Concertos, aulas e workshops fazem parte da programação da 19º edição do Festival de MPB Painel Instrumental, que começa hoje em Tatuí. O evento, uma realização do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos", em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, promoverá a música instrumental até o dia 7 de julho. O encerramento está a cargo do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.
Nesta terça-feira, a abertura do festival fica por conta da apresentação da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A proposta do grupo é dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, apostando em sua formação singular, pois une a orquestra nos moldes clássicos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade diferenciada. A regência estará a cargo do maestro João Maurício Galindo.
Na quarta-feira, dia 4, a atração artística do Painel Instrumental é o trabalho do saxofonista João Paulo Barbosa (Jota P), que estará acompanhado do guitarrista Fabio Gouvea, do baixista Thiago Espírito Santo e do baterista Cleber Almeida.
Na terça-feira o destaque é para o forró, com a junção do Trio Macaíba com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, para uma apresentação única.
O Trio Macaíba é considerado um dos grupos mais tradicionais de Sorocaba e há sete anos faz um trabalho de divulgação da música de raiz nordestina. Entre suas apresentações de destaque, já teve a honra de receber em seu palco, para uma canja, um dos maiores músicos do Brasil, Hermeto Pascoal.
No dia 4 de julho, os convidados do Painel Instrumental formam o Trio Ciclos, de Edson Sant"Anna, Bruno Migotto e Alex Buck. O trio foi formado há quatro anos e, hoje, concebe a composição como algo pouco relevante. Como acontece nas práticas de improvisação livre, os integrantes do grupo propõem-se à criação coletiva, inventando juntos desde o primeiro som, a primeira célula musical.
A Big Band do Conservatório de Tatuí também marcará presença no festival e, no dia 5 de julho, acompanham o Nenê Trio, formado pelo baterista Nenê, o pianista Írio Júnior e o contrabaixista Alberto Luccas. O trio é resultado de um encontro original, moderno e inventivo. No show também acontece o lançamento do álbum "Outono", que traz dez canções instrumentais inéditas, todas de autoria de Nenê.
O dia 6 está reservado para a apresentação dos alunos e professores do Painel Instrumento e, no dia 7, o encerramento será com Hermeto Pascoal e Grupo, um dos maiores ícones da música instrumental. Atualmente, apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário