Ciclistas da Região percorrem 26 km por fazendas de cafezais em Itu

Cheia de belezas históricas e naturais, Itu também é rota dos apaixonados por mountain bike. A paisagem de montanhas com rochas de granito aglomeradas, solo de pedregulho e fazendas centenárias que retratam ainda hoje a era da cana e do café, são convites para os que gosta de diversão, beleza e dificuldade. Tanto que, para comemorar o último Dia dos Namorados, 25 casais de Sorocaba, região e outras localidades se reuniram numa pedalada de 26 quilômetros pela Fazenda da Concórdia e outras propriedades do bairro Pedregulho, Zona Rural ituana. Após o passeio, num fim de tarde, um jantar tradicionalmente caipira encerrou o roteiro dos namorados.
O passeio foi iniciado às 17h do último dia 9 e teve duração de três horas. O percurso contou com estradas com ocorrências vulcânicas há mais de 500 milhões de anos e com solo com camada de pedregulho fino e escorregadio, principalmente nas curvas e descidas. Nos primeiros cinco quilômetros o grupo subiu de 754 metros a 909 metros e atingiu o segundo ponto mais alto de Itu, onde foi possível visualizar a famosa "Boca do Sertão" e as cidades vizinhas, Cabreúva e Itupeva, já iluminadas para a noite que chegava. Depois o grupo desceu sete quilômetros, quando se aproximou do marco de divisa de Indaiatuva e Salto. Neste trecho o grupo ainda conheceu a Fazenda Cana Verde, quando começou a retornar para a Concórdia.
O casal Rosemary França Gonzales, de 41 anos, e Aparecido Joaquim Mendes, de 43, conhecido como Casal 20 - Rose e Cido - esteve no passeio que foi organizado pelo grupo Pedalada das Meninas. Segundo eles, apesar de já conhecerem a região, o passeio tornou-se novidade principalmente por ter sido feito à noite. "Foi muito gostoso porque nos reunimos em pares, a paisagem foi se alterando conforme anoitecia. Vimos o pôr do sol e depois, as lanternas iluminavam o percurso, possibilitando uma dança de luzes. Fomos cumprimentados por crianças e moradores, que gritavam "olás", além de animais, como cachorros, que estavam no caminho. Uma experiência singular", descreveu Rose.
Já Cido destacou que após o passeio, no retorno à Fazenda da Concórdia, o grupo se reuniu para um jantar tipicamente caipira, com direito a três tipos de sopas, costela assada no fogo de chão, arroz, pães caseiros, caipirinha e doces caseiros. "Fomos recebidos ao som de violeiros e contadores de "causos", como Chiquito Nunes, proprietário da fazenda. Foi muito bom", garantiu. O passeio, desenvolvido há anos pelos ituanos, foi chamado de "Pedala Caipira e Clima Romântico", brinca o casal. "Nosso objetivo é divulgar que há roteiros interessantíssimos aqui na região e que podem ser apreciados por qualquer um. E pedalar, claro, é muito bom", falou Rose.
A Fazenda da Concórdia fica na Estrada da Concórdia, em Itu, e para acessá-la é preciso seguir pela rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto até o km 85, no trevo de Cabreúva. A estrada fica à direita da pista no sentido Jundiaí-Itu. A propriedade dispõe do passeio "Um dia no campo", que é desenvolvido com grupos agendados antecipadamente. Os preços variam de acordo com o número de pessoas. Informações: (11) 4897.7144 ou 6488.4095. Já para saber mais sobre o Pedalada das Meninas acesse: www.pedaladadasmeninas.com.br - o grupo existe há 7 anos e já reúne mais de 90 pessoas. (JCS)

Nenhum comentário: