Conclusão da 1ª fase das obras de restauração do Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre de Itapetininga serão concluídas já no mês de dezembro


Paredes de taipa, escadas de madeiras nobres, janelas com padrão diferenciado que ecoam histórias de um espaço que já abrigou a primeira Cadeia, a Prefeitura, a Câmara e até o Fórum. Esse espaço, que neste ano comemorou 21 anos e que guarda as memórias de uma Itapetininga nascida através de um pouso de tropeiros, está sendo todo restaurado pela Administração Municipal, atendendo assim a um antigo pedido da sociedade itapetiningana, que pleiteava a reforma do local que preserva as origens e histórias do município. Serão investidos inicialmente nas obras R$ 328.317,00.
A recuperação do prédio que abriga o Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre está sendo executada por uma equipe de restauradores profissionais da empresa Engesaki Construtora e Engenharia e restauradores do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
As obras do Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre foram dividas em três fases. A primeira, que já está sendo executada, será concluída no mês de dezembro. Neste momento está sendo trabalhado na reforma do telhado, piso superior e nas paredes de taipa de diversas salas. Já as duas fases seguintes do projeto deverão contemplar a fachada do espaço e uma readequação do espaço.
Segundo o Professor Júlio Barros, restaurador SENAI/Sorocaba, membro do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, a proposta de intervenção no Centro Cultural é de restauração e preservação e não de reforma, mesmo porque é um trabalho que depende de muito estudo e é feito cautelosamente, "A tecnologia aplicada no Centro Cultural é importante para entendermos a história de Itapetininga. Se nós viermos aqui e fizermos uma reforma esquecendo desse legado histórico do nosso passado, nós passamos a ser uma comunidade capenga. Tudo aqui que está edificado no Centro Cultural pertence ao município. Mas intelectualmente toda tecnologia, todo estudo, pensamento registrados aqui, pertencem ao planeta, é direito difuso, pertence a todos", finalizou.
Para a Prefeitura de Itapetininga, a reforma do Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre era muito importante, já que o prédio preserva as origens e histórias do município, “A população já vem esperando essa restauração já há algum tempo, porém existe todo um processo que engloba a captação de recursos, a liberação destes, licitação e tudo o mais. A Prefeitura sempre teve consciência da importância do local e trabalhou para que conseguíssemos a liberação desta importante obra”, comentou o Executivo.

Nenhum comentário: