O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, recebe Marquinho Mendonça com a turnê do show instrumental “Tempo Templo”, no dia 23, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada franca. O projeto contempla, ainda, mais duas apresentações em outras cidades do Estado de São Paulo.
A turnê “Tempo Templo” oferece repertório baseado nos dois discos autorais do músico (“Tempo Templo” e “Filosofolia”) e realiza “um passeio” pelo universo da música popular e instrumental brasileira, abordando diversos gêneros, como choro, samba, jongo, frevo, boi, baião, toada, valsa e outros ritmos tradicionais.
Marquinho Mendonça é compositor, multi-instrumentista e arranjador. Possui grande influência da música popular e regional brasileira. Já realizou trabalhos ao lado de grandes músicos e grupos, como Zé Menezes, Orquestra Popular do Recife, Renato Anesi, Banda Mafuá, Vanessa da Mata, Tião Carvalho, Dominguinhos, Francis Hime e Yamandu Costa. Formou a Banda do Beco e a Banda Mafuá. Em 2010, lançou o livro/CD “Novos Compositores da Música Instrumental Brasileira Marquinho Mendonça - Vol. 1”.
Após alguns anos de experiência profissional em São Paulo, graduou-se como guitarrista pelo “Musicians Institute”, de Los Angeles, em 1992. Estudou percussão latina com Dinho Gonçalves e pesquisou ritmos regionais com os grupos Cachuera (tradição do Sudeste) e Cupuaçu (cultura maranhense). Aperfeiçoou-se no violão em aulas com o músico Ulisses Rocha e passou a dedicar-se também ao cavaquinho e ao bandolim, pesquisando os compositores de choro tradicional.
Sempre atuando em conjuntos e também como solista de cordas, procura compor de forma livre, mesclando elementos de diversos gêneros. O envolvimento com a música regional brasileira e a divulgação desses ritmos são os focos do compositor. Em 2005, lançou o CD “Filosofolia”, um passeio pelos ritmos do Brasil, em dez composições inéditas e duas leituras de gêneros tradicionais. Em 2010, lançou o segundo CD solo, “Tempo Templo”, que contou com a participação de mais de 30 músicos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário