
Paredes de taipa, escadas de madeiras nobres, janelas com padrão diferenciado que ecoam histórias de um espaço que já abrigou a primeira Cadeia, a Prefeitura, a Câmara e até o Fórum. Esse espaço, que neste ano comemorou 21 anos e que guarda as memórias de uma Itapetininga nascida através de um pouso de tropeiros, está sendo todo restaurado pela Administração Municipal, atendendo assim a um antigo pedido da sociedade itapetiningana, que pleiteava a reforma do local que preserva as origens e histórias do município. Serão investidos inicialmente nas obras R$ 328.317,00.
A recuperação do prédio que abriga o Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre está sendo executada por uma equipe de restauradores profissionais da empresa Engesaki Construtora e Engenharia e restauradores do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
As obras do Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre foram dividas em três fases. A primeira, que já está sendo executada, será concluída no mês de dezembro. Neste momento está sendo trabalhado na reforma do telhado, piso superior e nas paredes de taipa de diversas salas. Já as duas fases seguintes do projeto deverão contemplar a fachada do espaço e uma readequação do espaço.
Segundo o Professor Júlio Barros, restaurador SENAI/Sorocaba, membro do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, a proposta de intervenção no Centro Cultural é de restauração e preservação e não de reforma, mesmo porque é um trabalho que depende de muito estudo e é feito cautelosamente, "A tecnologia aplicada no Centro Cultural é importante para entendermos a história de Itapetininga. Se nós viermos aqui e fizermos uma reforma esquecendo desse legado histórico do nosso passado, nós passamos a ser uma comunidade capenga. Tudo aqui que está edificado no Centro Cultural pertence ao município. Mas intelectualmente toda tecnologia, todo estudo, pensamento registrados aqui, pertencem ao planeta, é direito difuso, pertence a todos", finalizou.
Para a Prefeitura de Itapetininga, a reforma do Centro Histórico e Cultural Brazílio Ayres de Aguirre era muito importante, já que o prédio preserva as origens e histórias do município, “A população já vem esperando essa restauração já há algum tempo, porém existe todo um processo que engloba a captação de recursos, a liberação destes, licitação e tudo o mais. A Prefeitura sempre teve consciência da importância do local e trabalhou para que conseguíssemos a liberação desta importante obra”, comentou o Executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário