedade”, afirma.
Durante a apresentação na Argentina, a professora de canto Rosana Fortunato também vai acompanhar a banda e interpretar uma música brasileira. O grupo promete alegrar a terra do tango, por isso, no repertório não vai faltar o samba.

Nenhum comentário: