Licitação para retirada de linha férrea de Itapetininga começará em 60 dias

Em recente visita a Brasília o Prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho trouxe ótimas notícias para a cidade e região, a primeira é que em sessenta dias o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), dará inicio ao processo de licitação, para o projeto de trasposição da linha férrea da zona urbana de Itapetininga, trazendo para o município inúmeros benefícios, como a eliminação da incidência de acidentes, nos cruzamentos entre a linha férrea e ruas da cidade, além de o espaço que ficará vago após a retirada dos trilhos, e poderá receber uma ciclovia ou um outro projeto de transporte, visando trazer mais qualidade de vida para o cidadão Itapetiningano.
A segunda boa notícia é que a cidade de Itapetininga fará parte do Projeto do Governo Federal, que pretende ligar a cidade de Curitiba no Paraná, à cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais por estrada de ferro. Assim a cidade de Itapetininga ganhará um Terminal Intermodal de Cargas (TIC), que beneficiará não só Itapetininga como toda a região, facilitando toda a logística das empresas que precisam receber e enviar produtos. O transporte intermodal reflete a combinação de dois ou mais modos de transporte, utilizados numa única cadeia integrada de transporte, sem alteração da carga transportada durante as etapas de transferência entre os diversos modais, exemplo (ferrovia e rodovia). A utilização de diferentes modais na cadeia de transportes permite a otimização dos custos e serviços, uma vez que é possível agregar as vantagens competitivas de cada modal.
Itapetininga passaria a ter tanto um terminal de cargas, para produtos que cheguem através da estrada de ferro, como uma estação para transporte de passageiros, criando assim um corredor de carga e passageiros, o que também facilitaria a locomoção tanto de turistas, como de empresários que visitassem a nossa região.
Segundo o Secretário de Planejamento, um estudo preliminar já foi concluído, e será com base neste estudo, que o DNIT fará o projeto para a retirada dos trilhos. Neste estudo preliminar, a nova linha férrea passará a cinco quilômetros ao norte do atual traçado, cortando os trechos sinuosos e ligando diretamente o bairro Mato Seco ao bairro do Curuçá, formando quase uma reta, o que seria propicio para implantação de um trem que se locomovesse em alta velocidade.
Todo o projeto de ligação Curitiba - Belo Horizonte pretende trabalhar em mais de mil quilômetros de trilhos, e todo o custeio será feito pelo Ministério dos Transportes através do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

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