Exposição de Fotos Sorocaba e seus olhares

O Centro, a arquitetura, a fauna, a flora, os dilemas sociais e outros detalhes que escapam aos olhos acostumados com a cidade foram retratados por seis fotógrafos locais e compõem a exposição "Sorocaba, 358", que abre hoje na Oficina Cultural "Grande Otelo", dentro do projeto "Sorocaba em imagens e palavras". A mostra segue até o dia 18, em comemoração ao aniversário de Sorocaba. Ao todo serão 120 imagens, captadas pelas lentes dos fotógrafos Beto Rocha, José Neto, Paulo Ochandio, Fábio Eduardo, Ênio Branco e Alex Nascimento, que mostram diferentes momentos e perspectivas da cidade. "A ideia era que cada um mostrasse o seu olhar sobre a cidade, e o legal é que reunimos uma diversidade de olhares, locais e o mesmo tema: a cidade", comemora Beto Rocha, que a princípio iria expor sozinho, mas acabou achando mais interessante a ideia da diversidade de profissionais.
Beto, curador da mostra, irá expor 20 fotos do Centro da cidade, o trabalho extremamente urbano utiliza a linguagem do claro/escuro, e é bem carregado de sombra e luz, adianta ele, que esmiuça a região central de Sorocaba. Já Alex Nascimento realizou um ensaio no Parque das Águas, aproveitando a luz do pôr-do-sol e também imagens noturnas. No local, além da natureza presente, o fotógrafo focou no movimento do parque, como as atividades de prática de skate e caminhada, realizadas pela população. As 20 imagens captadas pelo fotógrafo Fábio Eduardo apresentam a fauna e a flora da cidade, inclusive com imagens de detalhes na região central, "com muita cor e flores", resume Beto. Já o fotógrafo José Neto traz uma perspectiva arquitetônica de Sorocaba, principalmente focando nos detalhes das construções. Por muitos anos fotógrafo da Prefeitura Municipal de Sorocaba, os fotos selecionadas por Paulo Ochandio são as que têm uma proposta mais jornalística, pois retratam situações de conflito social como desapropriações e processos de desfavelamentos nas periferias da cidade. Ênio Branco explora detalhes com bastante propriedade.
Além das 120 fotografias - 20 de cada fotógrafo -, Beto Rocha ministrará uma rápida palestra com o tema: "Fotografia de rua, a estética do banal", antes da abertura oficial do evento. Mestre em Fotografia no Instituto de Artes e Multimeios da Universidade de Campinas (Unicamp), Beto falará, a partir das 19h, sobre a construção do olhar urbano e o desenvolvimento de uma "estética do banal" pelo processo de transformação dialética (quantidade x salto qualitativo) da imagem fotográfica através do trabalho elaborado. Os demais profissionais também tratarão com o público sobre o trabalho de cada um, principalmente o processo de criação das fotografias em exposição.

Outras atividades
A exposição integra a programação do projeto "Sorocaba em imagens e palavras" e, de acordo com os coordenadores da Oficina Cultural "Grande Otelo", a ideia do projeto é celebrar os 358 anos de Sorocaba, unindo fotografia e literatura com a proposta de compor narrativas com olhar voltado à ressignificação de paisagens e habitantes da cidade. Além da exposição e um workshop de fotografia cujas inscrições já se encerraram, o projeto realizará ainda o workshop de escrita "Sorocaba entre cronistas e poetas", coordenado pela professora e contadora de histórias Camila Tardelli. O workshop instigará a produção de crônicas e poemas a partir da leitura compartilhada de textos de diversos autores (como Drummond e Ítalo Calvino) e das imagens fotografadas no workshop "Cidade-Poesia, a Imagem que Ninguém Vê", culminando em um evento com sarau e exposição conjunta dos textos literários e fotografias.
Interessados em literatura a partir dos 16 anos podem concorrer a uma das 20 vagas, a partir de apresentação de carta de interesse. As inscrições seguem até o dia 29 de agosto e o curso acontece entre os dias 31 de agosto a 29 de setembro, todas as sextas-feiras, das 18h45 às 21h45, na Oficina Cultural "Grande Otelo", mesmo local onde deve ser realizada a inscrição para o workshop. (JCS)

Nenhum comentário: